fbpx

Sucos detox em larga escala: como produzir

sucos detox de frutas

suco natural Sucos detox são aqueles preparados utilizando frutas e vegetais com o objetivo principal de desintoxicar o organismo. Para isso, são escolhidos ingredientes naturais com propriedades antioxidantes, que também contém diversas vitaminas, minerais e são fonte de fibra.

Dessa forma, essa é uma nova maneira de consumir vegetais e, consequentemente, obter benefícios que vêm com esse consumo. A sociedade estar cada vez mais valorizando a saúde e a estética e casos de empresas que faturaram 2 milhões por ano são indicativos de um mercado em expansão. Então, o que falta para você produzir sucos detox em larga escala? Descubra como a seguir!

Produção de sucos detox em larga escala

Ao se pensar em uma ideia de um novo projeto, é essencial realizar ações para tirar ela do papel. Então, no caso de uma fábrica de sucos detox em larga escala, torna-se essencial planejar como a produção deve ser realizada. Apesar de que cada receita necessita de um processo produtivo específico, podemos considerar que, geralmente, contamos com as etapas:

Legislação

legislaçãoEm primeiro lugar, é necessário conhecer as leis e normas que regem a produção de sucos detox no Brasil. Isso, pois estar atento às legislações é necessário para iniciar o planejamento e obter um registro para começar a manufatura. Além disso, evitam-se futuros retrabalhos, multas e até o fechamento de portas.

Recepção

Essa é a etapa na qual os ingredientes chegam na fábrica. Nela, deve se pensar em formas de armazenamento onde eles ficarão até que utilizem-nos na produção. Por se tratarem de frutas e legumes, é necessário pensar na conservação, sendo a refrigeração um método eficaz.

Lavagem

Um dos fatores que mais impacta a qualidade dos sucos detox é a qualidade dos ingredientes utilizados. Logo, deve-se assegurar que as frutas e os legumes estejam devidamente higienizados, algo que agrega muito valor à produção. Além disso, isso é essencial para cumprir requisitos mínimos sanitários

Classificação

Assim como a última etapa, considera-se essa de extrema importância para assegurar a qualidade dos sucos detox produzidos. Isso, pois nela frutas e legumes são colocados em esteiras para serem julgados como qualificados ou não para a produção. O objetivo desse procedimento é identificar quaisquer defeitos que tornem o ingrediente inválidos. Por exemplo, aqueles causados por fungos, animais e estágio de maturação inadequado. Com isso, é possível garantir uma maior qualidade e padronização do produto final.

Descascamento e Corte

Essa etapa é aquela responsável por descascar e cortar ingredientes, quando necessário. Realiza-se o descascamento por meios mecânicos ou físico-químicos, dependendo da necessidade da matéria-prima. Já o corte é algo que deve ser feito imediatamente após o descasamento. Isso, pelo fato de que a maioria das frutas e legumes possuírem alta ação enzimática sem a casca. É recomendável que ele seja feito com maquinários adequados à produção, considerando o produto final e as futuras etapas.

Trituração ou desintegração

Esse processo pode se diferenciar entre a trituração e a desintegração, dependendo dos ingredientes utilizados e do suco detox desejado. O objetivo dessa etapa é diminuir as frutas e legumes em pequenas partículas para facilitar a próxima etapa. É de extrema importância que se esteja ciente das particularidades da matéria-prima nessa parte. Por exemplo, a banana e a maçã escurecem rapidamente após esse processo. Assim, uma solução para esses casos é mudar a temperatura na qual realiza-se essa etapa, para desativar ações enzimáticas.

Despolpamento ou Extração

Essa é a etapa onde, de fato, obtém-se o suco dos ingredientes. Apesar de os processos serem diferentes, dependendo das matérias-primas utilizadas, o objetivo dela é o mesmo. No despolpamento, frutas e legumes triturados passam por maquinários com muitas réguas de aço e peneiras de diversos tamanhos. Já na extração eles passam por uma prensa mecânica.

Mistura

Obtidos os sucos dos diversos ingredientes que compõem o suco detox, é hora de misturá-los. Utilizando um blender tank, despejam-se os sucos nas quantidades calculadas da receita para que se forme o produto final desejado.

Pasteurização

Dentre os diversos métodos de conservação aplicados, considera-se este um dos mais importantes no setor. Isso, pelo fato de que o calor do processo elimina microrganismos que podem prejudicar a qualidade do produto. Além disso, ele é capaz de favorecer a inativação de enzimas que podem facilitar a degradação dos sucos. Assim, realiza-se a pasteurização para garantir a assepsia das bebidas e aumentar suas vidas úteis.

Envase

Depois dos processos de produção dos sucos de detox, focar-se na embalagem do produto torna-se necessário. Ela tem como objetivo protegê-lo e conservá-lo. Assim, após decidir o recipiente nos quais serão armazenados os sucos é importante que se envase o produto devidamente.

Armazenamento

Após a envase das embalagens dos sucos detox, devemos planejar como ficarão armazenados até que saiam da fábrica. Assim, torna-se essencial considerar tanto a logística de armazenamento dos produtos dentro do espaço disponível quanto pensar em como preservá-los até o momento que recolhidos é essencial.

Análise da viabilidade

análise da viabilidadeAlém dos procedimentos descritos acima, é de extrema importância que se pense na viabilidade ou não dessa produção. Nessa etapa, temos em mente todos os processos a serem feitos e seus respectivos custos. Assim, é possível realizar diversas constatações acerca da fábrica, como os custos iniciais e mensais, assim como determinar um preço final para os sucos detox. Afinal, do que adianta investir em um projeto que não trará retornos?

Conclusão

Com isso, conclui-se que deve se pensar em diversos processos, para que se produza sucos detox em larga escala. Para isso, é essencial que empreendedores tenham pessoas com experiência e qualificadas para auxiliar a colocar ideias em prática. E você, sentiu interesse na oportunidade de explorar esse novo mercado em ascensão? Entre em contato com um de nossos consultores para entender como podemos te ajudar nisso!

Henrique Hollerbach

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress