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Como formular e produzir seu perfume

O uso de perfumes sem dúvidas torna os ambientes em que eles estão presentes mais agradáveis. Eles podem ser utilizados de diferentes formas, como na pele, em velas, em paredes, etc, e cada cheiro causa uma sensação única. Assim, muitas pessoas se interessam em produzir uma fragrância exclusiva, seja para uso próprio ou até mesmo para a comercialização. Para fabricar o seu perfume, faz-se necessário conhecer como formular um bom produto de acordo com o fim desejado.

Para tal, é preciso levar em conta aspectos como as notas de aroma desejadas, os componentes necessários e a qualidade deles, já que existem milhares de combinações de diferentes cheiros para o seu perfume. Além disso, a depender da formulação, a intensidade e o tempo em que a fragrância ficará no ambiente serão diferentes. 

Quer saber como desenvolver e começar a produção do seu perfume? Descubra a seguir como desenvolver um produto personalizado.

Tipos de perfume 

Os perfumes estão presentes no mercado de diferentes formas: a famosa loção, água-de-colônia, desodorantes colônias, perfume sólido e entre outros. Tal diversidade tem origem nas diferentes formas com que os processos ocorrem, mas principalmente por haverem quantidades distintas dos componentes bases do seu perfume. 

Logo, para as etapas seguintes é necessário definir antes qual tipo de enquadra mais no que você deseja. Feito isso, você poderá cumprir as demais fases da melhor maneira e o seu perfume estará cada vez mais perto da realidade.

Escolha dos componentes do seu perfume  

Como visto anteriormente, há diferentes tipos de perfume e tal fato afeta diretamente na sua formulação. Sendo assim, essa escolha dos componentes é muito importante para dar seguimento no processo de obtenção do produto final. Em geral, eles são constituídos por água destilada, álcool, corante, fixador e a essência que é responsável por fornecer a fragrância.

A partir disso, faz-se uma análise dos componentes e se define as suas quantidades a fim de se ter um produto que possua a sua própria identidade e seja capaz de competir no mercado.

Etapas do preparo

O primeiro procedimento necessário é a dosagem da matéria-prima. Essa etapa garante a padronização e evita desperdícios de insumos. Feito isso, mistura-se o álcool, a essência, o corante e o fixador. Posteriormente, adiciona-se a água finalizando o processo de mistura. Isso é realizado por meio de equipamentos que garantam a boa homogeneização e, consequentemente, a qualidade do perfume. 

O próximo passo é a filtragem que irá purificar o líquido, potencializando ainda mais as suas características. Após isso, faz-se a maceração que consiste em deixar a fragrância em refrigeração para fixar as suas propriedades. Por fim, o produto é envasado, rotulado e algumas amostras são levadas para o controle de qualidade. Passado tudo isso o perfume é entregue ao seu cliente.

Embalagem do seu perfume

A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o seu perfume, e ela deve ser chamativa para atrair a sua comercialização. Deve-se analisar o seu formato, tamanho e visibilidade. Entretanto, a primeira preocupação deve ter é com o material que você escolherá. Algumas características como durabilidade e interferência no produto não podem ser deixadas de lado ao fazer a sua escolha. 

Considera-se uma embalagem ideal, aquela que além de ter apelo visual, consiga manter as propriedades do seu perfume. Sendo assim, ela deve conseguir proteger o produto do contato com o ambiente e evitar a troca de gases. Dessa forma, se tem alta qualidade e durabilidade.

Amostragem

Antes de se comercializar, recomenda-se a produção de amostras. Por meio disso é possível chegar no produto mais competitivo e agradável ao seu público-alvo. Para isso, produz-se diferentes receitas em pequena escala, isto é, dentro de um laboratório. Em seguida, os consumidores devem testar as amostras, e eles que fornecerão dados para a aprovação do seu perfume. 

Os dados coletados devem ser do odor, cor, formato da embalagem, intensidade do aroma e capacidade de fixação. Além da identificação das pessoas que estarão testando, tais como sexo, idade e condições financeiras.

Modo de comercialização

Quase tudo pronto, você chegou a sua fórmula ideal e agora só falta comercializar o produto. Esse passo é determinante para que o público seja apresentado ao produto e seja disseminado o interesse pelo seu consumo. A etapa de amostragem auxilia muito nessa fase, pois a partir dela você coletará dados referentes não só ao odor, mas até mesmo ao formato de embalagem e características do cliente alvo.

Com isso, deve-se definir um plano de negócio para assim buscar parcerias para a produção dos seus perfumes. É necessário parceiros para o fornecimento de matéria-prima, embalagens, rótulos e entre outras coisas. A Mult pode te guiar na realização das etapas, ajudando a obter uma excelente fonte de renda.

Conclusão

Portanto, após a leitura fica claro a necessidade de se estruturar o processo antes de iniciar a produção dos seus perfumes. Todas as etapas são muito importantes para o estabelecimento da sua linha de produtos. A começar pela formulação dos componentes e tipo do perfume, passando por todo processo da sua elaboração.

Dito isso, descubra mais sobre o ramo de cosméticos e como você pode lucrar com ele produzindo batons no seguinte link.

                                                                                                                                  Por Mateus Pinheiro

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