fbpx

Como começar sua própria fábrica de cosméticos?

O mercado de beleza é, tradicionalmente, um dos seguimentos mais fortes da economia brasileira. Dessa forma, empreender na indústria de cosméticos é uma grande oportunidade, seja criando a própria marca ou atualizando as mercadorias de uma empresa já existente. No entanto, devido à grande variedade de produtos no mercado, para se investir em uma fábrica de cosméticos são necessários vários conhecimentos, como, por exemplo, quais são as tendências do mercado, quais novas tecnologias vêm surgindo e quais os testes necessários para garantir a qualidade do produto.

Em um setor extremamente competitivo e dinâmico, apontamos 3 passos fundamentais para ajudar você a começar a sua própria fábrica de cosméticos. Quem sabe até mesmo desenvolver uma formulação inovadora.

1. Pesquisa de mercado

Essa etapa é o ponta pé inicial para quem deseja criar um produto competitivo, uma vez que ela permite analisar as necessidades do mercado e do público alvo desse cosmético, de modo que o empreendedor entenda as necessidades e as tendências e inovações desse ramo. A partir desse diagnóstico, é possível identificar padrões e características dos produtos já existentes, como princípios ativos, funções, coloração, aroma, volumetria, viscosidades, além das preferências e das necessidades dos clientes. E, com isso em mãos, é mais fácil inserir um produto novo no mercado com uma grande aceitação, precavendo-se de prováveis problemas.

2. Desenvolvimento de novas formulações

Reunindo todas essas informações, podemos dar início à fase de formulação e de testes. Esta etapa consiste em análises técnicas e sensoriais do produto, bem como sua validação frente aos órgãos reguladores. A composição e as matérias-primas são estudadas para garantir as propriedades físico-químicas desejadas, em escala laboratorial e, posteriormente, industrial. Sendo assim, é importante verificar a infraestrutura e a qualidade do laboratório parceiro. Assim como a tecnologia dos equipamentos disponíveis no processo de inovação de um produto também deve ser verificada.

3. Estudo de estabilidade

Finalmente, para se destacar na indústria de cosméticos, é preciso garantir que tudo aquilo que foi estudado no laboratório e produzido na empresa chegue com as mesmas características para o cliente. Por isso, é imprescindível verificar o tempo de validade do produto e as suas implicações na saúde durante o uso. Nessa etapa é importante analisar também se os métodos de armazenamento, embalagens e transporte estão adequados ao cosmético. Falhas nesses processos podem gerar prejuízos e atrasos nas entregas, então, fique atento.

A fim de se alcançar esses resultados, é importante o auxílio de consultorias, uma vez que elas fornecem diretrizes específicas conforme os interesses do empreendedor. Dentre as empresas capacitadas a fornecer esse serviço, encontra-se a Mult Jr. Empresa formada por graduandos de Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais.

Nós, da Mult Jr, estamos no mercado há mais de 10 anos. Contamos com o apoio de professores especialistas e com a infraestrutura de laboratórios da UFMG. O motivo de estarmos ativos há tanto tempo é um só; Sonhamos o sonho de nosso cliente, entregando a ele projetos de excelência.

Quer montar a sua própria fábrica de cosméticos ou desenvolver uma formulação? Entre em contato com a gente.

Por Raíssa Fantazzini 

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress