fbpx

Novos Tipos de Açúcar: Conheça as Vantagens e as Desvantagens

Design sem nome (2)

É notável que a tendência de consumo de alimentos mais saudáveis vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Logo, com o crescimento do mercado fitness, diversos alimentos tiveram que se adaptar, e, dentre eles, destaca-se o açúcar. Ele é um dos ingredientes mais cortados das receitas, visto que seu consumo em excesso é um risco a saúde. Com isso, em busca de alternativas mais saudáveis, surgiram os novos tipos de açúcar para se explorar no mercado.

Corpo Saudável

Nesse contexto, investir em açúcares mais saudáveis para sua produção é um negócio lucrativo pela popularidade do comércio de alimentos fitness. É importante ressaltar que para ter sucesso na produção é necessário conhecer os benefícios presente em cada tipo de açúcar. Dessa forma, selecionamos 10 novos tipos de açúcar e suas vantagens e desvantagens para você escolher o melhor para sua produção!

1. Açúcar Demerara

Vantagens: O açúcar demerara passa por um processo de refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. 

Desvantagens: É um dos açúcares mais caros do mercado. Ele é geralmente usado para preparar doces mais sofisticados. Além disso, seus cristais não são dissolvidos facilmente; adoçando menos do que o açúcar branco.

2. Açúcar Light

Adoçante

Vantagens: O açúcar light é feito através de uma mistura entre o  adoçantes artificiais e o açúcar refinado. Com isso, ele é capaz de adoçar mais que o açúcar comum, mas com menos calorias.

Desvantagens: Seu sabor lembra o sabor artificial dos adoçantes e não possui mais nutrientes que o açúcar comum. Ademais não deve ser usado por diabéticos.

3. Açúcar Orgânico

Vantagens: O açúcar orgânico não utiliza ingredientes artificiais nem agrotóxicos, desde seu plantio até a industrialização.

Desvantagens: Ele é mais caro que os açúcares comuns e possui o mesmo número de calorias.

4. Açúcar de Coco

Coco

Vantagens: O açúcar de coco não contém conservantes e nem passa por processos de refinamento, ele é minimamente processado. Somado a isso, ele tem um baixo índice glicêmico, o que é positivo para diabéticos.

Desvantagens: Em excesso pode contribuir para o acúmulo de gordura no fígado e para o ganho de peso. Esse tem o mesmo valor calórico dos açúcares provenientes da cana.

5. Açúcar Mascavo

Vantagens: O açúcar mascavo não passa por processo de refinamento e, com isso, sua qualidade nutricional é bem melhor. Ele é bom para utilizarmos em receitas de bolos, pães e tortas e é mais acessível que o orgânico.

Desvantagens: Apesar de mais nutritivo, ele é rico em calorias e empedra facilmente.

6. Stevia

Vantagens: A Stevia é um adoçante natural com capacidade de adoçar 300 vezes mais que o açúcar comum e não possui calorias. É um adoçante versátil e se adapta bem em alimentos quentes e frios. Portanto, é ótimo para substituir o açúcar em receitas que necessitam de calor em seu preparo. Além disso, tem versões de diferentes sabores e a orgânica.

Desvantagens: Em excesso, pode causar diarreia ou outras contraindicações, sendo necessário o consumo com moderação. Também por ter um retrogosto amargo, costumamos consumi-la com outros adoçantes

7. Açúcar de Maçã

Maçã

Vantagens: Esse açúcar é altamente fibroso, o que promove a sensação de saciedade por mais tempo e ajuda no emagrecimento. Possui menor índice glicêmico em relação ao açúcar branco, o que é bom para diabéticos. É uma opção vegana, muito nutritiva e livre de conservantes.  

Desvantagens: Devido ao fato de ser bem novo no mercado, geralmente é mais caro que os outros açúcares.

8. Açúcar de Beterraba

Beterraba

Vantagens: O açúcar de beterraba possui baixo índice glicêmico e é vegano. Pode criar uma textura mais crocante e tem um sabor único que funciona bem em certos produtos assados.

Desvantagens: É nutricionalmente quase idêntico ao açúcar refinado e, por isso, deve ser evitado em grandes quantidades.

9. Eritritol

Vantagens: Praticamente não tem calorias com 70% da capacidade de adoçar do açúcar comum. É muito indicado para substituir o açúcar em dietas para diabéticos e emagrecimento. Também tem como vantagem não provocar cáries.

Desvantagens: Deve ser usado com moderação, pois por ser derivado do álcool pode causar inchaços e desconforto digestivo.

10. Xilitol

Vantagens: Possui baixo índice glicêmico, sendo bom para diabéticos, e o potencial para adoçar semelhante ao açúcar tradicional. Não prejudica a saúde dos dentes, evitando o desenvolvimento de cáries. Pode ser usado como substituto no dia a dia e em receitas na mesma proporção do açúcar branco. 

Desvantagens: Pode causar em algumas pessoas gases, distensão abdominal e diarreia. 

Qual dentre os novos tipos de açúcar devo escolher?

Agora você já conhece as principais vantagens e desvantagens dos principais tipos de açúcares em destaque no crescente mercado fitness. Com isso, você poderá analisar e escolher o melhor para você investir de acordo com o objetivo do seu produto! Conhecer mais sobre alimentos, diet, light e zero também te ajudará a saber qual açúcar é o mais adequado.

Expandir seus negócios para o segmento de produtos saudáveis é uma excelente oportunidade. Para entrar e ter sucesso nesse mercado não deixe de ler sobre os primeiros passos para desenvolver seu produto!

Telefone de Contato

Tem interesse em saber como aplicar a mudança de açúcar na sua produção e em saber qual será o benefício disso? Não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores para te darmos todas as informações!

Isabel Dias Andrade

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress