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Saiba como Ajudamos Nossa Cliente a Iniciar a Comercialização de Antepastos

geleias artesanais

 

Você sabe como começar um negócio com uma receita de família? Se sua resposta for não, pode ficar tranquilo que nem tudo está perdido… Esse também era o caso das nossas clientes Mônica e Rosana. Elas desejavam aumentar a venda de antepastos, que são uma receita de família, os quais elas faziam artesanalmente

Assim, as irmãs nos procuraram para analisarmos a viabilidade deste produto inovador e para ajudarmos também no desenvolvimento e industrialização dos antepastos!

Sobre as clientes

Mônica e Rosana são irmãs de descendência italiana que herdaram duas receitas de antepastos da família: uma de azeitona e outra de abobrinha italiana. Elas o fabricavam para consumo próprio e para festas de familiares. Em um dado momento, elas perceberam que o produto agradava a todos, mas que nenhum mercado possuía receita como a das irmãs.

Dessa forma, Mônica e Rosana viram que poderiam expandir a venda daquele produto e entrar no mercado com uma receita única e inovadora. No entanto, era necessário saber como industrializar a produção dos antepastos e como atingir um grande público com essa composição passada pela família.

Desafios

O desafio das clientes era saber qual a validade dos produtos e se precisariam fazer alterações no antepasto para comercializá-lo em supermercados e mercearias. Para isso, Mônica e Rosana teriam que automatizar esse processo, o qual era manual. Portanto, precisavam saber quais maquinários adquirir.

   Ainda, como a receita das irmãs era diferente das que existiam no mercado, elas desejavam aproveitar isso como diferencial, garantindo que ninguém iria copiá-las.

Análise Inicial

Para iniciar o projeto, conversamos com as clientes e alinhamos qual eram os ingredientes e as particularidades das receitas. Além disso, também analisamos qual a produção média que as irmãs desejavam.

Feito isso, propusemos a elas um projeto elaborado, com etapas concretas que, ao fim, pudessem dar forma ao seu sonho. O próximo passo foi iniciar o estudo por uma pesquisa bibliográfica dos antepastos, seguido pelas etapas descritas a seguir.

Solucionando os problemas e analisando a viabilidade

Pesquisa bibliográfica do produto

Primeiramente, pesquisamos quais marcas possuíam produtos similares aos antepastos das clientes nos meios comerciais. Assim, buscamos informações sobre o prazo de validade, os aditivos utilizados, além das embalagens e do preço de venda.

Após essa pesquisa, a equipe do projeto concluiu que o produto era, sim, inovador, pois não encontraram antepastos com os mesmos sabores e ingredientes. Também conseguimos tirar conclusões relevantes, principalmente em relação aos aditivos necessários de acordo com as diferentes embalagens que as clientes já tinham em mente. Eram elas: embalagens de vidro, para o varejo, e de plástico, para vender a restaurantes.

Esse estudo inicial corroborou para entender o sonho e o que as clientes almejavam. Não só isso, mas também motivou a equipe a auxiliar na produção de um produto ainda mais inovador.

Normas e boas práticas de fabricação

Como as clientes desejavam industrializar a produção, o estudo de normas foi essencial para que os antepastos tivessem o alvará dos órgãos regulamentadores para sua venda. Assim, a equipe estudou especificações de boas práticas que as clientes deveriam seguir na produção. Também estudaram a disposição dos maquinários na cozinha, como deveriam ser as especificações desse ambiente, entre outras conclusões.

Além disso, também estudamos normas a respeito dos aditivos para uso especifico em antepastos. Assim, seria possível identificar quais eram permitidos e a sua quantidade limitante, para indicarmos o mínimo possível de alteração na receita além dos aditivos naturais.

Ingredientes e aditivos

Após essa coleta das de normas, a equipe partiu para a análise das duas receitas dos antepastos. Nessa fase do projeto, os consultores estudaram o papel de cada ingrediente na receita e analisaram a sua compatibilidade com aditivos que poderiam ser sugeridos. Essa etapa foi muito importante e contou com o auxílio de um orientador especialista em alimentos, o qual nos direcionou para os melhores aditivos naturais e suas quantidades.

Por fim, como dito anteriormente, as clientes tinham duas embalagens distintas em mente. Para a embalagem de plástico, mais permeável a gases, a pesquisa indicou, além dos antioxidantes e acidulantes, um conservante para evitar a degradação do alimento. Com base nisso e considerando o uso dos aditivos propostos, apresentamos uma validade para os antepastos comercializados em vidro e outra para aqueles em plástico.

Feito isso, a equipe buscou fornecedores para os aditivos propostos para indicar às clientes onde elas poderiam adquirir esses produtos. Junto a essa pesquisa, também fornecemos uma análise de custos assertiva, com os valores de cada material.

Em seguida, a equipe enviou os dados sobre a receita para uma empresa terceirizada produzir as tabelas nutricionais e a rotulagem dos antepastos das irmãs. Essas informações são referentes aos ingredientes, ao rendimento de cada receita e aos aditivos propostos. 

Processo produtivo e maquinários

A próxima etapa do projeto consistiu no estudo do processo produtivo e maquinários necessários. Na própria etapa inicial de estudo do produto, a equipe havia analisado o processo de fabricação dos antepastos. Consequentemente, também fez a análise dos maquinários que seriam propostos para as clientes de acordo na quantidade de antepastos que gostariam de vender mensalmente.

Esse estudo demonstrou que a produção dos dois sabores de antepastos, mesmo sendo diferentes, era bastante similar e simples. Nesse caso, a diferença era apenas o final, quando um dos sabores passa por um processo térmico. 

Assim, sugerimos os equipamentos, desde os mais simples, como uma geladeira, até maquinários mais complexos, como de envase de produtos. Simultaneamente a essa proposição, a equipe também realizou o orçamento dos maquinários propostos para as clientes, além de indicar quais eram essenciais para o início da produção. Logo, também demonstrou quais equipamentos poderiam ser adquiridos com o crescimento da empresa.

Embalagens

Como as clientes já haviam decidido os materiais das embalagens e seu volume, a equipe buscou os fornecedores com quem a Mônica e a Rosana poderiam adquiri-las.

Análise de custos

Nessa etapa, com os valores dos materiais, equipamentos e ingredientes, os consultores analisaram quais custos que esses teria o produto final. Para isso, gastos com luz e água estavam incluídos, bem como a faixa de lucro desejada. Desse modo, foi possível disponibilizar às clientes uma estimativa para o preço pelo qual as irmãs poderiam vender seus antepastos. A equipe também considerou o preço de produtos similares no mercado e o custo de cada embalagem conforme a quantidade de antepastos em cada uma. 

Implementação

Nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2021 as clientes entraram em contato com a Mult, mesmo após a entrega do projeto. O objetivo desse contato foi analisar qual a melhor forma de colocar o projeto em prática. Neste momento, Mônica e Rosana estão analisando as suas possibilidades de acordo com as informações e indicações que a Mult forneceu.

Conclusão

Com as informações fornecidas, nossas clientes conseguiram definir, de maneira mais adequada, a viabilidade de venderem seus antepastos. Além de saberem qual o maquinário necessário e que práticas devem executar na fabricação.

Será que não está na hora de você também industrializar seu negócio? Entre em contato com a gente para um diagnóstico gratuito!

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