fbpx

Como produzir frutas e alimentos desidratados

Fruta Liofilizada x Fruta Desidratada - Jasmine Alimentos

A produção de alimentos e frutas desidratadas é um processo simples. Nesses produtos, retira-se a água presente em sua composição. Assim, permite um armazenamento na temperatura ambiente sem refrigeração por um tempo muito maior, além da existência de uma maior manutenção de nutrientes. 

Dessa forma, essa maneira de consumir as frutas e os alimentos é muito atrativa no nosso mercado. Os motivos para esse consumo são, principalmente, a alimentação saudável e a facilidade. Logo, há um mercado amplo que envolve esse assunto e quem souber aproveitar poderá obter excelentes resultados. Então, o que falta para você produzir alimentos e frutas desidratadas? Descubra a seguir como é o processo produtivo!

Legislaçãoregistro

Em primeiro lugar, é fundamental conhecer as leis e normas que regem a produção de alimentos desidratados no Brasil. Isso é necessário, pois estar atento às legislações é importante para iniciar o planejamento e obter um registro para começar a manufatura. Além disso, evitam-se futuros retrabalhos, multas e até o fechamento da fábrica. 

Sendo assim, fatores como acidez, umidade, rótulo e todas as etapas do processo produtivo devem seguir minuciosamente a legislação vigente de Boas Práticas de Fabricação. Nessa etapa, certifica-se que não haja produção e/ou desenvolvimento de substâncias físicas, químicas ou biológicas que coloquem em risco a saúde do consumidor.

Recepçãomercadoria

A primeira etapa, de fato, consiste na chegada dos ingredientes na fábrica. Nela, deve-se atentar para verificar as condições das frutas e alimentos naturais. Desse modo, é necessário verificar a existência de danos, cortes e/ou outros problemas.

Após essa análise, é fundamental assegurar formas de armazenamento eficazes, nas quais os alimentos ficarão até que sejam utilizados na produção. Portanto, deve-se adequar condições de temperatura, clima e umidade. Deve-se verificar constantemente, para que seja possível garantir a qualidade dos ingredientes.

Lavagem e Seleçãomão fazendo um joia

Após a recepção, deve ser feita a lavagem e a seleção dos ingredientes. Esses dois processos, considerados de extrema importância, garantem a qualidade de alimentos e frutas desidratadas. Dessa maneira, a fase da higienização é uma ação fundamental que assegura as características de uma produção com qualidade. Além disso, esse estágio é importante para cumprir os requisitos mínimos sanitários vigentes. 

Outra etapa importante é a seleção do produto recebido. Isso porque ocorre nesse estágio uma rigorosa classificação em que serão julgados aqueles ingredientes considerados adequados ou não para seguirem na linha de produção. Assim, garante-se a segurança do consumidor final, a qualidade e uma boa padronização da mercadoria final. São inválidos quaisquer frutas ou outros alimentos que apresentem algum defeito. 

Descascamento e Corte

Essa etapa é aquela responsável por descascar as frutas. Realiza-se o descascamento por diversos meios, são eles: descascamento mecânico, químico e térmico. Já o corte é algo que deve ser feito imediatamente após o descascamento. Os alimentos serão cortados, sendo possível aplicar as mais variadas formas de corte. É recomendável que ele seja feito com maquinários adequados à produção, considerando o produto final e as futuras etapas.

Desidratação

O método de desidratação mais utilizado industrialmente é o condicionamento. Ele se baseia no uso de secadores do tipo cabine, com bandejas e circulação forçada de ar quente. O objetivo do condicionamento é uniformizar a umidade entre as frutas ou alimentos. Deve-se colocar os pacotes dentro de caixas de papelão após a secagem, armazenando-os em local fresco e arejado. O ideal é manter os alimentos secos por um certo período à temperatura ambiente.

Embalagem e Armazenamentonovo_produto

As frutas e alimentos desidratados, antes de serem embalados, devem receber uma inspeção. Após isso, a comercialização de alimentos secos pode ser feita a granel ou para varejo, sendo a primeira feita em embalagens maiores e a segunda em embalagens menores ou, até mesmo, embalagens com porções individuais. 

A escolha da embalagem é muito importante para a conservação e proteção dos produtos. Ademais, deve-se planejar como ficarão armazenados até que saiam da fábrica, sendo necessário considerar uma logística de armazenamento dos produtos dentro do espaço disponível.

Análise da viabilidadegráfico de barras crescente com moeda

Além dos procedimentos descritos acima, é de extrema importância que se pense na viabilidade dessa produção. Nessa etapa, temos em mente todos os processos a serem feitos e seus respectivos custos. Assim, é possível realizar diversas constatações acerca da fábrica, como os custos iniciais e mensais. Além disso, é possível determinar um preço final para os alimentos desidratados. Afinal, do que adianta investir em um projeto que não trará retornos?

Conclusão

Com isso, podemos concluir que produzir frutas e alimentos desidratados envolve diversas etapas e que um bom planejamento é essencial para entrar nesse ramo. Ter pessoas qualificadas para auxiliar nesse processo de entrada na produção desse tipo de produto pode ser uma ótima forma de iniciar-se nesse mercado. Que tal entrar em contato com um de nossos consultores para que possamos te mostrar como ajudaremos você a fazer isso?

Josué Melo e Letícia Rocha

Classifique este post!

2 comentários em “Como produzir frutas e alimentos desidratados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress