fbpx

Qual a melhor embalagem e material para seu produto?

Expositor de garrafas com rótulos variados no rack

Existem diversos fatores que tornam uma embalagem ideal, como o impacto na vida útil do produto, preço e apresentação. Assim, um estudo sobre a melhor embalagem para cada tipo de produto é vital para garantir que não ocorra contaminação. Esse estudo foca em evitar a atuação de mecanismos externos no produto, como o ar e a umidade. Além disso, também contribui para sua maior duração, sendo um fator de grande importância para os consumidores. 

A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto.  É a divulgação da marca e da sua identidade e, por isso, é uma das principais características na hora da compra. Também leva-se em consideração o preço do produto final, sendo que a embalagem ideal será o diferencial para qualidade do produto. Quer saber como é possível descobrir a melhor embalagem para seu produto? Veja a seguir !

Qual a importância de uma boa embalagem ?

Para entendermos melhor sobre embalagens, precisamos destacar a importância de uma embalagem de qualidade. As características  da embalagem podem alavancar seu negócio!

embalagem

Dessa forma, a melhor embalagem é aquela que é prática. Além disso,  deve-se analisar o material e seus aspectos na hora da escolha. Os principais materiais utilizados hoje no Brasil são: vidro, alumínio e plástico.

Quais os diversos tipos de embalagens?  

Entrando um pouco mais nas características da embalagem, cada uma apresenta suas características próprias. O vidro é o tipo de material que mais cresceu na produção de embalagens no último ano. Diante disso, por não trocar substâncias com o meio externo, é muito bom na duração do produto.  

Já o alumínio é um material que pode ser reciclado mais facilmente e é resistente à passagem de luz, odores e umidade. Além disso, recomenda-se o alumínio para substâncias ácidas, como o refrigerante. 

No Brasil, cerca de 38,85% das embalagens produzidas em 2020 foram de plástico, apresentando um custo mais baixo e flexível. Entretanto, apresenta grande prejuízo ambiental. Nesse contexto, embalagens criativas e com características próprias são muito bem vistas pelo consumidor, trazendo uma identidade visual para a sua marca.

A embalagem impacta o produto?novo_produto

Você sabia que a embalagem pode influenciar na vida útil e na conservação do seu produto? Cada tipo de embalagem pode contribuir positivamente ou negativamente nas características da sua mercadoria. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso:

O vidro não troca substâncias com o ambiente e com o produto que está armazenando. Isto pode ser um fator que aumenta a validade do produto. Já o alumínio é uma alternativa resistente à passagem de luz, umidade e odores, além de ser leve e resistente à corrosão. Porém, é facilmente esmagado, sendo assim, não flexível. A embalagem de plástico é a mais utilizada. Embora tenha custo inferior, as embalagens de plástico geram uma grande preocupação ambiental, pois a maioria demoram mais de 100 anos para se decompor. Logo, fica evidente a necessidade de um estudo e uma boa pesquisa na hora da escolha do material de sua embalagem.

Como a embalagem atrai o cliente?

É importante citar que marcas que apostam em uma embalagem bonita e de qualidade tendem a se destacar frente à concorrência. O Starbucks, por exemplo, atingiu um nível em que seu copo de café é reconhecida na maioria dos locais. Ademais, além de características estéticas, a melhor embalagem pode ser aquela que se adeque em diversos mercados.

mão fazendo um joia

Embalagens sustentáveis atingem um público maior, em consequência aos perigos que o plástico acarreta no meio ambiente e a expansão de hábitos veganos. Por exemplo, 21% das vendas da Coca-Cola em 2019 foram de embalagens retornáveis, fugindo da tradicional com plástico.

Portanto, é evidente que a escolha da embalagem ideal é de grande importância para o sucesso do seu negócio. Empresas que priorizam a estética e a qualidade das embalagens tendem a ter destaque quando comparadas a outros concorrentes. Além disso, há inúmeros tipos de embalagens que podem ser apropriadas para sua produção.

Conclusão

Para decidir qual a melhor embalagem para o seu produto, é importante entender os tipos de embalagens existentes e qual a relação delas com sua mercadoria. É relevante ter em mente a área de contato entre produto e embalagem, por exemplo. Além disso, um ponto de atenção é o processo de fabricação e as características do seu produto. Deve-se levar em consideração toda a trajetória do produto, partindo de sua fábrica até as mãos do cliente. Diante disso, é importante conhecer e estudar sobre os critérios dos materiais que podem ser utilizados, estabelecidos pela ANVISA. Assim, pode-se evitar a contaminação da mercadoria e o prejuízo do consumidor. 

Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Acesse esse outro texto do nosso blog e descubra como escolher a embalagem ideal para seu produto alimentício!

Cecília Torres, Lucas Ribeiro e Milena Erbas

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress