fbpx

O que é um Layout Industrial? Quais suas vantagens?

Industrial Layout Helps Process Efficiency,,pt,Understand how a good  industrial layout can impact your business,,pt,Earn time and space in your  industry O ..,,pt,layout industrial,,en - WFA - Máquinas e Equipamentos

Garantir a eficiência de uma produção não é função apenas de um bom maquinário ou da mão de obra envolvida. O layout industrial, ou seja, o modo como a fábrica é organizada, é fundamental para o bom funcionamento do processo produtivo. Além disso, faz toda a diferença entre uma fábrica comum e uma fábrica desenvolvida.

Mesmo com um processo já em funcionamento, repensá-lo junto a uma empresa especializada pode ser bom para sua fábrica. Desse modo, a Mult ajuda os produtores a organizar suas produções e torná-las mais eficientes. Assim, contribuímos para garantir o melhor uso do seu maquinário e o aumento da eficiência dos funcionários para alcançar melhores resultados. Quer descobrir mais sobre o layout industrial e como ele pode te ajudar? Continue com a gente!

Benefícios de um Layout Industrial         layout industrial

Com um layout industrial adequado, consegue-se otimizar o espaço utilizado e reduzir gastos desnecessários.  Com um melhor posicionamento dos equipamentos e da matéria prima, facilita-se o fluxo de pessoas, evitando desperdício de tempo. Desse modo, o melhor uso do espaço leva a uma melhor percepção dos riscos na fábrica. Com o controle adequado, a quantidade de recursos que seriam gastos devido a acidentes na fábrica é reduzida.

Além de regulamentar sua produção, o layout aumenta a qualidade do produto. De acordo com a Norma Reguladora  – NR 12, deve-se levar em consideração fatores como a distância mínima entre os equipamentos e o desimpedimento de vias.  Com maior acesso das linhas de fluxo dos produtos, o risco de contaminação diminui, atendendo-se às normas e aumentando a qualidade do produto . Quer saber mais sobre os benefícios do Layout Industrial? Leia o nosso texto clicando aqui.

Passo a passo para desenvolver um Layout Industrial layout industrial

Para desenvolver um layout industrial, deve-se tomar um conjunto de cinco passos. Os passos se iniciam com a análise do seu espaço produtivo, do serviço e dos agentes de produção. A partir daí, pode-se construir o modelo de layout mais adequado para a planta e, por fim, validá-lo. Você pode acompanhar o passo a passo mais detalhado para construção do layout aqui.

Avaliação do Espaço

Nessa etapa ocorre o levantamento das medidas do espaço, o qual se deseja otimizar e realizar a identificação da área disponível. Além disso, obtém-se informações do terreno para avaliar como aproveitar o espaço.

Análise dos serviços a serem produzidos

Após a avaliação do espaço, é necessário fazer a análise das atividades que desenvolvem-se no mesmo. Essa análise inclui o conhecimento da matéria prima, dos produtos e dos serviços envolvidos em cada processo. Assim, caso o processo seja repetitivo, será necessário um layout industrial específico.

Organização dos agentes de produção

A terceira etapa organiza os agentes de produção, a matéria prima e os equipamentos. Nesse sentido, é importante pensar em um ambiente que gere conforto e segurança aos funcionários daquele setor. Com relação aos materiais, um bom planejamento do local facilita o transporte e evita desperdícios. No que se refere aos equipamentos, por questões de proteção, deve-se se atentar à regulamentação vigente na hora de utilizá-los.

Construção do layout e validação

Definindo-se o espaço, os processos e os agentes de produção, é necessário decidir o  tipo de layout industrial mais apropriado para a planta. Deve-se por último validar o modelo desenvolvido por meio de softwares comerciais. Através dos resultados das simulações é possível saber os efeitos causados na produção do modelo adotado.

Tipos de Layout Industrial  layout industrial

Existem vários tipos de layout industrial. Dentre eles estão o layout por produto, por processo, celular, posicional e layouts mistos.  Para produtos iguais utiliza-se o layout por produto e o layout celular. Entretanto, o mais frequente para produtos customizados é o layout por processo.

Layout por produto

Esse tipo de layout baseia-se na produção contínua e em grande escala de um produto específico. Com isso, há uma linha de produção exclusiva para esse produto, com maquinário fixo no chão de fábrica e geralmente conta com grande mecanização. Dessa forma, seu maior benefício é a produção rápida e eficiente do produto. Produz-se grandes volumes, apesar de não favorecer a variação de mercadoria.

Layout por processo

O layout por processo baseia-se na produção personalizada de produtos, feitos sob medida. Nele, a produção é feita agrupando máquinas com a mesma função durante o processo produtivo em diferentes setores. Assim, o produto pode direcionar-se para equipamentos diferentes ao longo de sua produção, para que ele possa ser construído. Indica-se esse layout para uma produção de volume baixo e com diversificação de produtos, como mobílias, adaptando o produto ao consumidor.

Layout celular

O layout celular baseia-se na construção de células produtivas que agrupam produtos semelhantes entre si. Com ele, a produção é mais flexível que o layout por produto e permite o aproveitamento de etapas iguais para produtos diferentes. Esse layout é ideal para quem quer diversificar o produto inicial em diferentes tipos ou sabores. Dessa forma, o produtor alcança maior variedade sem ter que adquirir equipamentos repetidos.

Layout posicional

Para fabricar produtos únicos e muito grandes em uma área específica, utiliza-se o layout posicional. Para isso, o maquinário e os funcionários se movem em torno do produto para construí-lo aos poucos. Um exemplo de uso desse layout é a construção civil.

Conclusão

Sua empresa poderia melhorar seus fluxos produtivos ou tem movimentação desnecessária de mão de obra e produtos? Tem interesse em corrigir problemas logísticos para produzir mais e melhor, ou abrir um negócio já com todas as ferramentas em mãos? Então entre em contato com um de nossos consultores, para que a Mult possa te ajudar a criar um layout para seu negócio e a crescer ainda mais!

Igor Rangel e Leonardo Ferreira

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress