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Como ajudamos nosso cliente a iniciar sua produção de temperos

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Os temperos são acrescentados a um alimento para oferecer sabor, aroma, cor ou realçar o seu paladar. Sua utilização é muito variável, ou seja, vão ao encontro dos hábitos e tradições das regiões. No Brasil, a produção de temperos é importante pois eles são largamente utilizados para os mais diversos pratos. Eles podem ser feitos de forma caseira ou comprados prontos, opção mais popular pela praticidade oferecida ao consumidor.

Atualmente, há uma grande variedade de temperos no mercado brasileiro, sendo vendidos molhos, temperos em pasta, em pó, etc. Porém, apesar de essenciais para um prato delicioso, produzir comercialmente temperos não é tão simples. É necessário entender os fatores para fazer uma receita de sucesso e a melhor forma de elaborar o processo produtivo. Também é preciso conhecer as normas vigentes e ter o conhecimento técnico para o investimento em uma fábrica ser lucrativo.

Abrir uma produção de temperos é uma ótima oportunidade. Mas, apesar disso, o suporte é essencial para que sejam produzidos de forma adequada. Ao vender condimentos de qualidade, é possível conquistar o público e ter uma fábrica de sucesso. Dessa forma, ter bons produtos e o auxílio para abrir sua fábrica foi o que levou o Ricardo a nos contratar.

Sobre o cliente 

Nosso cliente Ricardo é um empreendedor do interior de Goiás. Vendo o sucesso que os temperos fazem em sua região, decidiu investir nesse ramo. Ele tem como objetivo abrir uma fábrica e iniciar a produção de temperos sendo eles: alho e sal; alho triturado sem sal. Além de alho, sal e pimenta; pasta de alho; tempero completo com e sem pimenta; tempero de ervas finas e molho de alho. 

Além disso, ele busca que os seus produtos tenham uma boa qualidade e se destaquem no mercado local. Dessa forma, é possível que consiga expandir sua produção futuramente e se torne referência no mercado. Para isso, ele tem interesse em saber quais medidas devem ser tomadas para a estruturação da fábrica

A partir dessa situação, o Ricardo entrou em contato com a Mult – Consultoria e Projetos. Ela fechou a parceria conosco, visando auxílio de excelência para elaborarmos seus 8 temperos e a linha de produção deles.

Desafios 

O Ricardo encontrava didesafiosficuldades relacionadas à falta de conhecimento técnico para realizar o sonho de abrir sua fábrica. Essa situação é muito comum, uma vez que para investir em um novo negócio é necessário o entendimento sobre o ramo. Além disso, começar uma marca de alimentos demanda diversos gastos que, caso feitos sem planejamento, prejudicam o negócio antes mesmo de começar. Buscando o conhecimento adequado para propor as melhores soluções para sua fábrica de temperos, o Ricardo enxergou a Mult como a solução. 

Um exemplo para a necessidade desse planejamento era o receio do Ricardo acerca de quais maquinários investir para construir sua fábrica. Definir os maquinários adequados para o processo produtivo é de extrema importância para evitar custos desnecessários e ter uma produção otimizada. Com isso, Ricardo percebeu que a Mult era ideal para solucionar essa dor. Assim, elaboramos toda a linha de produção para os temperos. Dessa forma, Ricardo pode efetivar seu sonho de ter sua fábrica.

Análise Inicial

Durante a negociação, o Ricardo passou marcas de referência para ele e deixou claro como era importante ter produtos competitivos e de qualidade. Também ressaltou que era essencial elaborarmos um processo produtivo indicando maquinários que ofereçam otimização na fábrica. Além disso, alinhamos com ele se possuía restrições em relação aos ingredientes e embalagens. 

Por fim, acordou-se o orçamento desejado para os maquinários do processo produtivo e quais os temperos que o cliente gostaria de produzir. Com essas respostas, o projeto teve como foco: 

  • Desenvolver produtos de qualidade, levando em consideração as marcas de referência para o cliente;
  • Recomendar os melhores maquinários para a futura fábrica do cliente.

Dessa forma, ofertamos soluções  que atendessem exatamente às suas necessidades.

 Solucionando o Problema 

Iniciou-se o projeto após compreender os objetivos e os desafios do Ricardo. Assim, de forma personalizada para o cliente, o projeto teve como noção de sucesso: ter os insumos necessários para abrir a fábrica de temperos. Isso foi possível através de várias etapas que serão pontuadas a seguir:

1. Pesquisa Bibliográfica e Levantamento de Normas de Produção de Temperos

O primeiro passo foi a realização de uma pesquisa de mercado. Nessa pesquisa, elencamos  marcas dos temperos desejados pelo cliente, atentando-se a diversos fatores. Dentre eles estão os ingredientes e aditivos utilizados, embalagens, bem como prazo de validade, para termos conclusões sobre os produtos referência no mercado. Com isso, foi possível traçar a média de preço e de vida útil dos produto, os ingredientes, aditivos e embalagens mais utilizados

O levantamento de normas teve como um de seus objetivos garantir que as informações estariam em conformidade com a legislação brasileira. Para isso, foi necessário, inicialmente, identificar em qual categoria os temperos estão inseridos de acordo com a ANVISA, órgão relacionado às normas alimentares. A partir disso, foi possível levantar quais seriam as quantidades permitidas para cada classe de aditivos.  

