fbpx

Como abrir uma fábrica de chocolate

fábrica de chocolate

Abrir uma fábrica de chocolate é um negócio bom para quem quer entrar no mercado de doces e alimentos. O chocolate é um alimento que todo brasileiro é apaixonado. Esse produto é comercializado o ano todo, principalmente em épocas festivas como a Páscoa. Você sabia que o chocolate já atinge mais de 80% das casas brasileiras e tem se tornado uma sobremesa cada vez mais acessível?

O chocolate está cada vez mais presente na vida das pessoas. Assim, abrir uma fábrica é uma opção muito estratégica e lucrativa, que compensa todo o investimento. Então, continue lendo e saiba como abrir sua fábrica de chocolate o quanto antes 

Primeiros Passos

Para abrir a sua fábrica de chocolates deve-se seguir alguns passos de forma organizada. Dessa forma, é possível ter um negócio bem administrado e obter sucesso. Veja quais os principais pontos necessários na hora de montar sua fábrica de sorvetes.

Planejamento

Antes de abrir qualquer fábrica é necessário um planejamento muito bem organizado, que facilitará muito sua vida e trará mais resultados. Para isso, é interessante fazer uma pesquisa de mercado, a fim de conhecer marcas e produtos que já estão consolidados.

Outra ponto é a localização, é importante que a fábrica esteja perto do mercado consumidor e dos fornecedores. A escolha do local da produção é muito importante e pode afetar diretamente na sua produção. Então, analise bem as possibilidades na sua região e escolha o que estiver melhor dentro das suas possibilidades.

Estruturação da fábrica

Outro fator muito importante é a estruturação de sua fábrica. Organizar e dividir os principais setores da sua produção. Como exemplo, área de produção, depósito de matéria-prima, área de estoque de produtos acabados, loja de venda e escritório administrativo. Essa estrutura é importante para criar um Layout Industrial capaz de otimizar ao máximo sua produção.

 

Matéria Prima e Fornecedores

Para competir com outros concorrentes já inseridos no mercado, é muito importante possuir os melhores ingredientes. Assim, o seu produto final terá um sabor especial e único. Por isso é muito importante encontrar os melhores fornecedores das matéria necessárias para sua produção. Para isso, analisa-se fatores como a qualidade do produto, custo benefício e profissionalidade

Equipamentos

maquinario_producaoPara o funcionamento da fábrica de chocolate e a produção de um produto de alta qualidade, bons equipamentos são fundamentais. Os maquinários podem variar conforme a forma que o chocolate será comercializado e o tamanho da produção. Dessa forma, podem estar em preços mais acessíveis ou mais caros. Assim, o ideal é ter um bom conhecimento da sua capacidade produtiva que deseja seguir e o seguimento da sua produção.

Alguns dos principais equipamentos necessários para a fábrica de chocolates são: Eletrodomésticos (geladeira, fogões, fornos, freezers), máquina de ralar chocolate, balanças eletrônicas, estufas, banho-maria elétrico, mesa de aço inox, termômetro ambiente e culinário e acessórios de cozinha (talheres, facas, copos, assadeiras, vasilhas, embalagens).

Exigências e Normas

Papel com lápis, check list.Um dos principais  passos para abertura de uma fábrica de chocolate é atender as normas e documentação necessária. Assim, é preciso atentar-se a aquisição do seu CNPJ, licenças de funcionamento e o alvará para sua fábrica de chocolate. Além do alvará de funcionamento, será necessário também a licença da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros da sua região.

Divulgação

Não adianta nada ter uma produção bem otimizada, com produtos de altíssima qualidade, se ninguém conhecer sua fábrica. Dessa forma, é muito importante focar na divulgação da sua produção e de seu produto, principalmente na internet. Essa divulgação pode ser feita por meio da criação de perfis da sua produção nas principais redes sociais, como Instagram e Facebook. Nessas plataformas, poderá ser visto conteúdos como vídeos de produção ou imagens do produto.

Principais desafios

Entretanto, apesar de ser um negócio muito rentável, abrir uma fábrica de chocolates também possui dificuldades, assim como qualquer outra produção. O principal empecilho para a produção de chocolates são as épocas de crises.

 

Por não ser um produto essencial para a vida das pessoas, as produções de chocolates podem sofrer períodos de baixa. Isso depende de eventos na economia, se não inovarem para atrair clientes. Além disso, por ser um mercado muito visado, a alta concorrência pode ser um problema. Principalmente no início, ao competir com marcas já consolidadas no mercado. Dessa forma, é importante a produção de produtos de alta qualidade, com um sabor único, que será o diferencial para seus clientes.

Conclusão

Dessa forma, abrir uma fábrica de chocolate é uma opção muito viável para quem desejam entrar na área de doces e alimentos. Esse investimento tem alta possibilidade de lucratividade e compensa totalmente o investimento. Entretanto, para dar início à fábrica é necessário muita organização e estudo, para evitar qualquer tipo de risco. Então, quer se aprofundar ainda mais nesse mercado de doces e chocolates? Veja nossos conteúdos semelhantes a esse assunto, como sobre o mercado de doces gourmets e sobre o controle de qualidade de chocolates

João Pedro Guedes

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress