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Seis Passos para Abrir uma Indústria de Doces

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O ramo de fabricação de doces no Brasil é um dos que mais cresce e chama atenção pelo seu potencial. De acordo com dados da Euromonitor, o mercado chega a faturar 12 bilhões de reais por ano. Tendo isso em vista, a produção confeiteira é uma grande oportunidade para quem quer começar. 

Muitos empresários encontram dificuldades ao abrirem seu primeiro negócio. Por conta disso, a Mult separou dicas para abrir uma indústria de doces no Brasil.

Primeiro Passo: Pesquisa de Mercado e Planejamento estratégico

Nessa etapa, o empresário deve buscar entender como os seus concorrentes produzem. O empresário deve estudar quais produtos são mais vendidos, além de se atentar a onde ocorre a comercialização. Como o mercado é diverso, o empresário deve identificar qual o mais lucrativo e que combina com seu perfil.

Com base na pesquisa,  a pessoa deve escolher o que deseja produzir e também o seu público alvo. A partir disso, todos os seus pensamentos devem ser guiados por esses dois fatores. Isso, porque a sua produção será voltada para eles, assim, um bom planejamento estratégico define o futuro da empresa.

Segundo Passo: Definição do Lugar para Abrir a Indústria de Doces

A definição do lugar é de extrema importância para o futuro negócio, já que ele irá abrigar a produção de seus doces. A escolha deve ser feita com base em um planejamento estratégico, porque a localização deve se adequar aos seus objetivos.

O empresário deve estar atento a diversos fatores ao escolher a localização de sua indústria de doces. Dentre eles, o tamanho do local e suas divisões em áreas de fabricação e higienização. Além disso, os custos do lugar devem estar dentro do orçamento inicial disposto. Essa escolha deve ser feita com cuidado, pois tem impacto direto na maneira de produzir e no layout da fábrica.

Terceiro Passo: Pesquise a legislação vigente 

O estudo da legislação é essencial para a regulamentação de qualquer indústria, evitando futuros contratempos. Assim, é importante entender o que são as normas de boas práticas de fabricação e como elas afetam a produção. A regulamentação da fábrica também é necessária para a comercialização dos produtos, garantindo a qualidade dos produtos para o consumidor.

Outro ponto relevante é a regulamentação da empresa frente aos órgãos públicos. Alguns procedimentos, como o registro na prefeitura municipal, são necessários para a obtenção do alvará de funcionamento, por exemplo. A legislação de abertura também inclui registro na junta comercial e na secretaria da receita federal, entre alguns outros. Ademais, estar com todos os pontos normalizados previne complicações nas inspeções da ANVISA.

Quarto Passo: Ingredientes, Embalagens e Fornecedores

Nessa etapa, o gestor definirá os ingredientes e embalagens que serão utilizadas, portanto, qual será a matéria-prima. O administrador deve buscar um balanço entre qualidade, vida-útil, beleza e adequação ao seu orçamento. Essa escolha irá impactar diretamente na percepção dos clientes sobre seu produto, por isso deve ser feita com cuidado. A pesquisa de mercado fornece auxilio nessa tarefa, pois ela aponta quais matérias-primas são mais comuns entre os concorrentes.

Além disso, o produtor não pode se esquecer do seu planejamento estratégico e de quanto está disposto a gastar. Por conta disso, a delimitação de fornecedores que se encaixam em sua realidade é indispensável. Isto é, um fornecedor deve oferecer o melhor produto ao menor preço, em preferência com menor tempo de entrega. Feito isso, o gestor poderá definir parte de seus custos ao abrir sua indústria de doces.

Quinto passo: Maneira de Produzir e Layout Industrial

Nesse momento, a sua indústria de doces passa a se concretizar e ficar mais próxima da realidade. A forma como sua produção se organizará será estabelecida, conforme as características do lugar definido anteriormente e seu planejamento estratégico. O potencial da localização deve ser explorado ao máximo, respeitando sempre as normas vigentes, a fim de obter maior rentabilidade. Para isso, um layout industrial deve ser feito.

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O layout industrial irá propor a melhor forma de dispor os seus maquinários, de forma a potencializar os resultados. Para isso, ele leva em consideração o porte da sua fábrica, normas de segurança e higiene. Além disso, a disposição da fábrica deve ser feita para que as matérias-primas não faltem, nem sobrem, para evitar desperdícios. Desse jeito, o espaço é aproveitado da melhor forma se adequando à maneira de produzir da empresa.

Sexto passo: Defina como será a comercialização dos doces

Após a estruturação da sua fábrica de doces, é necessário que se defina como o produto chegará ao consumidor final. Essa decisão está diretamente relacionada ao marketing da empresa, às embalagens, aos canais de comunicação com cliente, entre outros. Pensando nisso, o empreendedor deve ponderar se prefere vender os seus produtos de forma direta ou indireta ao cliente final.

Caso decida pela primeira opção, os principais pontos a serem considerados se relacionam com o marketing para atingir o consumidor. Mas, caso escolha a segunda opção, o empresário deve encontrar um revendedor secundário responsável por repassar os produtos ao consumidor final.

Conclusão

Fica claro assim, como o planejamento é primordial para que se comece uma fábrica de doces de sucesso. O mercado de doces é um dos que mais cresce no Brasil atualmente e começar um empreendimento bem estruturado pode ser a chave para se diferenciar e obter resultados positivos. Para construir sua fábrica da melhor forma possível, conheça também todas as etapas para se abrir um negócio

Por último, e tão importante quanto as demais dicas, considere um serviço de consultoria especializada para auxiliar neste processo e para evitar riscos.

 

Deseja tirar alguma dúvida ou colocar esses passos em prática? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos te ajudar nesse processo!

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