fbpx

Fábrica de Salgados: Saiba Como Montar a Sua

jelleke-vanooteghem-oTr3NJ6gDRY-unsplash (1)

Por Isabel Dias e Sarah Valadares –

ícone de empada

No Brasil, os salgados são alimentos cujo mercado é amplo e sólido. São muito populares por sua praticidade, facilidade de acesso e baixo custo. Entre os brasileiros, os 5 de maior preferência são coxinha, pastel, empada, quibe e bolinha de presunto e queijo. Considerando o elevado número de pessoas que consomem esses alimentos, abrir uma fábrica de salgados pode ser algo lucrativo. 

Entretanto, para que seu investimento tenha sucesso e bons resultados, é necessário um bom planejamento para sua abertura. Por isso, certos fatores devem ser levados em conta. Alguns deles são público-alvo, tipos, local, pesquisa de mercado, legislação, produção, embalagem, armazenamento e venda. Diante disso, fizemos um passo a passo para te auxiliar nesse processo e garantir o sucesso na abertura da fábrica. 

1º passo: Decida o público-alvo e quais tipos de salgados serão produzidos

ícone de alvo de arco e flecha

Antes de realizar a abertura da sua fábrica de salgados, é importante que você planeje como ela será feita. Isso inclui a definição do público-alvo, que indica a sua demanda e a quantidade a ser produzida. Então, você deve pesar o que é mais lucrativo e eficiente. Se é vender para vários clientes aumentando a clientela, ou se é vender para os mesmos clientes em quantidades maiores. 

Além disso, você deve escolher os tipos de salgados que vão ser produzidos. Uma dica nessa parte é se especializar em um ou dois tipos, já que isso reduz os custos de produção. Também é interessante que os salgados escolhidos estejam entre os mais consumidos no Brasil, pois isso vai gerar mais vendas. O pastel, por exemplo, é popular, barato e pode ser produzido com diversos recheios, o que facilita produção e venda. 

2º passo: Faça uma pesquisa de produtos similares já existentes no mercado

Nessa etapa, você deve fazer uma pesquisa das fábricas de salgado da sua região e de outros locais. Com isso, é possível ter uma noção do preço de venda da concorrência, de como é o processo de produção. Além de equipamentos que são utilizados, tipos de embalagens, entre outras informações que podem te ajudar no planejamento. Essa etapa será como um guia para os próximos passos. 

3º passo: Defina o local ideal

ícone de fábrica de salgados

Já definir o local da fábrica no início do processo de planejamento de abertura é importante. Isso ocorre pois as dimensões do espaço tem influência na produção, já que a indústria deve ser dividida em seções. Dentre elas estão, por exemplo, área de fabricação, de higienização, financeira e depósito. Nesse sentido, o espaço físico é um fator importante na definição do layout industrial. 

4º passo: Estude a legislação relacionada a fábrica de salgados

Conhecer as leis vigentes é essencial para que a sua produção seja regulamentada e não tenha problemas com órgãos sanitários. Além disso, as normas garantem a qualidade do produto, a saúde e a segurança, tanto dos consumidores quanto dos trabalhadores. Algumas dessas normas dizem respeito à produção, como a quantidade e proporção de aditivos e a higienização correta dos alimentos. 

ícone de manual de fabricação

Ademais existem as referentes à legalização da abertura. Elas incluem ter registro em alguns órgãos públicos. Por exemplo, na Secretaria da Receita Federal, na Secretaria de Estado da Fazenda e ter alvará de funcionamento da Prefeitura. Vale ressaltar a necessidade de um manual de boas práticas de fabricação em uma indústria. Seguir as leis e o manual reduz o risco de contaminação e garante higiene e qualidade. Consequentemente, as vendas tendem a aumentar. 

5º passo: Selecione os ingredientes e as embalagens que serão utilizados

Escolher os ingredientes certos para cada produto é uma etapa essencial para garantir o sucesso da sua fábrica de salgados. Ingredientes de qualidade, que são fundamentais para conquistar os clientes, e com um bom custo benefício irão alavancar sua produção. Também é importante ressaltar a escolha de aditivos, ação que pode ser vantajosa para aprimorar o produto final. 

ícone de embalagem de alimentos

Além disso, é necessário atentar-se às embalagens, pois são as responsáveis pela autopromoção e pela proteção dos produtos. Dessa forma, elas devem apresentar uma aparência que chame a atenção dos clientes e sejam resistentes e hermeticamente fechadas. Também não se esqueça de rotular as embalagens, elas devem possuir os dados da empresa e dos produtos. São necessárias informações como nome, endereço, CNPJ, ingredientes, tabela nutricional e data de fabricação e validade. 

6º passo: Escolha como armazenar a produção

Para manter o armazenamento dos salgados adequado, é necessário conhecer os melhores métodos de conservação para os produtos. Ademais, a produção deve ser armazenada seguindo regras de higiene e conservação, evitando o risco de vender produtos contaminados ou vencidos. Organizá-los de modo que os produtos de validade mais próxima sejam vendidos antes evita o desperdício e a venda indevida. 

7º passo: Decida o modo de comercialização dos salgados

Você prefere ter uma marca própria ou vender seus produtos para empresas já consolidadas no mercado? Defina qual dos dois modos de comercialização você deseja para sua produção. Lembre-se que, na primeiro opção, é necessário investir no marketing da empresa para divulgar a marca para o público. Já na segunda opção, você revende os salgados para outras empresas sob o selo delas. 

Conclusão 

ícone com um boneco e um gráfico, demonstrando um investimento em crescente

Por fim, fica claro através desses 7 passos, a necessidade de um bom planejamento para montar sua fábrica de salgados. O mercado de salgados é amplo e solidificado no Brasil, sendo a opção ideal para aumentar sua renda. Dessa forma, o planejamento evitará a perda de seu tempo e dinheiro ao investir no promissor mercado de salgados. 

Com isso, para estruturar sua fábrica do melhor modo possível, leia também sobre dicas para abrir uma fábrica de sucesso. Achou que são muitos pontos a serem considerados? Contratar uma consultoria especializada pode te ajudar nesse momento. Quer abrir sua fábrica de salgados ou tirar alguma dúvida? Então, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *