fbpx

Aroma para velas aromáticas: diferentes tipos e efeitos

velas aromáticas

Nesse texto, iremos explicar sobre os diferentes tipos de aroma para velas aromáticas e seus benefícios para a saúde

óleo essencialA busca por velas aromáticas, principalmente na internet, ganhou bastante notoriedade durante o período da pandemia. Todavia, o aumento da busca por esse produto não é devido ao acaso. Além de proporcionar um cheiro agradável ao ambiente e um toque decorativo, as velas aromáticas também fornecem uma iluminação sutil. Dessa forma, permite o descanso da visão e auxilia no relaxamento.

Quando inalamos um aroma, nosso corpo manda mensagens para nosso sistema límbico, responsável pelas emoções, proporcionando sensações de bem-estar. Além disso, nada melhor do que chegar em um ambiente e sentir um perfume diferente no ar, aquele cheiro que passa uma sensação de prazer e aconchego, ou que até mesmo te desperta memórias de bons momentos vividos. Se você se identificou com o que estou falando, então esse é o texto certo para você!

Tipos de aromas para velas aromáticas e seus efeitos

As velas aromáticas, em sua maioria, são compostas de cera, sendo essa de origem vegetal ou derivada do petróleo. Além disso, possuem um pavio que, normalmente, é de algodão. Por fim, o óleo essencial que irá proporcionar o aroma desejado, perfumar o ambiente e estimular as diferentes partes do cérebro. Quer saber mais sobre os diferentes tipos de aromas para velas aromáticas? Descubra a seguir alguns deles e saiba quais os seus efeitos.

Pitanga 

Um aroma tipicamente brasileiro, o seu óleo essencial é considerado de origem nobre na aromaterapia, e é extraído das folhas e dos galhos da pitangueira. Recomenda-se sua fragrância para pessoas que buscam mais alegria e bondade na vida. Ela atua proporcionando autoconfiança, bom senso e amor-próprio. Utiliza-se bastante o seu óleo essencial na formulação de cosméticos e tratamento facial, devido ao seu efeito anti envelhecimento e regeneração celular. Com isso, proporciona-se uma pele mais bonita, hidratada, livre de rugas e linhas de expressão.

Canela

A canela, uma queridinha dos brasileiros, é muito utilizada tanto no preparo de pratos doces e salgados, quanto bebidas. Possui um aroma doce, picante e bem característico.  Na aromaterapia é muito utilizado com objetivo de melhora das funções cognitivas, na resposta visual-motora e é capaz de estimular a concentração e a memória. O seu óleo essencial apresenta propriedades bactericidas, fungicidas, antioxidantes e anti-diabéticas, além de ser utilizado na produção de óleos corporais e hidratantes.

Capim-Limão

capim_limãoO capim-limão, por sua vez, apresenta um aroma herbal-cítrico, presente em plantas com características cítricas, o que garante a ele uma sensação de refrescância. Aliás, seu aroma possui efeito estimulante e indica-se o uso para melhora do cansaço físico, mental, ajuda no combate a insônia, na liberação da raiva e emoções contidas. O seu óleo essencial pode atuar como analgésico, antioxidante, anti-inflamatório e aliviando dores de cabeça.

Jasmim

O jasmim é uma bela flor. Além de tudo, o seu óleo essencial é profundamente afrodisíaco e relaxante. Ele auxilia na diminuição do estresse, tensão nervosa, fadiga, irritabilidade e falta de libido. Além disso, ajuda na regulação do sono e aprofunda a respiração, diminui os espasmos dos brônquios e traz alívio a quem apresenta tosse ou problemas na voz. 

Laranja

É a fruta mais produzida no Brasil, e está presente na maioria das casas dos brasileiros. Extrai-se seu óleo essencial das cascas da laranjeira e possui um aroma cítrico, fresco e intenso. Ele pode sofrer alterações dependendo do tipo de casca da qual foi extraído. Além disso, utiliza-se na eliminação de toxinas da pele e apresenta um caráter antioxidante devido a grande presença da vitamina C. Por isso, utiliza-se muito sua fragrância como relaxante, auxilia no sono e traz alegria ao ambiente.

Alecrim

Uma planta que exala um aroma agradável, característico e forte. Esse aroma possui diversas propriedades terapêuticas e é uma das principais essências utilizadas na aromaterapia. Além disso, ela é utilizada na melhora da memória, concentração, raciocínio, no aumento do auto astral e é perfeito para a manutenção do bom humor. Utiliza-se muito o seu óleo essencial em técnicas de rejuvenescimento facial, no combate a infecções, prevenção de cáries e na melhora da circulação sanguínea.

Patchouli

O patchouli é uma planta originária da Indonésia, um país localizado entre a Ásia e Oceania. Possui um perfume forte e amadeirado, o que fomenta a sua utilização na perfumaria e na aromaterapia. O seu óleo essencial apresenta diversas propriedades, sendo elas: antifúngico, anti-inflamatório, antidepressivo, antisséptico, desodorante, repelente e sedativo. Além disso, é também um aliado para pessoas que sofrem de insônia, estresse e ansiedade. Trazendo assim, maior fluidez aos pensamentos e revigorando a mente

Conclusão 

florPortanto, os óleos essenciais contidos em cascas de árvores, plantas, flores, galhos e raízes podem produzir o aroma para velas aromáticas. Os tipos de aromas existentes não se limitam apenas aos citados anteriormente, além desses, existem diversos outros óleos essenciais com propriedades e efeitos diversos. Alguns exemplos são lavanda, eucalipto, baunilha, hortelã, camomila, rosa, cedro, tomilho, entre outros. 

Por fim, para se produzir velas aromáticas, o primeiro passo é decidir qual efeito você pretende que sua vela aromática proporcione. Dessa forma, deve-se considerar pontos importantes como, a utilização do óleo essencial, o tipo de combustível (parafina ou ceras vegetais), o molde no formato de sua preferência e um pavio de algodão. Para que assim, as suas velas fiquem com o seu estilo. Quer aprender como produzir suas velas aromáticas e como garantir que elas tenham um aroma duradouro? Acesse esse outro texto do nosso blog e descubra como otimizar a duração de velas aromáticas.

Maurer Castro

Classifique este post!

1 comentário em “Aroma para velas aromáticas: diferentes tipos e efeitos

  • Muito bom o post, texto bem informativo e estruturado, as ilustrações trouxeram um toque a mais. Achei interessante os benefícios de cada aroma, e já adicionei na lista alguns para pedir minhas velas aromáticas! Parabéns aos envolvidos, prendeu minha atenção do início ao fim 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *