fbpx

Como produzir molhos em larga escala sem deixar de ser artesanal

tomato and tomato puree with parsley in bowl

A produção de molhos representa um mercado  muito promissor e com grande representatividade no mercado. O consumo destes produtos de caráter artesanal vêm aumentando e consequentemente os produtores devem se atentar para que sua produção consiga atender a demanda. É importante saber como produzir molhos sem que sua produção deixe de ser artesanal.

Muitos fabricantes de molhos artesanais receiam que aumentar sua produção tornaria o seu produto industrializado. Este tipo de pensamento é errado e existem diversas práticas e técnicas que pode-se aplicar na produção para que aumente a produtividade sem perder as características do produto. Quer saber como produzir molhos sem que sua produção deixe de ser artesanal? Descubra a seguir o que deve fazer.

Aumentar a vida útil dos molhos

O aumento da vida útil do molho parece, a princípio, não ter relação com o aumento da produtividade. Porém, para este aumento, o produto deve possuir uma validade elevada, considerando que os envios para expedição e armazenamento demandam mais tempo em maiores produções. 

Para isso, não é necessário que se use aditivos nem processos que alterariam as características artesanais do produto. Desse modo, métodos que envolvem tratamento térmico e outros métodos de conservação, alterações na embalagem, identificação de pontos de atenção em ingredientes, são práticas que podem refletir significativamente na validade final.

Os estudos anteriormente apresentados são serviços que a Mult realiza, com mais detalhes neste link.

Planejamento Industrial e Layout IndustrialFluxograma de um processo

Diferentemente do aumento de vida útil, que tem o foco nos molhos em si, o planejamento e layout industrial possuem foco na linha produtiva

Visando o aumento na produtividade, espera-se consequentemente a necessidade de maquinários mais desenvolvidos ou até mesmo adquirir equipamentos para a linha produtiva dos molhos. Dessa forma, deve-se realizar esta etapa de forma planejada, visando adequar a quantidade que se deseja fabricar e garantir que não haja investimentos equivocados. 

Já o layout industrial visa otimização dos processos produtivos, reduzindo o tempo gasto para o preparo dos molhos e até mesmo o número de funcionários. Dessa maneira, a aplicação de um layout assertivo garante que os processos ocorram de maneira mais eficiente, evitando perda de tempo e consequentemente refletindo em um aumento na quantidade produzida.

Encontra-se o planejamento e o layout industrial na carta de serviços da Mult. Pode-se encontrar mais informações neste link.

Foco na Qualidade do Produtográfico de crescimento

Um diferencial dos produtos artesanais quando comparado aos industrializados é justamente o foco existente no produto final. Para produtos artesanais, observa-se um maior cuidado referente ao rótulo, embalagens e matérias primas utilizadas. Visando permanecer com estas características mesmo em uma produção mais elevada, necessita-se desse cuidado. 

O uso de matérias primas de qualidade é fundamental para a qualidade do produto final. Além disso, deve-se ter cuidado em todo o processo produtivo para que o molho produzido permaneça com as características artesanais.

Adquirir um Manual de Boas Práticas de Fabricação

Outra prática para aplicar-se, que irá contribuir positivamente para o aumento da produção sem perder as características artesanais, é adquirir um Manual de Boas Práticas de Fabricação. A importância de adotar este manual está relacionada a garantia de um padrão elevado de qualidade, evitando desperdícios, aumentando a produtividade e permitindo uma padronização nos molhos produzidos. 

Além dos benefícios apresentados por adquirir o manual, pode-se citar outros relacionados a legalização da produção. Sendo assim, multas e complicações na justiça também seriam evitadas.

Conclusão

Por fim, como pode ser visto, existem diversas técnicas que pode-se aplicar para garantir que o produto continue com o selo artesanal, porém se adequando a uma produtividade elevada demandada pelo mercado. Tais soluções para produzir molhos em larga escala envolvem tanto uma ação direcionada ao produto, como direcionada a linha produtiva. Além disso, recomenda-se uma combinação das técnicas.

A Mult Consultoria realiza alguns serviços apresentados, entre eles: o aumento de vida útil, planejamento e layout industrial e confecção do manual de boas práticas de fabricação. Em todos os serviços, realiza-se um estudo personalizado, levando em conta, por exemplo, o tipo de molho produzido e quantidade desejada. 

Quer saber mais? Entre em contato com algum de nossos consultores!

Giovanni Ferrari

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress