
O que um sorvete de doce de leite tem em comum com molhos de alcaparra e pesto? Por um lado, o sorvete é um alimento famoso em todo o mundo e especialmente querido pelos brasileiros. Essa sobremesa é consumida em diversas ocasiões e é encontrada em infinitos sabores. Já os molhos são utilizados para incrementar uma receita ou aperitivo, como também podem ser consumidos individualmente, potencializando seus sabores. Para nossa cliente objetivamos a conservação de alimentos.
A Raquel tinha o desejo de aumentar a vida útil de seus três produtos pertencentes a nichos distintos. Sua produção englobava molhos de alcaparras e pesto, além de um sorvete de doce de leite. Com o objetivo de viabilizar esse aprimoramento, ela procurou a Mult – Consultoria e Projetos para a concretização desse projeto.
Sobre a cliente
Raquel e seu marido possuem um restaurante localizado em Ipatinga, o Bistrô Du Lu. Eles o intitulam como o melhor bistrô do Vale do Aço, sua região, vale a pena experimentar, não é?
No seu estabelecimento, eles não só trabalham com pratos bem elaborados, mas também vendem alguns produtos que utilizam em suas preparações. No entanto, eles notaram que determinados produtos apresentavam baixa durabilidade e estavam insatisfeitos com isso. Foi por esse motivo que entraram em contato com a Mult – Consultoria e Projetos.
Desafios
Pelo fato de produzirem diferentes ramos de produtos, foi importante ter um foco sobre quais seriam estudados. Nossa cliente selecionou dois sabores de molho e um de sorvete para entendermos o problema da validade deles. Logo, o projeto se tratou do estudo de aumento de vida útil de três produtos da Raquel: molhos pesto e de alcaparra e sorvete de doce de leite.
Como relatado pela cliente, quando armazenados fora da geladeira, os molhos começam a se deteriorar após cerca de uma semana. Nesse sentido, no dado momento, já era possível notar aparecimento de mofo e estufamento da embalagem.
Com relação ao sorvete de doce de leite, de acordo com a Raquel, ele tem apresentado baixa durabilidade, de no máximo duas semanas. Assim, eles relataram problemas com mudança na textura e perda de cremosidade.
Os problemas citados são comuns em alimentos quando passam da data de validade. Dessa forma, com base nesses relatos, a equipe estudou soluções para os produtos da cliente, voltadas para conservação de alimentos.
Análise inicial
No primeiro contato com a equipe, a Raquel mencionou que não tinha intenção de mudar as características dos seus produtos. Além disso, disse que tinha preferência pelo uso de aditivos naturais. Esse alinhamento guiou nossa equipe acerca das proposições dadas.
Sobretudo, a cliente deixou claro sobre seu desejo em expandir seu negócio, com produtos competitivos no mercado. Portanto, era necessário aumentar a validade dos seus molhos e de seu sorvete. Com base nisso, o projeto teve três focos:
- Analisar os ingredientes utilizados e suas influências nas características dos produtos;
- Identificar os aditivos mais adequados para aplicação em cada produto;
- Pesquisar os melhores métodos de conservação para preservar a durabilidade tanto dos molhos como do sorvete.
Dessa forma, traçamos soluções que atendessem exatamente às suas necessidades.
Solucionando o problema
O projeto iniciou assim que entendemos os desafios e objetivos da Raquel. Assim, de forma personalizada para a cliente, o projeto teria como noção de sucesso o aumento da durabilidade dos molhos e do sorvete. Veremos as etapas como isso aconteceu.
Pesquisa Bibliográfica e Estudo de Normas relativas à produção
A equipe do projeto iniciou o estudo com uma pesquisa bibliográfica para identificar produtos semelhantes comercializados por outras marcas. Assim, é possível fazer comparações entre as embalagens, os ingredientes e aditivos mais comuns utilizados. Também faz-se um levantamento sobre o prazo de validade frequentemente encontrado em tais produtos. A partir desse dados nós seguimos com o projeto de conservação de alimentos.
