fbpx

Como iniciar uma produção de velas aromáticas

tu

Velas aromáticas são velas que possuem essências, como óleos essenciais, os quais, conforme a cera queima, liberam um aroma agradável. A utilidade delas vai muito além da decoração, elas também servem o propósito de perfumar, acalmar e aconchegar. Com isso, cada vez mais pessoas se encantam com esses produtos, e começar a produção de velas aromáticas pode ser um negócio de sucesso.

gráfico de barras crescente com moedaIsso fica claro quando analisamos os dados do mercado, já que, de acordo com uma pesquisa do Future Market Insights (FMI), as velas aromáticas detêm de 30% a 40% de participação no mercado mundial de velas e as vendas devem atingir US$ 3,6 bilhões apenas em 2022, com um crescimento de vendas de 4,1% por ano.

Quer saber como aproveitar essa tendência do mercado e começar uma produção lucrativa de velas aromáticas? Descubra a seguir tudo que você precisa para tirar essa ideia do papel!

Materiais necessários para iniciar sua produção de velas aromáticas

Começar a fazer velas aromáticas é uma tarefa mais simples do que algumas pessoas imaginam. Porém, existem alguns aspectos muito importantes sobre os quais é preciso avaliar com cuidado, em especial os materiais usados e a sua qualidade. Escolher os componentes e ferramentas certas é essencial para que a sua vela seja de qualidade, queime corretamente e exale um aroma agradável e potente. 

Com isso em mente, para começar a sua produção é preciso possuir apenas alguns ingredientes, dentre eles: a parafina ou a cera vegetal, as essências lipossolúveis, os pavios, os ilhós e os moldes ou recipientes que você as colocará.

aditivosCertos materiais também são necessários, como panelas de vidro ou esmaltadas, para fazer o banho maria que irá derreter sua parafina e itens para lidar com a cera, como colheres, facas e luvas. Além disso, também é muito importante pensar na rotulagem e embalagem dos seus produtos.

Escolha da cera

A cera é o ingrediente mais importante de uma vela aromática, e a sua escolha influencia não apenas na qualidade de seu produto, como também em outros aspectos importantes. Ter ou não componentes de origem animal, o preço e a sustentabilidade são todos fatores decisivos e definidos pela escolha da cera, portanto ela é extremamente importante.

Existem quatro tipos de cera mais comuns para velas aromáticas, entre eles a parafina comum, a parafina em gel, a cera de coco e a cera de soja. Todas as opções possuem vantagens e desvantagens, dentre elas:

  • Parafina comum: é a mais usada e mais barata, entretanto, ela vem de derivados do petróleo e é de difícil manuseio;
  • Parafina em gel: apesar de também vir de derivados do petróleo e não permitir o desenforme, as pessoas a usam muito devido a sua aparência cristalina, o qual possibilita a criação de diferentes desenhos em seu interior;
  • Cera de coco: é proveniente de fontes renováveis, oferece uma queima limpa, sem fuligem, lenta e que proporciona a melhor performance do aroma, porém não é indicada para velas moldadas;
  • Cera de soja: proveniente da hidrogenação do óleo de soja, é natural, renovável, excelente difusora de aromas e possui uma queima lenta e uniforme.

Escolha do pavio

O pavio é o fio condutor da chama, e é por meio dele que a vela queima, a cera derrete e o aroma é liberado. O tamanho do recipiente é decisivo na escolha da espessura do pavio, já que em potes menores o pavio fino é melhor, já para os maiores, o ideal é usar um pavio grosso, ou até mesmo mais de um. Além disso, existem diferentes tipos de pavios, entre eles:

  • Pavio de madeira: confere à vela um aspecto mais rústico, mas geralmente óleo o envolve de forma que com o passar do tempo gera um cheiro desagradável;
  • Pavio com o núcleo de cobre: geralmente de algodão trançado com um fio de cobre no meio, é ideal para velas de parafina, pois sua chama é pequena, levando a maior durabilidade;
  • Pavio de algodão: feito de fios de algodão trançados e encerados, é ecológico e produz uma queima constante e eficiente.

Embalagens

Geralmente você encontrará duas embalagens, os recipientes de vidro ou de metal tipo lata, ambas com tampa. As embalagens de vidro são bonitas, resistentes ao calor, e ainda são reutilizáveis, o que é a sua maior vantagem. Já as de metal são mais baratas e são facilmente recicladas, entretanto, elas exigem um cuidado maior no momento de manuseio, pois elas transmitem o calor rapidamente. 

Ambas são boas opções e conservam os aromas de forma eficiente quando usadas com tampa, além de evitar o acúmulo de sujeiras. 

Conclusão

O mercado de velas aromáticas está em ascensão, e esse é um ótimo momento para você começar a sua produção. Entretanto, como visto acima, apesar do processo em si não ser difícil, existem diversas e complexas decisões que devem ser tomadas para que o seu produto saia como o esperado. 

Dessa forma, é crucial que você planeje e estruture bem o seu processo produtivo, os materiais e os ingredientes necessários para a sua produção, assim você garante um bom produto e o sucesso nas vendas!

Se você deseja começar uma produção artesanal de velas aromáticas e garantir que o negócio cresça sem perder esse aspecto, não deixe de conferir esse texto.

Julia Berbert

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress