fbpx

Como ajudamos nosso cliente a desenvolver a receita de pão de queijos dos seus sonhos

produção de temperos

Você sabe como desenvolver uma receita ideal de pão de queijo? Além disso, você sabe qual o processo produtivo e os maquinários necessários para uma produção de baixa escala? E para uma produção industrial? Por isso, nosso cliente buscou a Mult, visando desenvolver uma receita de pães de queijo e começar a sua produção pensando em uma futura expansão.

Sobre a empresa/cliente

O nosso cliente, Renato, sempre teve o sonho de trabalhar com a produção de salgados e, por conta disso, foi atrás de cursos e vídeos na internet. Além disso, sempre foi um grande consumidor apaixonado por pão de queijo. Entretanto, nunca conseguiu fazer o pão de queijo que tanto almejava. Assim, seu sonho era produzir um pão de queijo gostoso, macio e que não murcha ou endurece.

Desafios e Análise Inicial

queijoApós diversas tentativas, o Renato tomou a decisão de colocar a realização dos seus sonhos nas mãos de profissionais. Por isso, ele fechou uma parceria com a Mult – Consultoria e Projetos no intuito de receber auxílio para o desenvolvimento das receitas da sua futura linha de pães de queijo congelados.

Após entender os objetivos do Renato, o projeto teria como noção de sucesso o desenvolvimento de uma linha de pão de queijo e todos os insumos necessários para abrir uma fábrica. 

Solucionando o Problema

Um projeto totalmente personalizado foi entregue ao Renato. Isso aconteceu através de uma série de etapas que serão melhor detalhadas a seguir.

1. Pesquisa Bibliográfica do pão de queijo

procedimentosO primeiro passo foi realizar uma breve pesquisa de mercado. Nessa etapa, listamos outras marcas de pães de queijo e suas características. Assim, o objetivo desta etapa é levantar informações que funcionarão como guia para o projeto e para o cliente. Além disso, pensamos na competitividade dos futuros pães de queijo, que devem estar a par das tendências do mercado. Com isso, foi possível traçar quais são os ingredientes, aditivos e embalagens mais utilizados na fabricação do produto.

2. Estudo de Normas e Boas Práticas de Fabricação do pão de queijo

Essa etapa do projeto tem como objetivo listar as principais normas vigentes no processo produtivo do cliente. Dessa forma, estudou-se sobre o controle de qualidade, congelamento, utilização de ingredientes e aditivos e embalagens. O objetivo das normas é garantir a segurança alimentar e nutricional dos alimentos.

Além disso, também realizou-se um Estudo das Boas Práticas de Fabricação. Para a fabricação do pão de queijo, o objetivo foi conhecer hábitos que devem ser idealmente seguidos. Portanto, eles também são essenciais no aumento da vida útil e da qualidade do produto final. 

3. Estudo de Ingredientes e Aditivos

Posteriormente, realizou-se o Estudo de Ingredientes. Nele estudou-se os ingredientes comumente utilizados na produção de pães de queijo. Além disso, essa etapa teve como objetivo conhecer o papel de cada ingrediente no produto final, assim como a sua importância. 

Adiciona-se aditivos com o objetivo de alterar de forma positiva características do produto final. Dessa forma, foram estudados aditivos que possam ajudar na conservação do produto ou melhorar sua aparência, sabor ou aroma.

Por fim, definimos as faixas de proporção dos ingredientes e aditivos a serem utilizados na produção. Além disso, foi feita uma etapa de Instrução aos Testes, com o intuito de auxiliar o cliente a iniciar os testes para saber a vida útil do seu produto.

4. Estudo de Embalagens e Congelamento do pão de queijo

Uma vez conhecidos os ingredientes e aditivos dos pães de queijo, a equipe prosseguiu com o Estudo do Congelamento. Nele, estudou-se os diferentes tipos de congelamento e indicou-se o mais adequado para o Renato. Isso foi feito analisando qual método proporciona maior durabilidade, qualidade e custo benefício para os produtos.

A etapa do Estudo de Embalagens, realizada logo em seguida, foi essencial para a proposição do material que mais se adequa aos pães de queijos. Uma embalagem apropriada é fundamental para aumentar a vida útil do produto e garantir que eles não sejam danificados. Todas as embalagens propostas estão de acordo com a legislação que rege o envase de alimentos no Brasil

5. Estudo do Processo Produtivo e Definição e Dimensionamento dos Maquinários

maquinario_producaoNa sequência, realizou-se o Estudo do Processo Produtivo. Para tal, estudou-se as etapas da fabricação do produto. Apresentou-se, então, as informações sobre cada parte do processo, bem como quais métodos e equipamentos são os mais adequados para atingir o objetivo de Renato. 

Em seguida, realizou-se a Definição e Dimensionamento de Maquinários, em que estão elencadas as informações sobre cada máquina envolvida na produção. Nessa etapa, levou-se em consideração o momento inicial e a futura expansão da empresa do cliente. Desse modo, orçou-se diferentes opções de maquinário, tendo como base o preço, confiabilidade, capacidade produtiva, dentre outros fatores

Implementação e Resultados

Após a apresentação e entrega do relatório final, o Renato já começou a providenciar tudo que indicamos e realizou os testes propostos. Assim, com base no projeto realizado pela Mult, o cliente conseguiu realizar o seu sonho de produzir pães de queijo de alta qualidade. 

Será que não está na hora de você também dar o primeiro passo para a realização do seu sonho? Entre em contato conosco e conheça mais sobre as nossas soluções personalizadas.

Depoimento do Cliente

“… Quando eu tomei a decisão em realmente colocar meu projeto em mãos de profissionais, entrei na internet e apareceu a Mult, ou seja, tive a certeza que era lá que meu projeto iria ser desenvolvido com muito carinho e dedicação, e lá encontrei uma equipe maravilhosa, o Adriano, a Luísa e o Yann, sem palavras para dizer o carinho, a atenção e a dedicação que recebi de todos. Só assim pude realizar o meu sonho, e o meu projeto, e eles conseguiram me entregar a tão sonhada receita que eu sonhava. Gratidão 🙏” – Renato

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress