fbpx

Redução dos gastos com água e energia da sua empresa

american-public-power-association-AA5v6sMcalY-unsplash

Alguma vez você abriu o envelope das contas de luz ou de água do seu negócio e se assustou com o valor que viu? Essa realidade você compartilha com muitos empreendedores espalhados pelo Brasil que também tem problemas na redução de energia e água e outras despesas do negócio.

ideia

Além disso, reduzir as contas de energia e água também se relaciona fortemente com os dilemas ambientais que vivemos atualmente; assim como o apelo atual dos consumidores em adquirirem produtos que sejam ecologicamente corretos. Dessa maneira, diminuir esses gastos consideram, além da questão monetária, os aspectos ambientais e a preservação dos recursos da natureza.

Você sabia que a redução dessas despesas está diretamente relacionada a processos não otimizados dentro de uma empresa? Acerca disso, podemos citar um negócio voltado para a produção de biscoitos com o qual trabalhamos a fim de desenvolver um projeto. Nessa produção, um forno capaz de assar mil biscoitos era utilizado, entretanto o congelador responsável por congelá-los tinha capacidade para oitocentos, maximizando os gastos produtivos.

Neste simples exemplo foi possível perceber que há um potencial do equipamento desperdiçado, o que posteriormente contribui para o aumento das despesas de energia, bem como para o aumento do tempo de produção. Em muitos negócios a soma de pequenas falhas na produção pode onerar o custo de fabricação e consequentemente o do produto final a ser vendido.

gotas de água - conservação artesanaisNessa perspectiva, temos com o exemplo a ilustração um processo que pode atrapalhar a sua empresa na redução das suas contas de energia e água. Por esse motivo contratar uma consultoria especializada em melhorar e otimizar os processos dentro da empresa é fundamental na redução de gastos. 

Portanto, a redução de energia e água é importante não apenas para a saúde financeira da sua empresa, mas também para a construção de um negócio mais sustentável que tenha um maior aceitabilidade por parte do público.

Formas de efetuar a redução de energia e água

Atente-se ao consumo

Nessa etapa é essencial rastrear e monitorar o consumo de água e energia para identificar possíveis áreas de corte de gastos. Alguns medidores inteligentes podem ajudá-lo a monitorar o consumo em tempo real e fornecer insights valiosos

Avalie gastos e trocas vantajosas para redução de energia e água

Instale equipamentos que otimizem o gasto energético, por exemplo: Troque as lâmpadas antigas por LED’s, opte por aparelhos eletrônicos de classe A++, e invista em sistemas de aquecimento de água mais eficientes. Assim, opções alternativas desses produtos comumente utilizados, não somente tem impacto reduzido ao meio ambiente, como apresentam consumo equilibrado.

Outro aspecto a ser considerado ainda nesse tópico é a melhora da eficiência dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC). Ao verificar regularmente as instalações HVAC e consertar quaisquer problemas de vazamento com previsibilidade, como filtros sujos, permite a garantia da eficiência desses equipamentos.

Por fim, considere a instalação de sistemas de reutilização de água, como cisternas de captação de água da chuva, para reduzir a dependência da água tratada e ajudar a reduzir as contas de água.

Incentive a conscientização e colaboração da equipe

indicadoresSensibilize os funcionários para o uso eficiente de água e energia, ensinando a eles sobre o impacto do desperdício desses recursos, juntamente a tomada de medidas simples, como desligar luzes e aparelhos quando não estiverem sendo usados. Além disso, é interessante envolvê-los na implementação de medidas para reduzir o consumo de água e energia, incentivando-os a contribuir com ideias e soluções. Além de ajudar a alcançar as metas de eficiência, também pode aumentar a motivação e o senso de pertencimento dos funcionários.

Procure uma consultoria para redução de energia e água

Por último, nós recomendamos que você invista em um serviço de consultoria especializada e personalizada para o seu caso particular de melhoria de processos. Assim, por meio da orientação é possível reformular operações no seu negócio que estejam aumentando o consumo desses recursos.

Conclusão

Tendo em vista os dados apresentados, é inegável o impacto de práticas simples na performance econômica e sustentável da sua empresa. Assim, pequenas mudanças associadas a uma abordagem consciente e coletiva da empresa podem promover a redução de gastos com energia elétrica e água.

mão fazendo um joiaNo entanto, para uma melhora muito significativa é interessante que se busque uma consultoria especializada em melhoria de processos. Nesse sentido, a otimização de recursos como água e energia é o foco desse tipo de consultoria. Além de melhorar diversos outros processos que sutilmente aumentam a despesa da sua empresa.

 Nessa perspectiva, esse tipo de consultoria é fundamental para que o processo produtivo do seu negócio se torne cada vez mais ‘’limpo’’. Tendo em vista a mitigação do desperdício e da utilização dos recursos naturais, bem como a diminuição de despesas e aumento do lucro. Comece a implementar essas medidas hoje mesmo e construa um negócio cada vez mais lucrativo e ecológico.

Ana Laura Duarte

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress