fbpx

Leite de Coco Babaçu: conheça esse projeto de AVU

Leite de Coco Babaçu:

Sobre o Cliente

No Maranhão, mais especificamente na cidade de Imperatriz, Edvaldo Noleto é um empreendedor proprietário da empresa Dubabaçu. Ele é responsável pela fabricação de um produto com grande importância social e econômica da região, o Leite de Coco Babaçu. Costuma realizar a produção de forma artesanal e comercializa em sua região, porém teve a ideia de expandir os negócios da produção. Para isso é essencial se atentar à conservação do leite vegetal em questão.

lâmpada com planta dentro

Edvaldo notou que para conseguir realizar uma expansão das vendas e de sua produção, ele deveria ter um produto que se destacasse no mercado e no setor dos leites vegetais.

Seu produto estava com uma durabilidade de aproximadamente 10 dias em armazenamento na geladeira e 1 dia de durabilidade em temperatura ambiente. A partir da análise dos produtos mais vendidos em supermercados é possível ver que a validade desses itens usualmente está em torno de alguns meses.

Portanto, Edvaldo decidiu investir em seu sonho e entrou em contato com a Mult – Consultoria e Projetos, buscando um auxílio para melhorar a conservação do Leite de Coco Babaçu. O objetivo é, através de um projeto de aumento de vida útil (AVU), expandir o impacto e a área atuação da sua empresa.

Os Desafios

Os leites vegetais são bastante comuns e de fácil acesso em diversos pontos comerciais, sendo fabricados por variadas marcas. No entanto, a exploração do leite vegetal feito a partir do Babaçu tem um potencial muito grande, visto que não existem muitos grandes produtores já consolidados. Dessa forma, aceitamos o desafio de auxiliar a Dubabaçu a entregar um produto com uma durabilidade e qualidade competitiva. Ela deve estar de acordo com o padrão qualitativo dos demais leites vegetais no mercado.

A partir da fabricação do Leite de Coco Babaçu e de outros leites vegetais, o produto tende a se separar em uma porção de água e outra porção mais gordurosa. Esse processo ocorre naturalmente, mas é possível evitar para que o produto tenha sempre uma textura homogênea e agradável ao consumidor. Além disso, é necessário garantir que não haja microrganismos no leite, assim como deve ser feito com outros tipos de alimentos e bebidas.

Tendo o conhecimento desses desafios a serem enfrentados para alcançar uma boa conservação e qualidade do produto, começamos nossas análises. Deve haver um grande foco em todo a fabricação, mas também nos métodos de manuseio dos ingredientes e na utilização de métodos de conservação eficazes. Existem diversas práticas utilizadas na indústria alimentícia para alcançar uma alta durabilidade, elas devem ser estudadas e escolhidas de forma correta. Isto é, prezando sempre pela qualidade e adequação.

Análise Inicial

Desde o início do projeto levamos em consideração o modo como o cliente fazia a produção do leite vegetal, já que ele utilizava ainda um procedimento artesanal, mas que garante um produto de muita qualidade. Pensamos em quais procedimentos impactam diretamente na conservação do Leite de Coco Babaçu, e otimizamos esses processos de modo a permitir que o cliente melhore a durabilidade e aumente a produção para a escala industrial a longo prazo.

Edvaldo logo comentou que em um futuro de sua empresa, pretendia também diversificar as embalagens que utiliza para envasar e comercializar seus produtos. Dessa forma, torna-se essencial uma boa escolha de embalagens que possam garantir uma boa durabilidade, juntamente com os métodos adequados de higienização e conservação.

Solucionando o Desafio

Tendo em mente os objetivos do cliente e sabendo onde deveríamos chegar com as pesquisas, começamos o desenvolvimento do projeto de forma bastante estratégica para obter os resultados. O projeto foi composto por cada uma das seguintes etapas, direcionado pela noção de sucesso do cliente:

Pesquisa de Mercado

Ao inserir um produto no mercado é muito importante saber como os produtos similares estão e quais são suas características. Dessa forma, podemos implementar pontos de destaque e garantir um produto que seja competitivo tanto em termos de qualidade quanto em durabilidade.

Assim foi nossa pesquisa de mercado, conseguimos identificar as semelhanças que os demais leites vegetais apresentam no mercado e pudemos traçar maneiras de potencializar o produto de nosso cliente. O que consolida uma empresa em um setor do mercado são os pontos de destaque em relação à concorrência, que ela transmite ao seu consumidor. Após identificar essas características, já tínhamos um caminho elaborado para propor inovações na produção do Leite de Coco Babaçu.

Estudo de Normas

análise_produçãoNormas sempre são um ponto importante quando lidamos com produtos alimentícios, sendo um ponto crucial para a qualidade do produto. As normas para o Leite de Coco Babaçu regulamentam a composição da bebida no que diz respeito aos aditivos e outros parâmetros químicos.

A ANVISA possui exigências que devem ser levadas em consideração, e que evitam que a empresa sofra com multas ou advertências legislativas. Dessa forma, essa foi uma pesquisa visando o crescimento adequado e com sustentabilidade econômica da produção do leite vegetal. Empreendimentos em crescimento devem se atentar bastante para que a normatização não seja um ponto de dificuldade, logo tomamos esse cuidado para o cliente.

Realizamos uma vasta pesquisa acerca de toda essa regulamentação para o produto do cliente, de forma a garantir que nossa solução estivesse de acordo com a legislação e tivesse uma alta eficiência. Além disso, buscamos normas de grande relevância para a escalada de produção da empresa, já que o desejo é progredir pra uma escala industrial em breve. Isso requer um bom planejamento e regulamentação.

Definição dos Aditivos e Proporções de Utilização

Tendo observado as normas que regulamentam o uso de aditivos e ingredientes no processo de produção, pudemos realizar um estudo direcionado àqueles de maior eficiência para o leite vegetal. Toda essa pesquisa foi feita em contato direto com o cliente, respeitando seus feedbacks e preferências para as características do produto.

É necessário verificar quais são os aditivos que podem gerar bons resultados e são permitidos, evitando assim o uso de aditivos de forma desnecessária ou inadequada. Garantindo que tudo seja feito da melhor forma possível pelo cliente, definimos um passo a passo para a implementação das soluções propostas, juntamente com uma faixa de proporção indicada para o uso. Detalhamos os métodos para que o cliente possa verificar se o produto está de acordo com suas expectativas após a utilização dos aditivos estudados.

Para um produto que necessita de manter a naturalidade da composição, é possível priorizar a utilização de aditivos de caráter natural. Logo, a proposição dos aditivos possui grande influência das preferências do cliente, já que prezamos sempre por manter a identidade da marca.

Análise dos Métodos de ConservaçãoGarrafa de leite

Com o desenvolvimento da tecnologia na produção alimentícia, os métodos de conservação também avançam em eficiência e diversidade de produtos.

Portanto, a escolha de um método correto é essencial para garantir a aplicação da solução desde a escala artesanal até o uso de métodos mais sofisticados industrialmente. Assim fizemos para melhorar a conservação do Leite de Coco Babaçu, sempre nos baseando em metodologias cientificamente testadas e asseguradas.

Levamos em consideração os métodos já utilizados na produção do cliente e fizemos adequações e otimizações para que ele possa garantir uma conservação ainda melhor. Detalhamos e citamos como os métodos devem ser implementados, garantido que tudo ocorra da forma correta com a aplicação na produção. 

Além disso, os métodos de conservação são um fator muito importante para os pontos de venda do produto, já que eles podem definir como será feito o armazenamento e transporte do Leite de Coco Babaçu. Portanto, leva-se em consideração uma grande quantidade de fatores para decidir quais são os métodos mais adequados para a realidade do nosso cliente.

Estudo de Embalagens

As embalagens de produtos alimentícios consistem em um fator que gera impacto tanto na apresentação visual do produto quanto na conservação. No Leite de Coco Babaçu, levamos em consideração as expectativas e preferências do cliente em consideração, juntamente com a análise das propriedades das inúmeras embalagens presentes no mercado para escolha.

A partir de um estudo aprofundado sobre diferentes materiais, sintetizamos as conclusões que encontramos a partir da pesquisa de mercado e estudo dos métodos de conservação para propor a embalagem que possa garantir a maior eficiência. Juntamente a essa definição, pensamos sempre a longo prazo com nosso cliente, verificando as possibilidades de embalagens a serem utilizadas também em escala industrial.

Ao longo do trabalho executado para essa etapa do projeto, pudemos escutar a opinião do nosso cliente e assim estudar produtos de seu interesse em específico. Abordamos e explicitamos como a conservação do Leite de Coco Babaçu pode ser muito influenciada pela utilização dos materiais indicados. Isso é fruto da utilização de bibliografias das mais relevantes pesquisas científicas da área.

Aplicação à Realidade do Cliente

Visando alcançar os melhores resultados possíveis com as diversas soluções propostas no projeto, realizamos um passo a passo para a implementação das pesquisas. Isso garante que o cliente saiba exatamente o que fazer e faça isso da maneira correta.

Sendo assim, é sempre possível consultar o fluxo da produção que construímos e indicamos os momentos corretos para adicionar os componentes da receita. Além disso, aborda-se o instante correto para aplicar os métodos de conservação.

Conhecendo a realidade atual da produção que está contando com nossos serviços, elaboramos o projeto sabendo o que queremos alcançar de forma personalizada. Desse modo, os caminhos para o desenvolvimento são planejados juntamente com o cliente, com diálogo e compartilhamento de feedbacks e informações.

Colocando a Solução em Prática

Com a entrega do projeto, Edvaldo sabe que existe um grande caminho pela frente com sua empresa, no entanto esse caminho está mais claro e planejado para o sucesso de seu produto. As proposições do projeto iniciarão a sua aplicação e o cliente sabe que pode contar com a Mult – Consultoria e Projetos para auxiliá-lo nessa jornada.

Investir em um sonho é um passo fundamental para o empreendedorismo, assim a Dubabaçu e Edvaldo deram o passo inicial rumo ao sucesso. Desenvolvemos o processo de conservação pensando nos mínimos detalhes e especialmente para o Leite de Coco Babaçu, pois levamos em consideração sua importância social e regional.

E você, já pensou em investir no aumento de vida útil de seus produtos?

Entre em contato conosco para realizar um diagnóstico gratuito! Nossos projetos contam com uma equipe especializada para realizar seu sonho.

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.