fbpx

Porque investir em cervejas artesanais é um bom negócio

cervejas artesanais

Atualmente, é possível encontrar diversas variedades de cervejas no mercado nacional. Não é atoa que uma nova moda tomou conta das mesas dos brasileiros. Com aromas, sabores e rótulos diferenciados, as cervejas artesanais vieram para ficar e vêm conquistando cada vez mais o público cervejeiro.

Mas afinal, qual o diferencial da cerveja artesanal? A primeira diferença entre a cerveja artesanal e a “tradicional” – industrial – ,está no processo de produção. A cerveja artesanal é feita por um processo de fermentação e maturação mais lento, tendo uma maior atenção aos detalhes. Além disso, não leva adição de químicos para acelerar sua produção. Essa cerveja é produzida “sem pressa”, e por isso agrada muitos paladares!

Cerveja_copoPara a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), não existe um padrão para as cervejas artesanais. O modelo adotado atualmente toma como parâmetro o volume produtivo. Sendo assim, as cervejas artesanais são aquelas com produção de até 5 milhões de litros por ano.

Dessa forma, possui uma proposta distinta e produção em menor escala. A cerveja artesanal é feita com foco na qualidade e atenção aos detalhes, para serem marcantes e saborosas. Já a cerveja tradicional passa por um processo industrial, feita em larga escala, visando atender a um grande mercado. Por isso, precisa ter uma composição mais simples para durar mais tempo. Em grande parte, a composição também leva aditivos, que reduzem o custo de produção.

Desse modo, a produção caseira da cerveja passou a ser valorizada pela cultura cervejeira do país. Continue lendo para entender mais sobre como tornou-se bastante interessante e lucrativo investir na produção de cervejas artesanais.

Como está o mercado de cervejas artesanais?

gráfico de barras crescente com moedaNão é surpresa para ninguém que o brasileiro, em sua maioria, é um grande consumidor de cerveja. Quem imagina que o mercado de cervejas artesanais está farto, se engana. Tanto no Brasil quanto no mundo esse nicho está em crescente expansão. Isso é comprovado pelo número de cervejarias registradas no Brasil, que cresceu quase 100% nos últimos 3 anos, gerando diversas oportunidades.

Ademais, é importante destacar a enorme visibilidade que cervejas artesanais possuem tanto no mercado nacional quanto internacional. A Oktoberfest, por exemplo, é o maior festival de cerveja do mundo e atrai apreciadores de todos os lugares. 

A Oktoberfest é referência no mundo pela rica variedade de cervejas. Diante de tantas variedades de cervejas, uma acabou sendo escolhida como o estilo Oktoberfest: a Märzen Bier. Essa cerveja é do tipo artesanal de corpo cremoso. Desse modo, fica claro as extensas possibilidades para investir em cervejas artesanais.

Apesar disso, as microcervejarias correspondem a apenas 5% do mercado nacional de cervejas! Sendo assim, é evidente que esse mercado ainda tem muito espaço e potencial para crescer. O mercado de cervejas artesanais se mostra, portanto, uma grande oportunidade de investimento. Com sua aceitação no mercado brasileiro e sua diversidade, esse investimento pode ser considerado uma verdadeira mina de ouro!

Qual o custo para iniciar uma produção de cervejas artesanais?

Quando analisamos as grandes produtoras de cerveja é comum termos a ideia de que uma produção exige bastante dinheiro. Entretanto, a realidade é um pouco diferente. A média de gastos para produzir as cervejas artesanais Largers está próxima de 3 reais por litro, sem contar os equipamentos. 

Mas afinal, por que cervejas artesanais são mais caras se têm um custo baixo de produção? A valorização se dá pelo modo de produção, conforme já abordamos aqui. O diferencial está no cuidado aos detalhes! Isto é, as cervejas artesanais são produzidas em menor escala e têm mais foco nos detalhes sensoriais e estéticos do produto. Por esse motivo, também têm um processo de produção mais lento.

Outro ponto importante está relacionado com a experiência do cliente. As cervejas artesanais fornecem ao consumidor um glamour e exclusividade que fidelizam e criam momentos únicos.

Por que devo investir em cervejas artesanais?

Se você deseja iniciar neste novo mercado, vale a pena estudar os estilos, aperfeiçoar as técnicas e, com tempo e experiência adquirida, desenvolver caminhos para baratear os custos das suas receitas. Investir em cervejas artesanais é uma oportunidade de lucrar muito! Isto é, entrar em um mercado em expansão e com diversas oportunidades de crescimento.

mão fazendo um joiaAdemais, outro ponto que demonstra o bom momento de se investir em cervejas artesanais é o serviço de tele entrega. No passado, caso você queira vender bebidas, necessitava abrir uma distribuidora ou bar para comercializá-las. Hoje, com a existência de aplicativos de entrega como Ifood e Zé Delivery, as oportunidades são inúmeras. Mesmo produzindo em casa, é possível ser parceiro desses aplicativos e vender para distâncias cada vez maiores, atingindo um lucro respeitável .

Um detalhe que muitas vezes passa despercebido em relação à estas cervejas está relacionado ao marketing. A classe de cervejas artesanais “se vende” como um produto premium e atual, atraindo olhares e admiradores de diversos gostos.

Conclusão

Sendo assim, é nítido que processo de produção de cervejas artesanais está crescendo cada vez mais. Porém, para iniciar uma fabricação para venda são necessários conhecimentos para não cometer erros que comprometam a produção. Existem diversos fatores que devem ser analisados e estudados, como a vida útil, legislação e os maquinários necessários. Por isso, antes de iniciar, não deixe de planejar!

E então, quer entender mais sobre a produção de cervejas? Nós da Mult temos diversos conteúdos para te ajudar! Clique aqui e descubra mais sobre o processo produtivo das cervejascerveja

Lucas Ribeiro

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.