fbpx

O que é um Manual de Boas Práticas de Fabricação?

 

Como manter o processo fluindo de forma organizada, segura e com qualidade? Essa é a dúvida de muitos empreendedores do setor alimentício no momento de criar o próprio negócio. Sendo assim, o conhecimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) é fundamental.


manual_de_fabricacaoAs BPF são um conjunto de atividades utilizadas para garantir as condições sanitárias básicas em toda a cadeia produtiva. Assim como garantir a conformidade dos alimentos com regulamentos técnicos. Dessa forma, para ter níveis adequados de segurança alimentar deve-se adotar as boas práticas de fabricação. Vale lembrar que a adoção de BPF é um requisito da legislação vigente.


Para garantir que seu negócio esteja de fato aplicando as BPF é preciso um Manual de Boas Práticas de Fabricação. O MBPF é um documento que registra informações e procedimentos de preparação e higienização de um estabelecimento. Além de registrar, também, informações da manipulação, armazenamento, transporte e comércio dos produtos.

Para conhecer um pouco mais sobre este documento obrigatório leia os tópicos a seguir.

Por que adotar as Boas Práticas de Fabricação?


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) considera obrigatório a aplicação e a documentação das BPF para todos os estabelecimentos ou empresas do ramo alimentício. Além do mais, essas práticas também devem estar presente nas indústrias de cosméticos, farmacêuticas, dentre outras. Sendo muito importantes para esses estabelecimentos pois proporcionam vários benefícios, como, por exemplo:

  • evitam multas perante a conformidade com as normas regulamentadas pela ANVISA;
  • possibilitam a instalação de uma política de controle de qualidade;
  • ajudam a melhorar a produção de alimentos;
  • ajudam a controlar desperdícios de matéria-prima, água e energia;
  • permitem a estruturação de Procedimentos Operacionais Padrão;
  • permitem a estruturação de Instruções de Trabalho para controle da produção;
  • reduzem a frequência de acidentes de trabalho;
  • demonstram respeito ao consumidor, ganhando a confiança desse.

O que um Manual BPF contém?

descrição_processosOs manuais BPF são documentos oficiais de uma empresa e devem ser de fácil acesso para a leitura. Neles devem estar descritas, detalhadamente, informações sobre o estabelecimento. Isso inclui instalações industriais, pessoal, operações, controle de pragas, registros e documentação para rastreabilidade.


Ademais, as informações sobre as instalações industriais estão associadas aos detalhes de fluxograma e planta do processo. Ou seja, deve constar desde informações sobre o material utilizado para construir as paredes do espaço físico até a disposição das instalações elétricas.

No que tange ao pessoal, deve conter informações e procedimentos para capacitar os funcionários envolvidos no processamento dos alimentos a terem condutas adequadas de higiene pessoal, além de fazerem o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

No item destinado às operações, tem que estar descrito de que maneira o processamento ocorre e como precisa ser executado. Em outras palavras, desde a recepção da matéria prima até à saída do produto final.
O controle de pragas corresponde a todas as medidas preventivas e corretivas necessárias em relação a presença de insetos, roedores e pássaros no local da produção.


Por fim, os registros e documentos adequados permitem, em sua maioria, a resolução rápida de problemas. Os documentos que estão associados às BPF são o manual e os procedimentos operacionais padronizados (POP’s).

Procedimento Operacional Padrão e Manual de BPF

Os Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) são exigidos para todas as indústrias, independente do tamanho ou do setor a qual a indústria pertence. Acima de tudo, os POP’s descrevem de forma objetiva os procedimentos necessários às atividades de produção e de uso de equipamentos. Dessa forma, os POP’s geralmente estão como itens específicos e relatados no Manual de BPF. Desta forma, os POP’s garantem que as boas práticas de fabricação sejam aplicadas de forma assertiva.

Consequências de não adotar as BPF

documento_regrasExistem portarias e resoluções que regulamentam as medidas de BPF em caráter geral, aplicáveis a todo tipo de indústria de alimento e serviços de alimentação, e também específicas, voltadas ao processamento de certos alimentos.


Sendo assim, contrariedade para com essas normas pode gerar consequências negativas, tais como multas, interdição ou até mesmo fechamento do estabelecimento. Além disso, um negócio que não tem suas atividades organizadas em um manual BPF não é considerado válido perante os órgãos de Vigilância Sanitária. Este fato pode deixar os consumidores receosos na hora de adquirir os produtos da marca.


Portanto, pode-se verificar que um Manual de Boas Práticas de Fabricação bem estruturado pode contribuir para alavancar seu negócio. Certamente, um MBPF proporciona muitos benefícios, tanto relacionados à qualidade do processamento para obtenção do produto final, quanto à confiança passada aos consumidores pelo fato de ser um estabelecimento em conformidade com as normas regulamentadoras.


Assim, se você pretende começar um negócio ou se já possui um e deseja aplicar as BPF’s e, consequentemente, seguir as normas da legislação em vigência, entre em contato conosco para mais informações. Será uma satisfação lhe ajudar a realizar o sonho de empreender.

Por Paulo Martinelli

Classifique este post!

1 comentário em “O que é um Manual de Boas Práticas de Fabricação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress