Batons, sabonetes líquidos, cremes, shampoos, delineadores. Esses são apenas alguns dos exemplos dos mais diversos tipos de cosméticos amados pelos brasileiros. O sucesso dessa indústria da beleza se deve ao desejo inerente ao povo brasileiro de cuidar da aparência.
Com o grande sucesso desse tipo de empreendedorismo, é razoável imaginar que o mercado também seja extremamente competitivo. De fato, com grandes nomes já consolidados, como Natura, Avon, O Boticário, é preciso sempre se especializar para ser competitivo. Pensando nisso, a nossa cliente procurou a Mult para entender sobre alguns tipos de cosméticos e as funções de cada um dos componentes presentes neles.
Assim, iniciamos o projeto, que se baseou no estudo da Base facial líquida, Sombra compacta, Batom líquido, Batom bala, Loção corporal, Rímel, Shampoo, Condicionador, Sabonete Líquido, Delineador.
Sobre o projeto
Pesquisa bibliográfica
A partir da escolha dos 11 cosméticos, iniciou-se a primeira etapa do nosso projeto. Assim, elencamos diversas grandes marcas consolidadas nesse mercado. Nessa pesquisa inicial, a equipe atentou-se a levantar informações relevantes, como preços, componentes, aditivos utilizados.
Com todas essas informações em mãos, foram construídas tabelas que facilitaram a visualização e acesso da cliente a essas pesquisas. Além de estéticas, elas continham um rico compilado de informações cuja proposta é servir de um guia de consulta rápido e prático para a cliente.
Estudo de componentes e aditivos
A partir da Pesquisa Bibliográfica dos produtos, foi possível determinar os componentes de cada um dos produtos e marcas pesquisadas. É interessante ressaltar que cada marca tem a sua própria formulação e, por isso, os mesmos produtos possuíam diferentes composições.
Dessa forma, estudamos as funções ingredientes dos cosméticos no produto final separadamente e evidenciamos os grupos em que se encontram, isso é, tensoativos, conservantes, emulsificantes. Novamente, utilizamos recursos estéticos, como resumos visuais, para exemplificar e tornar a leitura e busca por informações, por parte da cliente, mais fácil e didática.
Estudo de normas
Normas são essenciais em qualquer tipo de produção, por isso é essencial compreendê-las e como elas influenciam o mercado. Isso porque não são todos os componentes que a Anvisa, órgão regulamentador da produção de cosméticos no Brasil, permite. Há também aqueles que têm suas quantidades limitadas, de maneira a não interferir negativamente na saúde do consumidor.
Nesse sentido, a pedido da cliente, elencamos normas referentes à aditivos e pigmentos cosméticos, além de outros componentes polêmicos, como o formaldeído.
Finalização
Após os nossos estudos e conclusões, a cliente agora possui um guia informativo para utilizar no dia a dia sobre cosméticos e seus diversos componentes. Se destacando nesse mercado tão competitivo e ter um retorno tanto financeiro quanto de realização pessoal que buscava ao fechar uma parceria com a Mult.