Algumas épocas do ano, como páscoa, verão ou dia das mães, são favoráveis para comercializar produtos específicos, os produtos sazonais. Estes itens podem promover um alto faturamento para a empresa nestes períodos, mas comprometem a performance nos outros meses. Mas garantir lucro com produtos sazonais é possível durante todo o ano!
Segundo o SEBRAE, quase 32% das micro e pequenas empresas brasileiras eram dependentes de vendas sazonais em 2017. Você vende um produto assim e gostaria de saber como poderia lucrar com ele o ano inteiro? Descubra o caminho mais fácil para crescer neste mercado!
Quais os desafios na produção de produtos sazonais?
Muitas pessoas enxergam as datas comemorativas como uma oportunidade para empreender, produzindo itens característicos destes períodos. Dessa maneira, um grande desafio é usar a criatividade para gerar um diferencial nos produtos típicos dessas épocas. Um exemplo que se tornou comum são os ovos recheados produzidos na páscoa, que a cada ano encontramos mais variedades.
No entanto, garantir constância nos lucros não é uma tarefa fácil para os donos de produções sazonais. Estes empreendedores convivem com incertezas constantes devido às grandes variações de vendas ao longo do ano. No caso de produtos perecíveis, o alto lucro destes períodos está atrelado a um grande volume de demandas. Uma saída interessante pode ser produzir com antecedência para gerar estoque e evitar a sobrecarga. Mas como assegurar que estes produtos terão boa durabilidade?
Geração de estoque: aumentando a vida útil dos produtos
Para gerar estoque de produtos alimentícios, é necessário garantir que estes irão durar até a época em questão. Isso se torna mais problemático quando o produto é mais perecível, mas é possível aumentar a sua vida útil; alterar a embalagem, a forma de produção ou inserir aditivos pode interferir positivamente na validade do alimento. Fazer o produto durar muitos dias sem perder suas características sensoriais é essencial para facilitar o atendimento das demandas.
Por outro lado, a geração de estoque sem planejamento pode ter um efeito negativo na lucratividade da empresa. É importante fazer projeções para obter um panorama das variações no faturamento e definir estratégias para os períodos menos favoráveis. Ademais, realizar o controle de estoque evita o desperdício de materiais e ingredientes e permite o planejamento da saída dos produtos. Assim, é possível evitar ainda a perda do tempo e dos gastos de produção, reduzindo os custos.
Inovação: diversificando a linha de produtos
Outro fator muito importante para gerar lucro o ano inteiro é diversificar o cardápio. A concorrência tem trazido cada vez mais inovação, demandando criatividade dos donos de negócios para se manter no mercado. Dificilmente os produtos sazonais terão saída em todo o ano; por isso, é importante trazer aos clientes novas opções de produtos para os consumidores dentro da especialidade da produção.
Um bom exemplo é a produção de bolos no pote e brownies para quem produz ovos recheados na páscoa. Lojas que vendem sorvetes e picolés podem oferecer fondues à base de sabores já comercializados. Dessa forma, o lucro não será dependente da produção sazonal: será gerado um nicho de mercado, que poderá ser potencializado nessas épocas específicas.
Fidelização dos clientes: marketing digital
É essencial que o seu negócio acompanhe as tendências de divulgação e esteja acessível aos clientes nas redes sociais. Criar e atualizar constantemente o perfil da sua empresa aumenta as chances de que mais pessoas a conheçam. Além disso, estar presente oferece ainda mais credibilidade; postagens frequentes e o estímulo ao engajamento traz confiança e incentiva os consumidores a adquirirem o produto.
Para potencializar os resultados do marketing, é muito importante conhecer o seu público-alvo. Assim, é possível direcionar as campanhas para os canais onde é possível encontrá-lo. É interessante criar uma identidade visual que represente os valores da empresa; isso permite padronizar as cores e as formas utilizadas nas postagens, contribuindo para consolidar a marca. Além disso, é importante é estar sempre disponível e oferecer o melhor atendimento para fidelizar os clientes ao longo do ano.
Como lucrar o ano inteiro com seus produtos sazonais?
O sucesso do seu negócio depende da venda de produtos sazonais? Então a chave para mudar este quadro é o planejamento. Aumentar a vida útil do produto facilita a geração de estoque e reduz a sobrecarga em épocas de alta demanda. Além disso, diversificar a produção pode garantir um engajamento constante ao longo do ano e fidelizar os clientes. Seguindo estes passos, você se garante no mercado e otimiza sua produção para lucrar o ano inteiro!
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Letícia Faria