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Como tornar um Grande Negócio ainda Mais Atrativo para o Mercado

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Quem diz que empreender é fácil definitivamente desconhece ou subestima os passos para abrir ou manter uma empresa no Brasil. Altíssima carga tributária e burocracia lenta e pouco digitalizada são apenas dois exemplos de dificuldades vivenciadas pelos empreendedores brasileiros. Não surpreendentemente, em 2019 divulgouse que o país ocupa a 124º posição no mundo em “facilidade em se fazer negócio”. Ainda assim, atualmente há mais de 18 milhões de empreendimentos em funcionamento no país. Nesse cenário, qual é o segredo para que uma boa parte desse número represente negócios de sucesso? Como se pode gerar ou alavancar um grande negócio em meio a tantas dificuldades?

Construa e mantenha (pelo menos) um diferencial no seu produto

Produto Inovador

Um dos grandes defeitos do empreendedor médio brasileiro é acreditar que qualidade e preço são diferenciais do seu produto. Infelizmente, a realidade não é tão simples e tão ingênua assim. Fabricar um produto não muito custoso e que atenda às expectativas do consumidor normalmente consegue te livrar do endividamento. Com sorte, vai sobrar um pouco pra você investir no próprio empreendimento. No entanto, negócios não se tornam bem-sucedidos porque tem produtos sem defeitos a preços acessíveis. 

Pegue a Disney de exemplo: em 2019 apenas um de seus parques em Orlando recebeu 21 milhões de visitantes. Certamente foi muito mais do que um passeio “de qualidade” que fez tantas pessoas arcarem com caros ingressos para poder ir ao resort. Se trata de exceder expectativas, de trazer a atenção nos detalhes, do cuidado fora da obviedade. É o cheiro de baunilha no ar, o picolé da forma do Mickey, as lixeiras presentes a cada 30 metros.

OK, mas como eu encaixo isso no meu negócio?

Aumentar os Lucros

Primeiramente, não corte gastos de formas comuns, pois com certeza o seu cliente vai perceber e não vai gostar nada disso. O pastel quase sem recheio, o açaí aguado, a camisa da malha mais barata. Mesmo sendo produtos de certa qualidade, provavelmente vão afastar o seu cliente, ainda que ele esteja pagando barato. Ah, e não se esqueça que conquistar um cliente novo é cinco vezes mais caro do que fidelizar outro.

Nesse sentido, busque criar gatilhos que façam seu cliente querer voltar e comprar de novo com você. É a porção generosa de queijo na batata-frita, o ambiente climatizado durante o verão. O vendedor que lembra o seu nome e o seu café preferido, o garçom que já sabe há tempos o que você quer pedir. Isso é diferencial. Qualidade não é menos que obrigação e preço não garante sucesso, principalmente no longo prazo.

Antecipe e/ou crie necessidades em seu consumidor

Por que as pessoas vão a restaurantes? Pela necessidade de se alimentar, com certeza, certo? Na verdade, não, da mesma forma que não compramos roupas por precisarmos nos vestir. O consumo humano atual vai muito além da necessidade. Na verdade, ele se mantém pela falsa impressão de que, de fato, precisamos de algum produto fisiologicamente, socialmente ou emocionalmente. 

Alexa


Segundo a Amazon, em 2019 eles venderam impressionantes 37,3 milhões de unidades do alto-falante inteligente Alexa. Ora, você realmente acha que alguém precisa de um aparelho que entenda e realize seus comandos verbais? Logicamente, não. Felizmente, a solidão da humanidade não costuma ser efetivamente tratada por meio de assistentes virtuais, pelo menos por enquanto. No entanto, as numerosas vendas desse modelo e de outros similares evidencia o que procuro frisar neste tópico. Um grande negócio é mantido bem sucedido pelas contínuas criação ou antecipação de necessidades em seu público-alvo.

Então como fazer meu cliente pensar que precisa do meu produto?

Nesse sentido, isso pode acontecer, normalmente, de duas formas. A primeira gira em torno da inovação: elaborar um produto ou serviço nunca antes visto no mercado. Tem sido assim com os bancos digitais, os aplicativos de transporte e de delivery e as plataformas de comunicação virtual. A segunda, por outro lado, é mantida pela estratégia ousada e pelo investimento pesado em marketing. Tendo o seu produto ou serviço um bom diferencial, você, empreendedor, deve destacá-lo ao máximo. É assim que o seu cliente tomará conhecimento do que você faz e, possivelmente, priorizará você aos seus concorrentes.

Anúncio Publicitário

Pense no caso da Empiricus: você provavelmente se lembra das propagandas polêmicas envolvendo uma das funcionárias da empresa. Acontece que essa casa de research adota um estilo agressivo de marketing desde a sua fundação. Esse tipo de publicidade extremamente apelativo, não à toa, tem trazido resultados impressionantes para a empresa. Um exemplo disso é que ela multiplicou por seis sua base de clientes entre 2014 e 2018. Apesar disso, não necessariamente esse é o estilo de marketing que melhor combina com a sua empresa. No entanto, empreender esforços e investimento nessa área é fundamental para alavancar o seu negócio.

Um grande negócio sempre é escalonável e altamente otimizado

Por último, mas definitivamente não menos importante, o empreendedor deve focar na eficiência e na escalabilidade do seu negócio. Não adianta ter um produto bem divulgado, diferenciado e que atraia muitos clientes se você gasta mais do que ganha. Por isso, é essencial que qualquer grande negócio seja altamente e continuamente otimizado. Nesse sentido, um dos grandes pilares que se destaca é desenvolver e aplicar um layout industrial eficiente. Isso não somente pode aumentar massivamente sua produtividade, mas também reduzir drasticamente custos com energia e com manutenção da sua indústria.

Indústria


Pensemos novamente em algumas das empresas comentadas em outras partes desse texto. Imagine a logística envolvida na produção das AmazonAlexas. Seguramente, a preservação de um layout industrial que garanta alta e constante qualidade dos produtos é essencial para a empresa. Não somente isso, mas esse layout deve garantir alto volume de produção com custos baixos.

Portanto, agora você já sabe o que não pode faltar no seu empreendimento para torná-lo um grande negócio de sucesso. Resumindo, tenha um produto diferenciado, que atenda necessidades dos seus clientes e que você produza de forma escalável e otimizada. Se quiser saber mais sobre como tornar sua produção mais otimizada, nós te ajudamos! Ademais, se você tem interesse em identificar o tipo de layout ideal para o seu negócio, também pode contar conosco.

Arthur Cesar

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