Além disso, mapeamos as principais boas práticas de fabricação relacionadas à produção de alimentos. Assim, é possível garantir que o processo produtivo do cliente esteja adequado e, com isso, sem chance de contaminações externas. Dessa forma, garantiu-se a segurança da escolha final dos componentes e a segurança na produção, para a prevenção de contaminações. Assim, guiamos o restante do projeto de forma direcionada. 

2. Definição dos Ingredientes e Aditivos  

Após compreender o cenário geral do mercado de temperos, além da sua classificação pela ANVISA, iniciou-se a definição dos componentes de cada tempero. Na etapa, estudou-se os ingredientes e aditivos mais frequentemente usados pelo mercado na produção dos produtos desejados pelo Ricardo. O objetivo da pesquisa era entender quais impactos os ingredientes e aditivos traziam nos produtos, em questão de sabor, vida útil, qualidade e aparência. Com base nisso, foi possível determinar os pontos de atenção em relação a cada componente.

Acerca dos aditivos estudados ressaltou que a utilização de cada um deve estar relacionada a um ganho. Para isso, considera-se ganhos de durabilidade, consistência, sabor, ou outra característica que o Ricardo desejasse para seus temperos. Assim, tendo os resultados obtidos em vista, concluímos quais os ingredientes e aditivos ideais para o Ricardo. Além disso, foi possível prevenir possíveis pontos de atenção ocasionados por eles, visando maior qualidade dos produtos

Com os componentes escolhidos, realizou-se a definição das faixas de proporção mais recomendadas para a produção de cada tempero do Ricardo.  Essas faixas são porcentagens sugeridas para cada ingrediente do produto. Isso se deve, principalmente, ao desejo da Mult para que o cliente tenha a liberdade de escolher o gosto de seus produtos.

Ressaltamos a importância de ter um produto com uma receita particular, que consiga se diferenciar e destacar dos demais. Deste modo, a partir das faixas de proporção propostas na etapa, o Ricardo conseguiu chegar em suas receitas da melhor forma. Assim, foi ele foi capaz de entrar no mercado de forma competitiva.

3. Estudo de Embalagens 

As embalagens, tem como função garantir a conservação, proteção, transporte e manuseio dos alimentos de forma segura. Além disso, influenciam na estática do produto, tornando-o mais atrativo ao consumidor. Portanto, a embalagem correta é um dos fatores de grande impacto para alimentos de sucesso.

Para definir as melhores embalagens, teve-se como base o desejo do cliente. Por isso, considerou-se o tipo de tempero em questão, o tamanho e volume, além de aspectos estéticos. Além disso, foi feita uma pesquisa de fornecedores e orçamentos, levando em consideração o custo x benefício para o Ricardo.

4. Processo Produtivo e Definição de Maquinários

maquinario_producaoEssa etapa do projeto consistiu no estudo das etapas do processo produtivo e maquinários necessários. Primeiramente, alinhou com o cliente o volume de produção desejado para estabelecer a melhor linha de produção possível. A equipe analisou o processo de fabricação de cada tipo de tempero. Esse estudo demonstrou que, mesmo sendo produtos diferentes, a produção era simples e possuía similaridades. Além disso, foram utilizadas ferramentas técnicas, como fluxogramas e o balanceamento de linhas, para garantir uma produção otimizada.

Logo após, foi feita a análise dos maquinários que seriam propostos para o cliente.  Escolheu-se os melhores e mais adequados para o tipo e porte de sua produção de temperos. Assim, sugerimos os equipamentos, desde os mais simples, como bacias para mistura, até maquinários mais complexos, como dessecadoras. Simultaneamente a essa informação, a equipe também realizou o orçamento dos maquinários propostos para as clientes. Além disso, indicou os maquinários essenciais para o início da produção de temperos. Ademais, demonstrou-se quais equipamentos poderiam ser adquiridos com o crescimento da empresa e expansão da marca. Indicou-se contatos, valores e localização dos fornecedores, de forma a facilitar o processo de aquisição dos equipamentos pelo cliente.

5. Análise de Custos

receita_lucroPor fim, fez-se uma análise de custos para entender os gastos operacionais envolvidos na produção. Essa análise implica desde o preço dos ingredientes, até o consumo de água e energia elétrica dos equipamentos. Deste modo, a partir das informações sobre as máquinas definidas, realizou-se os cálculos dos custos envolvidos na produção. Essa análise foi feita com base nos orçamentos e nas faixas de proporção dos componentes, considerando-se a capacidade pretendida pelo cliente. Por fim, foram incluídos os gastos da fábrica com energia elétrica,  água e número de trabalhadores

Implementação na Produção e Resultados

Após a apresentação do projeto e entrega do relatório, o Ricardo já está montando sua fábrica, testando os componentes e adquirindo os maquinários indicados. Portanto, ele espera, em breve, estar com a fábrica aberta e conta com o suporte da Mult para o sucesso do empreendimento!

Com as informações fornecidas, o Ricardo conseguiu as proposições necessárias para realizar o sonho de abrir seu novo negócio!  Será que não está na hora de você também alavancar seu negócio? Entre em contato com a gente para um diagnóstico gratuito!

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