fbpx

Esquadrias de Alumínio: Saiba como ajudamos nosso cliente a dimensionar sua fábrica

 

Sobre os clientes

Atuantes no setor da metalurgia do Distrito Federal, a Metalúrgica Progresso produz diversas esquadrias em alumínio para diversos portes de clientes. Esse tipo de produto é normalmente encomendado em grandes projetos de construção, tais como prédios, ou até mesmo com a finalidade de uma reforma residencial.

Dentre os diversos tipos de esquadrias de alumínio que são demandadas pelos clientes da Metalúrgica Progresso, estão peças com tamanhos e formatos bastante variados. Essas peças podem chegar até os 6m de comprimento e são totalmente personalizadas de acordo com cada um dos projetos.

Sendo assim, já sabendo da diversidade de processos que são necessários para a fabricação de cada uma das peças para a fabricação de esquadrias de alumínio, é necessário estruturar um método de produção eficiente. Com isso é possível conciliar um grande número de pedidos e com um bom fluxo de finalização e montagem dessas peças. Para alcançar tal objetivo é importante pensarmos no local onde a metalúrgica funciona e como é a disposição de cada processo dentro da produção. No que diz respeito a isso, vemos a relevância de um Layout Industrial pensado estrategicamente.

Sabendo de toda essa importância, Jody, Harry e Pedro, da Metalúrgica Progresso, buscaram um serviço de consultoria em Layout com a Mult. Um grande objetivo era melhorar a disposição de equipamentos e de processos recorrentes da fábrica, de modo que tudo tivesse um local correto e bem definido. Os clientes já estavam analisando um novo local para se instalarem e gostariam de, por meio do nosso estudo, já iniciarem tudo da melhor maneira possível nesse novo ambiente.

Desafios para o Projeto

Alguns dos desafios enfrentados ao longo do projeto eram advindos de experiências que ocorriam na fábrica, tal como o fato de terem que deslocar muitos equipamentos para uma determinada produção. Outro desafio importante estava relacionado não somente à posição de equipamentos, mas ao transporte das peças dentro da fábrica. Uma vez que as peças podem possuir até 6m de comprimento, pensamos em nosso layout os espaços disponíveis para locomoção e segurança dos funcionários.

Juntamente com toda essa elaboração estratégica necessária para uma otimização dos processos produtivos, era necessário dimensionar estoques, áreas auxiliares e um showroom. Esses demais espaços foram pensados para que os clientes da metalúrgica pudessem ter um local para receber e visualizar os produtos da empresa.

Ao longo da solução de cada um desses pequenos desafios que compunham nosso projeto, o diálogo com os clientes foi essencial. A partir disso pudemos compreender realmente quais eram as maiores prioridades e o que os trabalhadores da metalúrgica executavam ao longo da rotina de trabalho.

Existem diversas estratégias para a elaboração de um layout ou para implementação de projetos de melhoria contínua, no entanto a adaptação da teoria à prática de uma empresa é o ponto mais importante. Dessa forma, a personalização à realidade vivenciada pelos nossos clientes foi de grande relevância para o atingimento de bons resultados.

Execução do Projeto

Ao longo do processo de execução do projeto, dividimos nosso trabalho em algumas etapas em ordem previamente definida, de modo a otimizar as soluções. Assim foi possível sempre realizar entregas de informações relevantes antes mesmo da conclusão total do projeto. Dentre as etapas desenvolvidas estão:

Processo Produtivo

Durante a etapa do estudo sobre o processo produtivo das esquadrias de alumínio, focamos em saber quais eram a totalidade dos processos executados na metalúrgica. Sabíamos que para determinados serviços, alguns processos poderiam se repetir ou até mesmo não serem realizados. Sendo assim, realizamos um mapeamento para verificar onde haveria a possibilidade de ocorrer gargalos na produção.

Identificando os locais onde havia maiores chances de ocorrer gargalos, conseguimos identificar as primeiras causas de problemas e, consequentemente, as primeiras soluções e alternativas. Utiliza-se as informações compiladas nessa etapas nas etapas futuras. Assim conseguimos garantir que todas as partes do projeto se conectem e façam sentido, já que na metalúrgica os processos podem ocorrer de forma simultânea.

Definição e dimensionamento dos maquinários

Logo após observarmos todos os processos individualmente, focamos os estudos nos maquinários e em como eles realizavam as tarefas. Um ponto de grande importância foi o diálogo com os clientes, pois assim levamos em consideração alguns equipamentos que eram do desejo de aquisição da metalúrgica. Como já estávamos cientes desses novos equipamentos, planejamos tudo para evitar problemas de implementação no momento de aquisição de novos maquinários.

Tomando como base também os possíveis gargalos que identificamos na etapa anterior, concluímos quais seriam as melhores maneiras de utilizar mais de um maquinário para as tarefas. Isso é o que denominamos como dimensionamento de maquinários. Quando temos dados sobre produtividade estimada, e capacidade produtiva, conseguimos estimar com boa precisão a quantidade de maquinários necessários ou até mesmo qual o modelo mais adequado.

Por fim, após o estudo e dimensionamento desses equipamentos, realizamos contato com os fornecedores. Também é importante ressaltar como a proximidade com nossos clientes foi importante, já que priorizamos fornecedores próximos a localidade da metalúrgica. Além disso, também foi possível contatar fornecedores que já tinham contato com a metalúrgica, facilitando a comunicação e agregando mais confiabilidade nas empresas fornecedoras.

Elaboração de ferramentas para o Layout Industrial

Após as informações coletadas e analisadas ao longo das etapas anteriores, partimos para o processo de desenvolvimento do layout da fábrica de esquadrias de alumínio propriamente dita. Para que isso ocorresse de forma satisfatória prezamos por algumas técnicas que facilitam a construção de uma solução efetiva. Sendo assim, seguimos na seguinte ordem:

Fluxograma de Processos

Trata-se de uma representação visual mais direta da totalidade dos processos produtivos que ocorrem na indústria em questão. Nesse documento representamos a ordem de todas as etapas de transformação das matérias primas até o produto final. A partir das informações coletadas em etapas anteriores do projeto, conseguimos realizar com facilidade esse fluxograma e identificar locais de melhoria.

A partir disso, podemos até mesmo visualizar os locais onde o transporte das matérias primas pode ser um fator importante para atingir uma alta produtividade e agilidade. Pudemos trabalhar tendo em mente já o local em que a Metalúrgica Progresso iria se instalar para implementar a produção. Assim, a análise das dimensões do local, fornecidas pelos próprios clientes, foi uma parte essencial para o desenvolvimento do trabalho.

Diagrama de Processos

Construímos um diagrama visual onde o ponto importante era relacionado aos estoques e pontos onde as matérias primas seriam armazenadas. Isso teve grande influência para a totalidade do layout, uma vez que podem existir estoques iniciais, intermediários e também finais. Além disso, foi importante levar em consideração todos os transportes e tempos de locomoção de forma concomitante.

Esse diagrama possuiu uma função mais direcionada para análises mais minuciosas relacionadas à produção. Esse é um documento direcionado para a análise por profissionais da engenharia, diferentemente do fluxograma de processos, que é um documento mais geral.

Balanceamento de linhas

Essa etapa visou analisar o tempo gasto nas diversas etapas da produção das esquadrias de alumínio para inferir sobre as eficiências dos maquinários e processos de cada linha e identificar possíveis gargalos que podem ser prejudiciais para o alcance da alta produtividade. Esses tempos de processos podem ser obtidos teoricamente e empiricamente, utilizando ou não softwares de simulação que fornecem tempos de processos. No projeto visou-se a utilização de ferramentas e análises mais adequadas para a realidade dos clientes.

Alguns dos benefícios do balanceamento de linhas são a redução no tempo de inatividade de equipamentos, controle de estoque, maior controle da capacidade produtiva, maior eficiência nos processos, maior produtividade e lucratividade.

Layout Industrial

A partir das ferramentas citadas anteriormente, foi possível realizar uma construção gradual do espaço e fazer a disposição mais adequada de equipamentos, áreas e materiais, até culminar no layout em si. Para a construção do layout as etapas anteriores foram fundamentais, pois embasaram a lógica de sua construção, então o esboço da estrutura física da metalúrgica foi a mais adequada e coerente. Levou-se em consideração para a construção do layout o espaço físico disponível pelos clientes: um novo galpão em que desejavam migrar sua produção. Então, houveram restrições na construção do layout quanto a limitação de espaço e a necessidade de sustentar a capacidade produtiva dos clientes, com todos seus maquinários e os novos maquinários que desejavam. Portanto, a partir de análises e construção de diferentes versões do layout, até chegar na final, a equipe realizou comparações e conclusões de qual disposição seria a melhor.

Aplicação do Projeto e Suporte

Após a realização das etapas, os clientes dispuseram de todas as informações necessárias para a melhor disposição da produção em seu novo local. O layout eficiente é uma ferramenta muito interessante para a redução de custos e aumento de produtividade. Então, foi entregue aos clientes um relatório com todas as informações. 

Já pensou em estruturar um layout para a sua produção? Tem interesse em potencializar sua produção ou resolver algum gargalo? Não hesite em entrar em contato com um de nossos consultores para ter uma equipe especializada e disponível para ajudar a tirar suas ideias do papel! Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Vem falar com a gente!

entre em contato
Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress