fbpx

Molhos e condimentos: vale a pena investir nesse mercado?

white ceramic bowls on brown wooden table

Os temperos, como ervas e outras especiarias, desde a antiguidade, têm uma grande importância, tanto na culinária quanto economicamente. Atualmente, o cenário não é diferente: os condimentos seguem muito presentes na gastronomia, assim como os molhos. Prova do consumo crescente desses ingredientes é a pesquisa canadense da International Markets Bureau. Ela apontou o Brasil como o maior mercado para molhos e condimentos na América Latina. 

Diante desse cenário, tem-se um questionamento: por que os molhos e condimentos são tão valorizados? A resposta é simples: são fundamentais para realçar o aroma, sabor e aparência dos pratos. Além disso, atuam desde as necessidades do mercado de carnes até as do nicho vegetariano ou de massas. Toda essa variedade de sabores faz com que esse mercado seja um local seguro para investir e aberto às inovações. 

Quer saber se vale a pena investir no mercado de molhos e condimentos? Se sim, continue lendo pois, nesse texto, explicaremos mais sobre as razões desse mercado ser promissor e estável.

As variedades de Molhos e Condimentosmanual fabricação - conservação artesanais

Grande parte do sucesso obtido pelo mercado de molhos e condimentos se deve à variedade de produtos existentes. Dessa forma, com o objetivo de apontar possíveis investimentos lucrativos, listamos alguns nichos promissores dentro desse ramo:

Molhos secos: Esses molhos tem uma textura cremosa, que ocorre graças à mistura da massa seca com o ingrediente do molho. Um exemplo conhecido é o molho de tomate seco.

Molhos para cozinhar: Alguns exemplos são molho ao sugo, pesto, barbecue, rosé, dentre tantos outros. É possível perceber que esses molhos atendem a diversos ramos da culinária – vão desde molhos, para salada e para carnes.

Molhos de mesa: Os molhos de mesa são, geralmente, colocados em embalagens e já prontos, para o consumo imediato. Temos, como exemplo, o molho shoyu, pimentas, molhos para salada, dentre outros. São muito procurados e presentes, pois, muitas vezes, poupam o trabalho na cozinha. 

Os condimentos são extremamente variados, e, logo, atendem a todos os gostos gastronômicos. Aqui vão alguns exemplos:

Manjericão: grande destaque na culinária italiana, como massas.

Coentro: forte presença no sabor do prato.

Alecrim: muito utilizado em carnes.

Hortelã: ideal para dar frescor ao prato.

Oportunidade dos molhos e condimentos na gourmetização

No passado, era entendido, no mercado de alimentos, que as pessoas sempre buscam produtos alimentícios de marcas mais populares. Entretanto, essa ideia já não é mais comum nos dias de hoje. Isso se deve ao fenômeno da gourmetização.

A gourmetização nada mais é do que a transformação de pratos simples em algo mais aprimorado e de qualidade. Isso se tornou uma forte tendência , pois muitos clientes estão dispostos a pagar um pouco mais por algo que considerem inovador. Então, nada melhor para enriquecer a comida do que a utilização de molhos e condimentos. Eles irão dar um sabor e um aroma especial para os pratos, tornando-os únicos.

O Brasil no mercado de molhos e condimentosloja de comida

Seguindo uma tendência mundial no consumo de alimentos, o mercado de molho e condimentos possui um forte potencial de desenvolvimento para os próximos anos. Isso pois, cada vez mais, é possível observar um aumento na valorização da gastronomia e de ingredientes nacionais.

E o Brasil não está atrás nessa tendência. O Brasil é o maior mercado para molhos e condimentos na América Latina. Só no ano de 2010, o Brasil vendeu em molhos cerca de 4,8 bilhões de dólares, segundo dados da Euromonitor. Percebe-se assim a valorização e o prestígio dentro da gastronomia brasileira.

E, segundo esses mesmos dados, as projeções indicam que até o ano de 2025 esse mercado não irá parar de crescer. Os consumidores buscam cada vez mais melhorar seus produtos adicionando sabores especiais e característicos em seus alimentos.

Conclusão

Como vimos, o mercado de molhos e condimentos está em uma crescente, tanto internacionalmente quanto no Brasil. Isso se deve à importância desses alimentos na gastronomia, que está cada vez mais prestigiada. E, em uma gastronomia prestigiada, nada melhor que molhos e condimentos, que irão realçar o aroma, sabor e aparência dos seus pratos. Você quer acompanhar essa tendência mundial da gastronomia que está crescendo cada vez mais? Então não tenha medo e invista nesta área, aprendendo a lançar seu molho e condimento no mercado. Aproveite e veja como ajudamos nosso cliente a desenvolver sua ideia de molho de alho.

Eduardo Torres e João Pedro Guedes

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress