fbpx

Como garantir a redução de resíduos da minha fábrica

Desde a primeira revolução industrial, com a criação das máquinas para tornar o trabalho mais eficiente, os impactos causados pela geração de resíduos começaram a surgir. O principal âmbito dessa mudança ocorreu no cenário ambiental, já que os resíduos da produção geram poluição atmosférica, hídrica, no solo, etc. Para procurar a redução de resíduos, o governo teve que impor leis e normas, e também foi necessário o esforço de diversas empresas que buscam constantemente saídas para o gerenciamento de resíduos.

No entanto, é impossível realizar uma produção com aproveitamento máximo e sem produção de resíduos em qualquer proporção. Por conta disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos determinou que a não geração deve ser a prioridade primária e a redução, prioridade secundária.

Se você busca entender melhor alguns pontos importantes para a mitigação dos resíduos, além de estratégias que podem alavancar seu negócio, confira o texto abaixo!

Reutilização para redução de resíduos

No geral, a estratégia de reutilizar é uma parte da importante política ecológica dos 5R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Esse processo é uma ação extremamente recomendada por si só, já que evita o descarte de materiais nocivos ao ambiente. Além disso, a reutilização pode não exigir uma etapa de tratamento, facilitando o processo de descarte ao final da produção .

A depender de como é feita a reutilização, é possível, inclusive, produzir algumas espécies de produtos a partir do subproduto. Caso tenha despertado curiosidade, explicitamos esse tópico de maneira mais aprofundada neste outro post em nosso blog.

Reciclagem da matéria-prima

Além da reciclagem dos resíduos, também é importante se atentar com a reciclagem e reutilização da matéria-prima. Esse fenômeno, além de proporcionar uma menor compra de insumos, também permite a criação de novos subprodutos no mercado. Logo, é necessário um menor investimento para o armazenamento e movimentação das matérias-primas, e isso gera um menor custo para manutenção da sua empresa.

Porém, em alguns casos “o lixo de um é o tesouro do outro”, e o mesmo vale para esse tópico. Caso não haja alguma etapa de reutilização do ingrediente, é extremamente provável que uma outra empresa saiba manusear e reciclar o que não é de valor para seu negócio. Então além de evitar um descarte dos resíduos, existe a opção de conseguir um lucro com esse processo!

Revisão dos processos internos

Muitas vezes equipamentos são responsáveis por uma menor eficiência operacional na sua empresa. Tomando como exemplo um motor de carro, existem diferenças entre a quantidade de distância percorrida por litro rodado, além da emissão de gases. Esse fenômeno também pode ocorrer nas máquinas, já que uma melhor eficiência acarreta num menor consumo de matérias primas, além da redução dos resíduos.

Dessa forma, muitas vezes é vantajoso a revisão não somente dos maquinários de sua empresa, assim como implantar medidas de substituição de matérias primas por outras que podem ser reutilizadas. Logo, esses pontos citados de melhora dos processos internos são cruciais para a melhora dos processos internos para a mitigação de resíduos de sua empresa.

Tratamento para redução de resíduos

Além desses outros pontos, o tratamento de resíduos também é uma alternativa viável para o contexto. Sendo assim, será necessário um tratamento distinto para cada tipo de rejeito, seja ele sólido, líquido ou gasoso. Em todo caso, será necessário efetuar uma zelosa pesquisa acerca do material a ser tratado e o método mais eficiente. No entanto, esse método abordado é, na maioria das vezes, aplicável.

Para tal, os resíduos passam por processos que realizam mudanças químicas e/ou físicas para um descarte menos danoso ao ambiente. Dessa forma, mesmo que os resíduos não sejam transformados em outros produtos, o direcionamento dos materiais para diminuir o impacto ambiental também é uma alternativa viável e muito melhor que o descarte sem nenhuma precaução.

Vale ressaltar que essa última alternativa possui um caráter mais corretivo que preventivo. Como detalhado no parágrafo anterior, embora o método não aproveite os rejeitos em sua totalidade, o tratamento ainda deve ser uma última opção.

Conclusão

O mercado não só brasileiro, como também mundial exige cada vez mais iniciativas das empresas para o cuidado ambiental. As mais diversas conferências, como a RIO +20, são provas desse fato. E além dessa cobrança pela parte política, também é evidente que as pessoas estão se interessando fortemente por mercados ecológicos e que saibam reduzir seus resíduos.

Ademais, como demonstrado ao longo do texto, é possível e completamente viável conseguir algum retorno financeiro ao realizar os mais diversos métodos mencionados. A mitigação dos resíduos não é aplicável somente a grandes empresas, mas é importante ter uma orientação profissional e estudo adequado para cada caso individual.

Por Felipe Russo

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress