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Como aumentamos a validade de um Brownie Fit

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Na atualidade, cada vez mais os consumidores têm buscado se alimentar de forma mais saudável, se preocupando com saúde e bem-estar. Além de buscar novos hábitos, as pessoas buscam alimentos que aliam a vida saudável com a rotina corrida e, assim, encontram a solução em produtos fitness prontos para consumo. Nessa lógica, surgiram os alimentos fitness, que é o caso da marca de Brownie Fit do Vicente

Os brownies são tipos de bolos que não crescem, contém chocolate, têm uma superfície crocante e possuem o interior úmido. Assim, é de extrema importância atentar-se a vida útil desse produto e garantir ao máximo a sua qualidade.

Sobre o Cliente

indicadoresVicente é apaixonado por sua marca de brownies e deseja alavancar suas vendas. Por isso, entendendo que precisava expandir suas vendas, percebeu também que o primeiro passo seria entender como melhorar a vida útil dos seus doces.
 
Porque, para vender seus brownies em supermercados ou, até mesmo em outras cidades, eles precisavam de ter um tempo maior de prateleira.

Então, Vicente decidiu investir no seu brownie fit, elencando os principais pontos que precisavam de melhoria, somando o aumento do mercado de produtos fit ao seu sonho.

Seus brownies fitness duravam, em média, 10 dias e alguns variavam de 15 a 20 dias. Logo, era de extrema importância a padronização da data de validade para a expansão de seu mercado. Relatou também o aparecimento de pontos brancos (bolores)nos brownies, depois de certo tempo e próximo da validade.

Outro ponto importante, era seu desejo por conhecer outros tipos de embalagem, já que podem ter grande impacto na qualidade e vida útil dos alimentos. 

A partir disso, Vicente entrou em contato com a Mult Jr – Consultoria e Projetos com o objetivo de ter um brownie fit com ótima validade, qualidade e de destaque no mercado.

Desafios

No mercado de brownies existem diversas marcas e com grande durabilidade. Mas, observa-se que a grande maioria é extremamente industrializada e com a utilização de conservantes. E o Vicente gostaria de manter a ideia do doce artesanal,feito com muito carinho e pensado especialmente para o cliente. 

Além disso, também gostaria de preservar a receita original, mas não se importaria de testar alguma troca, caso algum ingrediente fosse extremamente impactante. 

Análise Inicial

No início do projeto, feita a análise dos vídeos do processo produtivo enviados pelo Vicente, percebeu-se a importância do estudo de uma embalagem mais adequada. A embalagem é um ponto essencial, pois os brownies precisam de uma barreira eficaz contra o exterior, pois possuem bastante umidade. 

Além disso, pensando na ação de contaminantes externos, a possibilidade do uso de algum aditivo que evite a proliferação descontrolada de bactérias também foi considerada.

     Assim, pode-se dizer que o projeto teve os seguintes focos:

  • Verificação de pontos de atenção dos ingredientes da receita;

  • Estudo de possíveis aditivos;

  • Pesquisa de embalagens;

  • Análise dos vídeos da produção e proposição de melhorias.

O Projeto

1. Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa de Mercado e Estudo de Normas

Inicialmente, estudamos o que era o brownie e, mais afundo ainda, o brownie fit. Com isso, entendemos como era a produção, quais tipos existiam e como estava o mercado de produtos fit. 

Logo após, buscamos entender tanto o mercado de brownies fitness, quanto o de brownies tradicionais, para abranger um maior mercado, através de estudo bibliográfico. Isto foi feito visando o entendimento de quais são as embalagens, os ingredientes, e os aditivos mais utilizados na atualidade. Além disso, nessa pesquisa também foi observada a data de validade e, assim, conseguimos tirar conclusões relacionando às características desses produtos com a influência na sua validade.

Em seguida, realizamos o estudo de normas, analisando toda a legislação vigente com relação à categoria, aditivos, embalagem, processo produtivo e boas práticas de fabricação com relação aos brownies. Vale ressaltar que todo o estudo foi feito com base nas normas da ANVISA, que é o principal órgão regulador de empresas alimentícias. A partir disso, foi possível entender o que poderia ser estudado, o que era permitido ser indicado e entender se a produção de Vicente se adequava às Boas Práticas de Fabricação.

2. Análise de ingredientes e aditivos

Feita a análise dos ingredientes mais encontrados e analisando a receita do brownie fit de Vicente, estudou-se a receita com o objetivo de entender como os ingredientes impactavam na receita e na vida útil, além de sua funcionalidade.

aditivos

Com isso, caso algum ingrediente fosse um ponto negativo na receita, indicaríamos a troca desse ingrediente por outro que cumprisse a mesma função, mas que garanta uma melhora na durabilidade. 

Além disso, de acordo com a pesquisa de mercado, elencamos os aditivos mais utilizados na atualidade, seja em brownies tradicionais, seja em brownies fitness. Existe uma legislação específica para cada tipo de alimento, e para entender se os aditivos a serem estudados são permitidos é necessário fazer uma análise da conformidade com as normas. Assim, todos os aditivos foram propostos de acordo com a permissão da ANVISA, na categoria do alimento em questão.

3. Estudo de embalagens e métodos de conservação

Através da pesquisa de mercado, percebeu-se um grande foco em determinadas embalagens, as quais também prestamos atenção, já que além da melhoria na vida útil os brownies fit também precisam estar em competitividade no mercado. 

Vale dizer que o estudo de ingredientes é essencial para o estudo de embalagens, já que cada embalagem se adequa a maior necessidade do produto e da receita em si. Ou seja, se o alimento em questão possui diversos ingredientes que retém umidade facilmente, uma embalagem que impeça a entrada de umidade é extremamente importante. 

As embalagens minimizam também a barreira contra bactérias, luz e oxigênio, variando de acordo com o desejo e necessidade do alimento. Também pode proporcionar proteção contra o impacto. 

Na pesquisa de mercado também tentamos entrar em contato e entender como algumas marcas realizavam sua forma de conservação, além da utilização de aditivos. Estudamos, assim, desde métodos mais inovadores até os clássicos e mais usados e, assim, analisamos o que mais atenderia a realidade de Vicente. 

Aplicação de Solução à Produção

     Todas as informações foram compiladas e reunidas, ao fim do estudo, com o objetivo de aplicar à produção do brownie fit. 

     Assim, conseguimos fazer proposições acerca dos ingredientes, das embalagens mais adequadas, e dos possíveis aditivos a serem utilizados, caso necessário. Levamos em consideração as opções que protegeriam o doce dos principais fatores que alteram negativamente a vida útil e o método de conservação mais eficaz para o mesmo objetivo. 

     Logo na entrega do projeto, Vicente já buscou a consolidação de todas as indicações propostas pela Mult Jr e já está colocando em prática. 

     E você, já pensou quando irá investir na sua marca? Entre em contato com a Mult Jr – Consultoria e Projetos para ter uma consultoria com uma equipe especializada e invista no seu sonho, como o Vicente!

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