fbpx

Como ajudamos nosso cliente a melhorar a durabilidade de seus comprimidos efervescentes.

comprimidos

Você sabe como é a durabilidade de comprimidos efervescentes? Necessitando prolongar a vida útil para garantir a qualidade do produto, nosso cliente desejava entender quais os passos para solucionar seu problema. Assim, ele necessitava aumentar a vida útil de seus comprimidos efervescentes de vitamina C para expandir o seu negócio. É válido ressaltar que esse tipo de produto possui algumas características específicas. Por conta disso, é importante tomar cuidado para que eles não percam a originalidade.

Sobre a Empresa/Cliente

O nosso cliente, Roberto, é administrador e um dos sócios da ‘’Gomes Suplementos Alimentares’’, uma empresa de suplementos alimentares. A empresa comercializa diversos produtos, dentre eles vitaminas, alimentos funcionais e comprimidos efervescentes.

Entretanto, esses comprimidos efervescentes de vitamina C possuíam baixa durabilidade e, após aproximadamente 2 meses, eles começavam a ficar escuros. Além disso, o cliente havia observado a saída de ‘’gás’’ após a abertura da embalagem, o que dificultava a sua concorrência no mercado. Dessa forma, nosso cliente desejava conseguir aumentar a durabilidade de seus produtos para expandir o seu mercado de atuação. Por esse motivo, o Roberto, representante da ‘’Gomes Suplementos Alimentares’’, fechou uma parceria com a Mult – Consultoria e Projetos.

Desafios

Os maiores desafios do cliente estavam relacionados à redução das vendas por conta do processo de escurecimento dos comprimidos. Em vista disso, o Roberto tinha dificuldades na expansão do seu negócio. Isso se deve, especialmente porque ele não conseguia suprir a demanda dos comprimidos efervescentes devido ao problema de durabilidade. Dessa maneira, para a realização do seu sonho, a parceria com a Mult foi essencial.

Solucionando o Problema

O projeto teria como noção de sucesso o aumento de vida útil dos comprimidos efervescentes de vitamina C. Isso aconteceu através de algumas etapas que serão detalhadas a seguir.

1. Pesquisa Bibliográfica dos Comprimidos Efervescentes

bloco_de_notasO primeiro passo foi realizar uma breve pesquisa de mercado em que listamos outras marcas de comprimidos efervescentes de vitamina C. Para cada marca selecionamos suas respectivas características: ingredientes, aditivos, embalagens e prazo de validade. Assim, foi possível realizar comparações em termos das características desses produtos, e como elas influenciam na validade deles. 

2. Estudo de Normas e Boas Práticas de Fabricação

Essa etapa teve como objetivo identificar e especificar a legislação que esteja relacionada com o produto e a produção do cliente. É importante atentar-se às regras, às normas, às leis, às indicações e aos pontos de atenção encontrados. Tal fator é importante para que o cliente tenha segurança no que será proposto. Ademais, seguir corretamente as normas e as Boas Práticas de Fabricação contribui com o aumento de vida útil do produto.

Desse modo, realizou-se um estudo para definição da categoria do produto. Posteriormente, com base na categoria definida, ocorreu os estudos relacionados aos aditivos, constituintes, boas práticas de fabricação e embalagens.

3. Estudo de Componentes

Após as informações coletadas nas etapas anteriores, levantou-se os principais componentes utilizados pelo cliente. Assim, foi possível identificar o que poderia estar contribuindo para a baixa vida útil dos produtos. Dessa forma, foram expostas as principais características deles. 

Essa análise foi importante para identificar as funções dos componentes nos produtos e pontos de atenção em relação à vida útil. Uma questão analisada foi a possibilidade do uso de algum componente similar aos usados pelo cliente mas com melhor durabilidade..

4. Estudo de Aditivos

Nessa etapa, estudou-se os principais aditivos que poderiam ser utilizados nos comprimidos efervescentes de vitamina C. Com isso, são abordadas as principais informações de cada aditivo. Sendo características como a categoria em que se encaixa na legislação e suas funções no produto. Além de como o aditivo é capaz de aumentar a vida útil dos comprimidos efervescentes. Por fim, outra característica abordada é se existe algum ponto de atenção na utilização deles, como limite de uso.

5. Estudo dos Métodos de Esterilização

O objetivo era garantir que o produto tenha a durabilidade adequada. Dessa forma, utilizou-se de outros meios, além dos aditivos, para melhorar a vida útil dos comprimidos efervescentes. Assim, foram estudados possíveis métodos de esterilização.

Esses dois estudos serviram de complemento para contornar o problema de escurecimento dos produtos, oferecendo saídas diferentes. Com isso o cliente, teve mais de uma opção para solucionar seu problema.

6. Estudo de Embalagens

embalagemSabe-se que a escolha de uma embalagem correta é um dos fatores com maior impacto na vida útil dos produtos. Isso está diretamente ligado ao fato de diminuir a possibilidade de ocorrência de interferências na qualidade do produto.

Essa etapa teve como objetivo definir as embalagens mais recomendadas para o armazenamento do produto do Roberto. Assim, analisou-se os principais pontos em relação a cada material de embalagem, suas vantagens, desvantagens e características. Ademais, foram estudados os lacres para essas embalagens. Fez-se, inclusive, uma pesquisa de fornecedores e orçamentos, selecionando o melhor custo benefício para o cliente.

7. Aplicação à Produção do Cliente

Essa etapa do projeto buscou enumerar as propostas para resolução e aumento na vida útil do produto do cliente.

Primeiramente, fez-se proposições acerca da legislação e boas práticas, já que a forma farmacêutica dos produtos é uma das mais instáveis. Por esse motivo, cuidados maiores em sua produção são necessários. 

Em seguida, elencou-se quais os componentes, da formulação do cliente, seriam pontos de atenção. Dessa maneira, ressaltou-se quais deveriam ser alterados e os cuidados necessários em relação à manipulação e armazenamento dos compostos. Fez-se, também, as proposições acerca dos aditivos, considerando a sua forma de aplicação e cuidados necessários para uso. Logo após, realizou-se os orçamentos dos fornecedores desses compostos.

Posteriormente, fez-se a indicação das embalagens, pensando em qual material seria interessante, tanto em disponibilidade no mercado quanto em conservação. Um ponto importante em relação ao armazenamento dos comprimidos é a quantidade por frasco. Por isso, sugerimos ao cliente a quantidade que fazia mais sentido para a comercialização da vitamina C.

Por fim, sugerimos uma ordem de prioridade para que o cliente consiga contornar o problema da vida útil. Para isso, considerou-se uma maneira rápida, eficiente e com o mínimo de alterações possíveis na produção e formulação.

Conclusão

Após a realização de todas etapas, foi possível concluir como as saídas sugeridas poderiam auxiliar no problema do escurecimento dos comprimidos. Dessa forma, um relatório com todas essas informações foi entregue, permitindo a implementação das proposições. Se você também tem interesse em aumentar a durabilidade dos seus produtos, não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores!

Classifique este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *