Produtor de brownies e outros doces na região do Rio de Janeiro, João é dono da Jovi Artesanal. João preza pela qualidade de seus produtos e está sempre buscando saber mais e aprender sobre o mercado dos doces. Motivado pelo espírito empreendedor, João buscava inovar em seus produtos e consolidar um novo tipo de brownie, com uma durabilidade maior. Então João buscou auxílio da Mult para permitir a sua produção, sem aumentar seus custos. Um ponto muito importante para ele era a manutenção do aspecto úmido da massa desse brownie, que apresentava um ressecamento.
A partir do primeiro contato com o cliente, nós da Mult aceitamos a missão de auxiliar nosso cliente a alcançar seu objetivo. Levamos em consideração o aspecto ideal de seu novo produto para realizar o projeto, permitindo seu lançamento. A partir disso, o aumento e consolidação das vendas seria uma consequência.
Os Desafios
Existem diversas grandes e pequenas empresas que atuam no setor da comercialização de Brownies no Brasil. Logo, era um grande desafio fazer com que os novos brownies ganhassem destaque e se tornassem competitivos no mercado.
O processo de deterioração de alimentos com o passar do tempo é algo normal e conhecido para cada tipo de produto. No entanto, em relação ao surgimento de fungos, precisamos identificar quais são os primeiros indícios.
Além disso, é necessário visar a menor alteração sensorial possível para o produto, ou seja, evitar que haja alteração em seu sabor. Esse é um fator de extrema importância, já que o sabor é o que caracteriza a marca e dá identidade ao doce fabricado. Assim, o desafio final seria analisar e selecionar os métodos possíveis para atingir os resultados esperados pelo nosso cliente.
Análise Inicial
Inicialmente para o projeto, é muito importante entender o que nosso cliente mais preza sobre seu produto e como é sua fabricação. Dessa forma, podemos saber quais possibilidades estão abertas no processo de inovação em produção. Nosso cliente obtinha uma fabricação de forma artesanal, porém com o auxílio de alguns funcionários para as fornadas e com maquinários semi automatizados para o processo de embalar.
Outro grande fator que levamos em consideração foi o local em que o cliente realizava os processos e a disposição dos equipamentos. Isso pode interferir na eficiência e também nos aspectos finais de qualidade. Existia a intenção de uma mudança para um novo local de produção, assim demos todos os direcionamentos tanto para o novo local quanto para o atual.
Solucionando o Desafio
Para alcançar os objetivos do cliente e solucionar os desafios identificados, elaboramos uma série de etapas cruciais para o projeto. Estas etapas foram executadas de forma personalizada à realidade do João. A partir de cada uma das etapas executadas ao longo do trabalho, sempre passamos nossas conclusões ao cliente. Assim desenvolvemos algo que seja realmente aplicável e estivesse em acordo com as expectativas. Dentre as etapas desenvolvidas, podemos citar:
1. Pesquisa de Mercado
Apesar do produto ser inovador no mercado de brownies, é importante verificar com quais tipos de doces nosso cliente irá concorrer. Dessa forma, a pesquisa de mercado foi uma etapa de grande importância, principalmente para coletarmos informações utilizadas posteriormente. Já que nosso cliente possuía um grande conhecimento do mercado em sua região, analisamos alguns produtos que utilizavam tecnologias variadas.
Ainda nesta etapa, verificamos o que se diferencia em cada uma das marcas encontradas no mercado, no que diz respeito à composição. Também levamos em consideração a variação nos ingredientes e o tempo de validade de cada produto para realizar uma análise comparativa. Logo, essa etapa foi relevante tanto para o estudo da conservação quanto para verificar o quão inovador o produto é. Analisamos essas informações posteriormente para que nossas soluções fossem de impacto.
2. Estudo de Normas
Outro fator relevante que estudamos para o brownie de nosso cliente foram as normas e as regulamentações de fabricação. Dessa forma conseguimos verificar todas as exigências quanto à composição e quanto à métodos utilizados industrialmente ou artesanalmente. É muito importante conhecer as normas vigentes para esse tipo de doce, pois elas regulamentam as permissões para o uso de aditivos. Além disso, também existem as indicações exatas de Boas Práticas de Fabricação que devem ser seguidas. Essas boas práticas foram um diferencial muito impactante para nosso cliente, que passou a seguir todas as indicações e já viu resultados.
3. Ingredientes e Aditivos
A partir do estudo anterior, verificamos a legislação brasileira para o produto, pontuamos todos os pontos sobre a composição do alimento. Assim, conseguimos chegar às melhores conclusões sobre os aditivos, ingredientes e processos que o João deveria adotar. Realizamos uma análise na receita utilizada pelo nosso cliente, visando garantir que o sabor do brownie seja preservado. Traçamos diversas alternativas que poderiam ser implementadas e listamos pontos positivos e negativos. Então, de acordo com a realidade do João, o próximo passo foi identificar as saídas mais viáveis.
O próximo desafio foi garantir que não haveria um grande aumento para o custo de produção do brownie. Portanto, adequamos os componentes e seus respectivos custos para a região do cliente, e indicamos os fornecedores com o melhor custo-benefício. Para facilitar o acesso do cliente aos recursos necessários para sua produção, nossa busca e negociação com fornecedores foram pautadas no melhor custo benefício.
4. Métodos de Conservação
Em seguida, a partir das conclusões tomadas sobre a composição do brownie e sobre as quantias permitidas pela legislação, já sabíamos como o produto poderia se comportar. Logo, nossas buscas pelos métodos de conservação mais adequados foram bastante assertivas para a especificidade do brownie. Nosso cliente, por ter bastante experiência no mercado de doces, já conhecia alguns métodos usualmente utilizados para conservação. No entanto, tinha algumas dúvidas com relação às tecnologias e métodos mais modernos para este feito.
Portanto, indicamos de forma comparativa como esses diversos métodos poderiam impactar a produção e quais recursos são necessários para que eles sejam eficientes. Considerando esses pontos, podemos garantir que nossa solução seria aplicável e acima de tudo, eficiente.
5. Embalagens
Outro fator importante que se relaciona diretamente com os métodos de conservação de um produto são suas embalagens. Estudamos esse tópico em seguida aos processos de conservação, em uma ordem estipulada de forma estratégica. Nessa ordem foi possível evitar o aparecimento de algum problema de incompatibilidade entre conservação e materiais utilizados no empacotamento do brownie. Durante a análise das embalagens e materiais passíveis de utilização, tivemos o cuidado de verificar o maquinário utilizado atualmente pelo cliente. Assim conseguimos manter seu uso e evitar o gasto com novos equipamentos de forma desnecessária e pouco eficiente a longo prazo.
Durante o estudo dessa etapa, retornamos diversas vezes às informações de nossa pesquisa de mercado para assegurar que o produto seguia ainda dentro dos padrões de consumo. Isso foi essencial, já que a embalagem possui mais do que a função de conservação do doce. Ela também representa o primeiro contato que o consumidor possui com o produto a ser adquirido. Prezamos por sempre conciliar a eficiência de conservação com a boa apresentação do brownie.
Além das embalagens finais para a comercialização, estudamos alguns materiais utilizados ao longo da fabricação dos brownies. Tais materiais, como formas e tabuleiros, impactam diretamente na qualidade final. Existem diversas possibilidades de custos variados e que funcionam de forma mais eficiente de acordo com a composição do produto. Desse modo, a partir da ordem estratégica dos tópicos estudados, concluímos quais seriam as melhores opções à situação.
6. Aplicação à Realidade do Cliente
Ao fim do projeto, para que nosso cliente alcance seu objetivo, após o estudo e a análise de diversas soluções, nosso dever é garantir que tudo seja adequado. Dessa forma, desenvolvemos um tópico dedicado especificamente para demonstrar como implementar o projeto. A partir disso, temos a garantia de que nosso cliente vai conseguir aplicar o que propomos e também conseguirá utilizar isso futuramente. Levamos em consideração o estado atual do cliente, mas também pensamos em seu novo espaço que era um de seus objetivos.
Dessa forma, visamos a permanência dos bons resultados. Para que tudo fique dentro dos conformes de qualidade e de segurança, desenvolvemos diversos informativos visuais e escritos. Neles estavam descritos os modos corretos para testagem e aplicação de aditivos, ingredientes entre outras recomendações de fabricação. Esse foi um material de grande importância até mesmo para que os funcionários e colaboradores tenham acesso para garantir a qualidade final.
Implementação e Resultados
O processo de implementação do projeto foi bastante rápido e dinâmico, uma vez que durante a execução estivemos sempre em contato com o cliente. Assim, ele foi capaz de realizar os testes antes mesmo da finalização de nosso trabalho e nos fornecer feedbacks para definirmos tudo da melhor forma. O contato e a transparência foram fundamentais para que os resultados fossem alcançados no projeto, já que entendemos qual era a noção de sucesso ideal.
Após diversas análises e testes, e inclusive após a entrega do projeto, recebemos a notícia de que o brownie atingiu uma durabilidade de cerca de 30 dias. Esse foi um ótimo resultado, já que inicialmente a duração era de apenas uma semana. Esse aumento de durabilidade nos brownies permite uma expansão de vendas e atuação no mercado de uma nova maneira, pois a validade era um dos pontos definitivos para o lançamento do produto. Acreditamos na ideia de um brownie inovador e auxiliamos nosso cliente em seu sonho de ver um projeto se tornar realidade.
E você? Já pensou em iniciar sua produção de doces? Entre em contato conosco para receber um diagnóstico gratuito e realize o projeto dos seus sonhos.