Ainda nessa primeira etapa, estudou-se as normas relevantes para a produção da cliente. A Anvisa, principal órgão relativo a normas de alimentos, classifica os molhos e o sorvete em diferentes categorias. Com base na categoria do produto, há um conjunto de normativas específicas que delimitam, por exemplo, o uso de aditivos. Também existem normas gerais que se aplicam a qualquer produção de alimentos. Tais normativas foram abordadas, em especial as que se referem às Boas Práticas de Fabricação, pois são cruciais de serem seguidas na produção.
Por fim, são estudadas as normas relativas ao processo produtivo, controle de qualidade e às embalagens, incluindo as determinações acerca da rotulagem. Essa etapa é fundamental para instruir a Raquel a ter sua produção em conformidade com o exigido pela agência sanitária.
Estudo dos Ingredientes e dos possíveis Aditivos
A partir dos estudos iniciais, foi possível entender sobre o mercado de molhos e de sorvete e as suas legislações. Nesse sentido, o segundo passo é o estudo a fundo a respeito da receita da Raquel. Essa etapa teve como objetivo entender se os ingredientes utilizados eram os mais indicados, analisando o impacto de cada um na vida útil dos produtos finais.
Dessa forma, os principais ingredientes utilizados pela cliente foram estudados, de modo separado para cada item abordado. Nesse tópico, destacou-se os cuidados necessários na manipulação e o melhor jeito de armazenar cada alimento para aumentar a vida útil
Em seguida, estudou-se algumas classes de aditivos alimentares com o intuito de indicar os mais vantajosos para os molhos e para o sorvete. Esse estudo foi feito considerando aditivos naturais e que não afetassem na qualidade ou sabor dos produtos, como desejado pela cliente.
Com as conclusões feitas, indicou-se os aditivos mais recomendados tanto para os molhos pesto e de alcaparra quanto para o sorvete de doce de leite. A equipe também definiu as faixas de proporção da quantidade que deve ser utilizadas de cada produto. Ao final, a equipe realizou uma pesquisa de fornecedores e disponibilizou orçamentos feitos para cada aditivo recomendado. Nesse sentido, levou-se em conta a localização da cliente e o melhor custo benefício, baseado na logística mais adequada para implementação na sua produção.
Estudo sobre os Métodos de Conservação
Não só o uso de aditivos pode aumentar a vida útil do produto, mas também existem técnicas que atuam na conservação de alimentos. Os métodos podem envolver diferentes formas de aquecimento e até congelamento do alimento preparado.
Para o caso dos molhos, uma das técnicas de tratamento térmico pode ser aplicada. Já para o sorvete, foi levantada a possibilidade de uso de máquinas específicas para produzi-lo. Nesse sentido, nossa equipe buscou fornecedores desses equipamentos e fez orçamentos. Nessa parte, consideramos a melhor logística e a a capacidade produtiva desejada pela cliente. Na análise, incluiu-se a possibilidade de expansão da sua marca.
Aplicação à realidade da cliente
Para finalizar o projeto, a equipe compilou todas as proposições. Dessa forma, indicou-se soluções e aplicações alternativas para as receitas dos molhos e do sorvete, buscando proporcionar o seu aumento da vida útil.
Desse modo, analisou-se alguns fatores relacionados à produção, que envolvem os cuidados com a matéria prima e seu armazenamento, além da higienização do local e dos produtos. Em seguida, a equipe explicou o procedimento de testagem que deveria ser feito para encontrar a melhor definição sobre os aditivos indicados. Por fim, comentou-se sobre os métodos de conservação recomendados e como aplicá-los da melhor forma.
Com essa etapa, esperou-se tornar o projeto de fácil aplicação, de modo que todas as proposições estivessem dentro da realidade da Raquel.
Implementação
Após todos os estudos feitos, a equipe entregou o relatório final para a cliente. Ela ficou muito satisfeita com as proposições apresentadas e pretende colocá-las em prática o quanto antes.
Está pensando em formas de aumentar a validade e a conservação de alimentos como a Raquel? Entre em contato conosco! Faça já um diagnóstico gratuito.
Sofia Lara