fbpx

Alimentos Veganos: Vale a pena investir nesse mercado?

Alimentos veganos

A oferta de alimentos veganos cresceu muito nos últimos anos. Podemos ver que esse mercado, que exclui completamente ingredientes de origem animal, está atraindo cada vez mais pessoas conforme o tempo. Isso se comprova ao se observar os mais de 7 milhões de brasileiros que se identificam como veganos (segundo pesquisa do Ibope de 2018). E são essas pessoas que demandam por mais produtos e promovem o crescimento de diversos negócios deste ramo.

terra com brotoEmpresas globalmente reconhecidas já estão se adaptando a essa nova tendência de mercado. O McDonald’s, gigante do setor de fast-food, é um exemplo perfeito disso. Em 2021, a empresa lançou uma linha permanente de hambúrgueres veganos na Europa, o McPlant. E não para aí: a rede de lanches ainda planeja expandir a oferta para todo o mundo nos próximos anos. 

Quer saber se vale a pena investir nesse mercado em ascensão? Neste texto explicaremos mais sobre as razões desse mercado ser promissor.

Alimentos Veganos e Veganismo em ascensão


Não faltam motivos para se tornar vegano
. Seja objetivando cuidar da saúde, preocupações ambientais ou a causa animal, essa prática representa uma resposta para diversas pautas importantes e atuais. Por isso, vemos nos últimos anos um crescimento enorme nas pesquisas sobre esse tema. O Google relata que somente em 2020, houve uma alta de 50% nas pesquisas sobre veganismo

gráfico de crescimento

Seguindo essa tendência, observa-se que a população também tem interesse em consumir alimentos veganos. Nesse sentido, conforme o veganismo cresce no país e no mundo, esse mercado segue o mesmo rumo. Um ótimo exemplo é a marca de chocolates veganos SuperVegan, que estima crescimento de 10x na produção até 2022. Sendo assim, consumidores e investidores mandam sinais claros de preferência ao mercado.

Diferente do que muitos pensam, o veganismo não se relaciona apenas a alimentação, mas sim a todo um estilo de vida. Cosméticos, vestuário e produtos de limpeza são somente alguns dos diversos segmentos que esse tema abrange. Desse modo, isso representa possibilidade ainda maior de retorno após um investimento no ramo.

Maiores cuidados com a saúde

Mais um dos destaques trazidos pelo veganismo são os benefícios à saúde. Apesar de crescermos escutando que precisamos de produtos animais para sermos saudáveis, os dados contradizem isso. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Florença, a eliminação de componentes animais na dieta humana reduz riscos de câncer em 15%. Além disso, outras pesquisas também alegam diminuição nos riscos de doenças cardiovasculares, oculares e renais.

homem saudávelDemonstrando certa conscientização da população, uma pesquisa do Datafolha mostrou que 65% dos brasileiros pretendem reduzir o consumo de carne. Esse dado confirma uma futura tendência de consumo voltada a uma maior variabilidade de alimentos veganos e vegetarianos. Além disso, a pesquisa revela que 35% dos entrevistados se preocupam com as consequências que a proteína animal traz à saúde.

Seguindo esse viés, constatou-se que o recente surto de Covid-19 aumentou a cautela da população com relação à alimentação. Portanto, a desconfiança de muitos a respeito da fragilidade de dietas com proteínas animais foi trazida à tona nesse período segundo David Yeung. O fundador da empresa Green Monday afirma que a crise expôs fortemente a vulnerabilidade da cadeia de produção da carne.

Engajamento com o estilo de vida e alimentos veganos

Ser vegano está se tornando uma tendência. O maior acesso à informação e o desejo de muitos de se relacionar de forma mais justa com o planeta impulsionam isso. Ademais, o engajamento com tais temas, incluindo o consumo consciente, também potencializa o movimento, e consequentemente também o mercado vegano. 

alimento na baciaUm dos principais veículos de informação atualmente é a internet, e a alimentação se inclui nisso. Celebridades como Anitta e Miley Cirus são algumas das personalidades que contribuem para a divulgação do estilo de vida vegano. Isso afeta principalmente os jovens, o que reflete bastante as tendências de mercado futuras

Além disso, observa-se nos dias de hoje uma tendência de compartilharmos tudo que comemos em redes sociais. Por exemplo, movimentos como a “segunda sem carne” vem ganhando cada vez mais adeptos por influência disso. No Brasil ele existe desde 2009, sendo um dos maiores do mundo. Seu objetivo é incentivar a substituição do consumo de proteína animal pela vegetal em pelo menos um dia da semana. 

Conclusão

Sendo assim, aderir ao mercado de alimentos veganos é uma oportunidade promissora de investimento, com alta chance de retorno financeiro. Seja por uma busca da população por estilo de vida saudável, preocupações ambientais, ou pelo grande engajamento do tema. 

Os dados apresentados neste texto deixam isso claro. Além disso, mostram uma forte tendência de crescimento desse mercado no futuro. A cada dia há mais pessoas se tornando veganas, o que traz mais segurança para investimentos em produtos para esse público.

Essa pode ser, portanto, sua oportunidade de começar um negócio lucrativo. Se interessou por esse ramo? Nesse texto a gente te mostra como você pode aumentar a vida útil de seu produto vegano. Se preferir, entre em contato conosco e agende uma consultoria especializada para iniciar a sua produção de alimentos veganos!

Pietro Camargos

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress