fbpx

Como aproveitar completamente sua produção e evitar desperdícios

coproduto

As indústrias estão cada vez mais mais conscientes e criativas acerca do uso de resíduos para novas finalidades. Independentemente do ramo de atividade ou do produto produzido, é quase inevitável que o processo gere resíduos. Desse modo, o uso de rejeitos é uma questão muito frequente neste século e também é uma preocupação dos consumidores.  Nesse sentido, muitos estão optando pela utilização dos resíduos na forma da geração de coprodutos.

Mas então, como melhorar a gestão de resíduos do seu empreendimento e, até mesmo, gerar lucro com isso? Para isso, continue com a gente e descubra várias formas de melhor aproveitar a sua produção e o seu dinheiro.

O que é um coproduto?

Um coproduto é um produto secundário, gerado pronto ou parcialmente pronto ao longo do processo produtivo. Assim, mesmo não sendo o produto principal, esses coprodutos ainda têm relevância econômica para a empresa e devem ser tratados como tal. Para serem efetivos no mercado, eles devem ser bem estudados e planejados para sua implementação no processo produtivo.

Dessa forma, é necessário que o produtor entenda bem o seu processo produtivo para identificar as possibilidades para seus coprodutos. A seguir, daremos alguns exemplos de possibilidades e sugestões para a geração de coprodutos.

Alimentos

O ramo de alimentos enfrenta um grande desafio na questão da geração de resíduos. Segundo a Abrasel, o desperdício de alimentos em restaurantes chegou a 6 mil toneladas em 2018. Atualmente existem diversas formas de se utilizar esses resíduos alimentícios de forma lucrativa. Exemplos são a produção de adubo, a venda direta desses resíduos ou a utilização deles para produzir novos produtos.

Esses novos produtos seriam os coprodutos da produção alimentícia e diversos setores podem produzilos, desde restaurantes, pequenos produtores de alimentos até indústrias consolidadas. São alguns exemplos: recheios e sopas utilizando talos de folhas, receitas utilizando cascas de frutas e legumes. Além da produção de bolinhos e saladas utilizando folhas de outros alimentos, como a cenoura, que descarta-se geralmente.

A utilização dos resíduos têm inúmeras possibilidades e dependem do tipo de resíduo que é produzido. Assim, o produtor deve analisar seu contexto para entender quais coprodutos podem ser feitos a partir da matéria prima que ele utiliza em sua produção e os resíduos gerados.

Indústria vinícola

A indústria vinícola realiza a extração do suco de uva de forma massiva para a produção dos vinhos. Entretanto, o suco é apenas uma parcela da uva, sobrando uma gama de resíduos que geralmente são descartados. Como o bagaço, ramos, sementes a borra e o sarro. Esse desperdício é negativo para o produtor de duas formas. Além de não obter todo o potencial da matéria prima, ainda há gastos para dispor desses resíduos.

Em indústrias mais desenvolvidas, utiliza-se o bagaço como corante, as sementes para a extração de óleos, taninos e combustíveis e as ramificações dos cachos se tornam até papel. Assim, nota-se a versatilidade desses resíduos para a formulação de coprodutos. Para saber mais sobre as possibilidades de reutilizar os resíduos da indústria vinícola, visite nosso artigo sobre o assunto clicando aqui.

Principais benefícios de aproveitar toda a produção

Utilizar todo o potencial da matéria prima significa que converte-se o valor gasto totalmente em produtos. Isso significa mais lucro por si só, além de um poder de conversão maior dos gastos em receita. Dessa forma, indica que gera-se mais valor sobre a mesma quantidade de ingredientes adquiridos. 

Além disso, em muitas indústrias e ramos de atuação, exige-se por lei que tratem e disponham adequadamente os resíduos gerado. Essas leis visam diminuir danos ao meio ambiente, mas acabam acarretando em mais gastos aos produtores. Dessa forma, utilizar mais da matéria prima leva a uma produção menor de resíduos. Consequentemente, a um gasto menor no tratamento dos mesmos.

O terceiro benefício é a diversificação da produção. Muitos produtores acabam se especializando em apenas um produto, que é o produto principal gerado. A incorporação dos coprodutos ao processo produtivo permite a diversificação do campo de atuação. Assim, permite-se alcançar mais mercados e encontrar formas ainda mais lucrativas de utilizar a matéria prima. Com isso o produtor, além de ganhar mais, ainda consegue uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes diretos que não utilizam desta abordagem.

Conclusão

A partir do que foi colocado, percebemos que os coprodutos podem ser muito benéficos em diversos ramos de atuação. Assim, como quase todo processo gera resíduos, há bastante espaço para a criatividade e inovação. Dessa forma, é possível gerar lucros a partir de algo que atualmente é desperdiçado. Portanto, concluímos que a geração de coprodutos é uma peça fundamental para um processo produtivo ainda melhor e mais inovador. Quer saber como ajudamos um cliente a produzir um produto cosmético a partir de dois alimentos comuns? Leia mais sobre esse case na nossa página.

Igor Rangel Lima Souza

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress