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Como tornar sua ideia de negócio uma realidade

ideia de negocio

Você já parou para pensar em alguma ideia de negócio que passa pela sua mente durante o dia? Nosso cérebro trabalha para nos deixar mais ativos e criativos, mas muitas dessas ideias passam despercebidas, ou não são interessantes. Mas, sempre ocorre de um pensamento predominar em relação aos outros, seja por ser diferente ou inovador. Assim, nascem as chamadas grandes ideias, que podem ser boas ou não.

Podemos dizer que uma boa ideia de negócio é aquela que torna a vida das pessoas mais fácil. Dessa forma, fazem com que as pessoas consumam mais de determinado produto. Incrível não é? Porém, uma ideia sem ação e execução, acaba virando apenas um pensamento. Para que isso não aconteça com você, separamos algumas dicas nesse texto! Quer aprender como transformar sua ideia de negócio em ação? Descubra a seguir!

Amadurecendo a ideia de negócio

ideiaUma boa ideia de negócio, além de apresentar uma melhoria ou facilidade para os clientes, precisa ser viável e realista. Então, o primeiro passo é anotar as ideias em um documento de fácil acesso e ir construindo essa ideia com o tempo. É importante que as seguintes perguntas sejam feitas:

  • “É executável?”, que visa entender se a aplicação dessa ideia pode ser feita de maneira eficiente no mercado.
  • “Quais os caminhos posso seguir?” Procurando a resposta dessa pergunta, você pode definir possíveis percursos para atingir o objetivo e avaliar possibilidades de implementação.
  • “Qual o meu diferencial?” Com tantas empresas e startups no mercado, é imprescindível que seu negócio tenha algum diferencial. Pense em você como cliente, qual diferencial você admira em determinado negócio? Ele faz sentido para a sua ideia? Esse passo é importante para que ao executar, você já tenha pré definido o que gostaria e onde quer chegar. Planejamento é a alma do negócio, sem ele as coisas não são feitas da melhor maneira possível.

Identificando seu público

Todo negócio precisa de um público alvo! Para quem a sua ideia será útil? Qual o perfil dessas pessoas? Essas pessoas estão em grande número no mercado? Essas informações são importantes para que o seu negócio não fique parado por falta de um público alvo.

Outra questão importante é saber montar uma estratégia para atender melhor essas pessoas. A logística da sua ideia é muito importante para que isso seja feito. Vamos utilizar como exemplo uma loja de artigos de futebol. Sabemos que esse ramo possui um público alvo enorme, visto que é o esporte mais popular no Brasil. Se prendendo nessa informação, o dono resolve abrir a loja sem se preocupar muito com o local. Entretanto, no bairro no qual ele se instalou, 80% das pessoas praticam e acompanham o Vôlei de Praia.

Mesmo que o seu público alvo seja grande, o local escolhido não favoreceu a venda. Isso aconteceu pois as pessoas daquele local, em sua maioria, consomem produtos de outro estilo de esporte. Dessa forma, isso faz com que as vendas sejam pequenas, mesmo que o público alvo seja grande. Por isso, é importante estudar quem consome e onde essas pessoas estão. Assim, além de um público bem definido, sua ideia será de fácil acesso a eles. 

Executando sua ideia

gráfico de barras crescente com moedaHora de tirar sua ideia do papel! Com os pontos anteriores bem definidos, começamos o processo de execução, fazendo com que a ideia vire um negócio bem estruturado. Para isso, é preciso avaliar e testar os caminhos estudados no primeiro tópico e escolher qual se encaixa melhor à realidade atual. Organização é extremamente importante nessa fase, pois é necessário fazer isso da melhor forma possível. Isso pode acontecer com ajuda de pessoas do ramo, ou com uma empresa de Consultoria. Com essa ajuda é preciso fazer uma análise de custos, margem de lucro e organização empresarial da ideia. T

Terá gerentes? chefes? vendedores? Qual a hierarquia seu negócio irá seguir? Quanto isso vai custar? Caso você possua sócios, detalhe as atividades que cada um será responsável e estimule prazos para cada etapa. Os testes são importantes nessa etapa para que consiga avaliar o que dará certo e o que poderá ser um problema. Essa fase é a mais complexa e difícil do processo, pois necessita de muita perseverança dos envolvidos, e muita vontade de fazer! Acredite na sua ideia, e não desista no primeiro obstáculo! Com o apoio e ajuda de pessoas certas, o caminho fica muito mais fácil!

Conclusão

O caminho não é fácil, mas com certeza vale a pena! Com ajuda de pessoas e até de empresas de consultorias a sua ideia pode virar um negócio de sucesso! O importante é ter um direcionamento correto para que seja possível obter o sucesso da sua ideia,

Então, agora que você já sabe mais sobre como tornar sua ideia uma realidade, que tal entender melhor os passos para o desenvolvimento de produtos alimentícios?

Maria Laura Fonseca

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