fbpx

Como ajudamos nossos clientes a aumentarem a vida útil de seu Leite de Aveia

leite de aveia

Os leites vegetais têm ganhado cada vez mais espaço na culinária brasileira e nos hábitos da população. Atualmente, eles são produzidos a partir de diversas matérias primas, como soja, amêndoas, arroz e aveia. Esses produtos são muito consumidos por pessoas com intolerância a lactose ou veganas. Ligado a isso, a necessidade de melhoria na qualidade da alimentação da população têm criado um forte segmento no mercado.

Dessa maneira, esse mercado tem crescido muito no Brasil, exigindo produtos de qualidade, tanto em sabores quanto em validade. Assim, aumentou-se a demanda pelo leite de aveia, que é fonte de nutrientes e fibras. Foi pensando nisso que nossos clientes, Matheus e Ana Luisa, procuraram a Mult – Consultoria e Projetos. O objetivo dos clientes era conseguir aumentar a vida útil de seus leites de aveia.

Sobre a empresa e clientes

leite de aveia

Matheus e Ana Luisa são sócios da Vegetei e residentes de Belo Horizonte. A Vegetei é uma marca de leite de aveia. Analisando e estudando o mercado alimentício, eles reconheceram a oportunidade desse negócio. 

Eles produzem leite de aveia de três diferentes sabores. O grande desejo deles era de expandir essa produção e que sua marca crescesse no mercado das bebidas vegetais. Para isso, um primeiro passo necessário era aumentar a vida útil de seus produtos.

A partir dessa situação, eles entraram em contato com a Mult – Consultoria e Projetos. Fecharam a parceria conosco, visando encontrar auxílio para dar esse primeiro passo no aumento de vida útil dos leites.

Desafios

O Matheus e a Ana Luísa têm o desejo de que a Vegetei se expanda cada vez mais no mercado de bebidas vegetais. Para isso, era necessário, em um primeiro momento, aumentar a vida útil de seus produtos. Assim, era de suma importância o conhecimento da área de alimentos, com relação às matérias primas utilizadas.

O tipo de insumo utilizado em determinado produto influencia diretamente na sua qualidade. Além disso, a forma como os ingredientes interagem entre si, e com o ambiente, afetam a vida útil do alimento. Os clientes prezavam pela qualidade de seu leite de aveia, necessitando, assim, de um estudo mais aprofundado das suas receitas.

Ademais, aditivos, métodos de conservação e embalagens, também são responsáveis por garantir um produto de primeira. Dessa forma, esses fatores deveriam ser analisados para manter as características desejadas nas bebidas e aumentar sua vida útil. Buscando o conhecimento técnico adequado para propor as melhores soluções para os produtos, os clientes enxergaram a Mult como a solução. 

Análise Inicial

Para o Matheus e a Ana Luísa, a qualidade e o sabor dos seus leites de aveia eram pontos importantes. Seu desejo era ter um produto competitivo no mercado e uma marca consolidada, portanto, era necessário aumentar a vida útil. Feito isso, o projeto teve três focos: 

  • Identificar os aditivos e embalagens mais adequados para aumentar a vida útil;
  • Analisar a influência dos ingredientes na vida útil do leite de aveia nos três sabores produzidos pela Vegetei;
  • Recomendar o melhor método de conservação e como aplicá-lo.

Dessa forma, ofertamos soluções que atendessem exatamente às suas necessidades.

Solucionando o problema

1. Pesquisa Bibliográfica de Leites de Aveia

pesquisa

Em primeiro lugar, a equipe realizou pesquisas de marcas no mercado de leites de aveia. Nela, levantou-se outras marcas, de sabores semelhantes aos produzidos e comercializados por nossos clientes.                                                                   Com isso, fez-se comparações a respeito dos ingredientes e aditivos utilizados nas bebidas. 

Além disso, realizou-se comparações dos tipos de embalagens na qual eram comercializados, comparando com a vida útil do alimento. Foi possível, também, traçar os aditivos e suas categorias e as embalagens mais utilizadas.

Foi possível, também, uma análise do caráter inovador de alguns sabores e ingredientes utilizados nas receitas da Vegetei.

2. Estudo de Normas sobre Leite de Aveia

Já o estudo de normas teve como objetivo garantir que as orientações estariam em conformidade com a legislação brasileira. Com isso, classificou-se o leite de aveia de acordo com as categorias da ANVISA, principal órgão relacionado às normas alimentares. A partir disso, foi possível levantar quais seriam as quantidades permitidas para cada classe de aditivos. Esses aditivos foram estudados depois, de acordo com as conclusões desta etapa.  

Ademais, a equipe estudou as normas referentes à embalagem e rotulagem. O objetivo era, além de garantir a conformidade com a legislação, dispor informações de extrema importância para os clientes e sua produção.

Por fim, estudou-se as principais normas de Boas Práticas de Fabricação, processo produtivo e controle de qualidade. Essas normas são importantes para que o processo produtivo esteja de acordo com o exigido pela agência sanitária. Desse modo, é possível obter produtos livres de contaminações. As Boas Práticas de Fabricação são um dos pilares para o aumento de vida útil de produtos alimentícios. 

Depois de todas as pesquisas aqui citadas, utilizou-se as conclusões finais para nortear as próximas etapas do projeto. 

3. Estudo de Ingredientes e Aditivosleite

Depois dos estudos iniciais feitos, foi possível entender sobre o mercado de leites de aveia e a sua legislação. Assim, estudou-se mais a fundo as receitas dos três sabores da Vegetei. Essa etapa teve como objetivo entender se os ingredientes utilizados eram os mais indicados, pensando em uma vida útil adequada. 

Dessa maneira, estudamos os ingredientes. Assim, levantamos as principais características de cada um deles e sua atuação na vida útil do produto. Levantamos também possibilidades de métodos de conservação eficientes para aumentar a durabilidade desses ingredientes. Alguns desses métodos seria a utilização de aditivos, tópico também estudado no projeto. Outros métodos estavam relacionados a cuidados especiais necessários com alguns deles.

Com relação aos aditivos, estudou-se algumas classes e representantes de cada uma. O intuito era indicar os mais vantajosos para os leites de aveia. Esse estudo foi feito considerando aditivos que não afetassem na qualidade das bebidas, ponto de extrema importância para os clientes. Além disso, listamos aditivos de diferentes classes, com atuações diversas. Quando em conjunto, eles atuam de forma a aumentar a vida útil dos produtos.

Por fim, ao final da etapa, indicou-se os ingredientes que deveriam ter mais atenção, e os aditivos a serem utilizados. Junto com essa proposição, definiu-se faixas de proporção das quantidades que deveriam ser utilizadas dos aditivos nos produtos. Realizou-se, também, uma pesquisa de fornecedores e orçamentos.

4. Estudo de Embalagens e Métodos de Conservação

Além dos aditivos e da escolha correta dos ingredientes, a embalagem também impacta na vida útil dos produtos. Através dela é possível minimizar a ação de microrganismos e contato com o meio externo.

Assim, essa etapa teve como objetivo definir as embalagens mais recomendadas para o armazenamento dos leites de aveia para comercialização. Para definir as melhores embalagens, teve-se como base as características individuais dessas bebidas. Desse modo, levou-se em consideração a exposição à luz e a passagem de gases pela mesma. Foi considerada também a análise das embalagens mais observadas na pesquisa de mercado. 

Por fim, realizou-se uma pesquisa de fornecedores e orçamentos, levando em consideração o custo-benefício para a Vegetei.

5. Estudo de Métodos de Conservação

garrafas

Se tratando do aumento de vida útil, os métodos de conservação são fortes aliados nisso. Nesta etapa, estudou-se processos que seriam benéficos de serem utilizados pelos clientes. Os principais, que a equipe teve como foco, foram os processos aplicados em bebidas vegetais. Dentro desse tópico, o foco foi entender qual seria a atuação desses métodos na vida útil dos leites de aveia. 

Dessa forma, analisou-se os melhores métodos para a realidade da empresa. Além disso, indicou-se como seria a melhor forma de aplicar na produção.

6. Aplicação à Realidade dos Clientes

Por fim, com o objetivo de tornar o projeto mais personalizado e de fácil aplicação, a equipe elencou todas as proposições. A ideia era dar os direcionamentos para que o Matheus e a Ana Luisa conseguissem aplicar todas as saídas do projeto. 

Assim, enumerou-se instruções para a realização dos testes dos aditivos, seguindo as faixas de proporção indicadas. Além disso, especificou-se, também, as maneiras de aplicar os métodos de conservação, tendo como base a produção atual dos clientes.

Ademais, analisou-se vídeos da produção dos clientes. Dessa forma instruiu-se com relação às Boas Práticas de Fabricação, que é outro fator importante na vida útil dos alimentos. Outro objetivo com a análise de vídeos era conhecer como é feita a produção atual da Vegetei. Sendo assim, a equipe poderia atuar de forma personalizada e aplicável para os clientes.

Ainda, pesquisou-se brevemente acerca da fortificação. Esse é um processo utilizado nas bebidas vegetais. Consiste em adicionar um nutriente a um alimento, com o objetivo de enriquecer o seu valor nutricional.

Conclusão 

Após todos os estudos feitomão fazendo um joias, foi possível concluir como incorporar as medidas sugeridas nos leites de aveia da Vegetei. Assim, entregou-se um relatório com todas essas informações, permitindo a implementação das proposições. 

Se você também tem interesse em aumentar a vida útil de seu produto, não deixe de entrar em contato com nossos consultores! Dessa forma podemos te oferecer um projeto personalizado de acordo com seus objetivos

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress