fbpx

Como lucrar com o reaproveitamento de resíduos da minha produção

pawel-czerwinski-RkIsyD_AVvc-unsplash

gráfico de crescimento

As atividades humanas, de forma geral, geram em seus processos subprodutos – partes que sobram de métodos industriais e processos produtivos. Tendo como base o tripé da sustentabilidade, muitos empreendedores têm procurado cada vez mais o reaproveitamento dos resíduos. Nessa perspectiva, eles mesclam a vontade de reduzir os impactos ambientais e o desejo por maximizar os lucros da sua empresa.

Podemos reutilizar esses resíduos de diversas formas, como: a biodigestão, processo no qual ocorre o aceleramento da decomposição da matéria orgânica, produzindo biofertilizantes e biogás; e o desenvolvimento de novos produtos, onde se estuda a viabilidade de utilizar o resíduo de forma diferente e inserir esse produto no mercado. Quer descobrir como transformar os resíduos da sua produção em uma nova fonte de renda? Entenda a seguir!

O que é o Marketing Verde e como ele influencia a sua empresa?

O Marketing Verde é uma estratégia que ganhou força nos últimos anos tendo em vista a preocupação das pessoas com o esgotamento dos recursos naturais. Essa técnica consiste em vincular a empresa a um pensamento ecologicamente sustentável. Assim, ela mostra aos seus clientes, que a organização tem uma consciência ambiental e tem seus focos direcionados em reduzir, reutilizar e reciclar. 

terra com brotoDessa forma, utilizando essa estratégia, a empresa consegue dispor de um diferencial em relação aos seus concorrentes e atender as exigências de seu mercado consumidor. Tendo em vista a tendência dos indivíduos em se preocupar progressivamente mais com a preservação do meio ambiente, a adoção de uma postura sustentável quanto ao gerenciamento dos resíduos produzidos torna-se imprescindível para o sucesso e para o crescimento de uma empresa. 

Além do viés ecológico, reaproveitar os resíduos produzidos fornece à empresa uma nova possibilidade de incrementar a sua fonte de renda, transformando o lixo em lucro. Conclui-se, pois, que não fazer uso do marketing verde de maneira efetiva, ou seja, não reaproveitar os resíduos da sua produção, é o mesmo que perder dinheiro. 

De que forma o reaproveitamento de resíduos pode aumentar seus lucros?

Uma pesquisa realizada pelo Capterra, em 2021, com mais de 700 brasileiros, mostrou que quase metade dos entrevistados considera justo os preços dos produtos sustentáveis e boa parte está disposta a pagar até 10% a mais para adquirir um desses produtos. Essa análise é oportuna para os empresários brasileiros, que podem dedicar seus esforços a ações sustentáveis como forma de atrair mais clientes para a marca. Dessa forma, atentando-se ao fato de que cerca de 78% dos consumidores brasileiros sentem-se influenciados por questões de sustentabilidade quando vão realizar alguma transação comercial, a empresa será capaz de expandir suas vendas por meio de uma linha de produção sustentável. 

receita_lucro

A tendência de transformar essas perdas em lucros já pode ser percebida em diferentes empresas, como a famosa rede mundial de fast-food Mc Donald’s. A corporação adotou a seguinte estratégia para gerenciar o óleo utilizado para fritar batatas fritas: a transformação desse óleo, que antes seria descartado, em biocombustível, o qual é utilizado como fonte de energia para a própria frota de caminhões da empresa. Desse modo, a rede de fast-food conseguiu converter uma sobra da sua produção em redução dos seus gastos com combustíveis. 

Diferentemente do tratamento dos resíduos, que possui um gasto para tratar e descartar de forma menos prejudicial, o reaproveitamento de resíduos é um investimento. Uma oportunidade de lucrar com algo que antes era visto como perda. Sendo assim, os empresários precisam de orientação nesse sentido, pois são necessários estudos sobre a melhor aplicabilidade esses resíduos, considerando custo-benefício e viabilidade, por exemplo. Portanto, entende-se que é uma excelente opção de renda para indústrias, uma vez que compensa o custo da produção e potencializa os lucros da empresa.

Conclusão 

Compreende-se, dessa forma, que o gerenciamento de resíduos é capaz de, simultaneamente, diminuir os danos causados pela ação humana ao meio ambiente e também fornecer ao empresário um novo meio para o seu faturamento. Seja este último realizado por intermédio da venda dos resíduos produzidos para uma indústria que irá realizar o beneficiamento, ou mesmo pela implementação de um novo processo produtivo dentro da própria fábrica para reaproveitar esses resíduos. 

mão fazendo um joiaAssim, uma boa gestão dos resíduos gerados cumpre com as obrigações da empresa perante a legislação brasileira além de engrandecer a saúde financeira da organização. Desde os métodos mais simples até os mais sofisticados, os empreendedores conseguem lapidar o lixo e transformá-lo em receita para a sua companhia. 

A sustentabilidade preza pela redução do descarte do lixo produzido pelas atividades humanas e pela diminuição dos custos da produção. Em outras palavras, o conceito está intrinsecamente relacionado a produzir mais com menos . Dessa forma, é possível agregar valor ao processo produtivo e a transformar esses resíduos em coprodutos, como forma de incrementar os lucros da empresa. Clique aqui para entender como diferentes empresas do mundo todo têm feito o reaproveitamento dos resíduos para fazer dinheiro!

Marcela Amaral

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress