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Descubra porque produzir temperos secos é um bom investimento

temperos secos

Salsa, açafrão, pimenta do reino, colorau, tomilho e orégano. Estes são alguns dos temperos secos mais utilizados no Brasil que dão cor e sabor à cozinha nacional. Desde o início da história do nosso país, principalmente no século XIX, os temperos demonstraram ser uma excelente opção de negócio. Nesse sentido, vale a pena entender porque o mercado de temperos ainda é uma ótima forma de investimento para futuros empreendedores. 

Em geral, o mercado de temperos possui considerável potencial na economia mundial. Este ramo movimenta, anualmente, cerca de US$ 15 bilhões, o que gera destaque no segmento de alimentos. No Brasil, apesar da alta demanda por temperos, não existem muitos empreendedores explorando o mercado. Ademais, como a produção não possui custos elevados, não há grandes impedimentos para entrar no ramo. Assim, montar uma fábrica de temperos torna-se um bom investimento.

Porque o mercado de temperos secos é uma boa opção? 

Primeiramente, pode-se observar que, o setor de alimentos é um dos que mais cresce no Brasil, mesmo em tempos de crise. Nesse sentido, as especiarias, molhos e condimentos tem sido a solução para empresas que buscam inovar na gastronomia. Desse modo, a necessidade de aquisição desses produtos aumenta e a demanda por produtores também cresce. 

O processo produtivo 

Outra vantagem é a simplicidade no que se refere a fabricação de temperos secos. A primeira etapa da produção consiste em realizar a limpeza e seleção da matéria-prima. Em seguida é feito o processo de secagem e estufa das especiarias em temperatura adequada. Após secagem, a matéria-prima é transformada em produto através do processo de moagem ou socagem. Por fim, os temperos são embalados, selados e rotulados.

Além disso, vale ressaltar que o custo de produção é baixo, visto que os temperos possuem preço baixo no mercado. Desse modo, a concorrência nesse segmento não ocorre por custos, mas sim, pela qualidade e eficiência da produção. Com isso, para que o empreendedor possa concorrer no mercado é preciso criar um diferencial competitivo em seus produtos. Tal diferenciação poderá ser na diversificação de temperos, aromas, tipos de embalagem e método de produção.  

Portanto, pode-se concluir que, investir na fabricação de temperos com assertividade, não é uma tarefa fácil. Assim, o empreendedor que deseja entrar no mercado de temperos secos  precisará de apoio técnico e científico para obter sucesso. Nesse sentido é primordial realizar um planejamento e entender quais são os primeiros passos para começar uma fábrica de temperos. Dessa forma, o investimento não será arriscado e transformará o sonho do investidor em realidade.

Caio Felipe

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