fbpx

Estudo da composição dos cosméticos

assorted eye shadow and blusher palette 

Batons, sabonetes líquidos, cremes, shampoos, delineadores. Esses são apenas alguns dos exemplos dos mais diversos tipos de cosméticos amados pelos brasileiros. O sucesso dessa indústria da beleza se deve ao desejo inerente ao povo brasileiro de cuidar da aparência.

Com o grande sucesso desse tipo de empreendedorismo, é razoável imaginar que o mercado também seja extremamente competitivo. De fato, com grandes nomes já consolidados, como Natura, Avon, O Boticário, é preciso sempre se especializar para ser competitivo. Pensando nisso, a nossa cliente procurou a Mult para entender sobre alguns tipos de cosméticos e as funções de cada um dos componentes presentes neles.

Assim, iniciamos o projeto, que se baseou no estudo da Base facial líquida, Sombra compacta, Batom líquido, Batom bala, Loção corporal, Rímel, Shampoo, Condicionador, Sabonete Líquido, Delineador.

Sobre o projeto

Pesquisa bibliográfica 

A partir da escolha dos 11 cosméticos, iniciou-se a primeira etapa do nosso projeto. Assim, elencamos diversas grandes marcas consolidadas nesse mercado. Nessa pesquisa inicial, a equipe atentou-se a levantar informações relevantes, como preços, componentes, aditivos utilizados. 

Com todas essas informações em mãos, foram construídas tabelas que facilitaram a visualização e acesso da cliente a essas pesquisas. Além de estéticas, elas continham um rico compilado de informações cuja proposta é servir de um guia de consulta rápido e prático para a cliente.

Estudo de componentes e aditivos

A partir da Pesquisa Bibliográfica dos produtos, foi possível determinar os componentes de cada um dos produtos e marcas pesquisadas. É interessante ressaltar que cada marca tem a sua própria formulação e, por isso, os mesmos produtos possuíam diferentes composições.

Dessa forma, estudamos as funções ingredientes dos cosméticos no produto final separadamente e evidenciamos os grupos em que se encontram, isso é, tensoativos, conservantes, emulsificantes. Novamente, utilizamos recursos estéticos, como resumos visuais, para exemplificar e tornar a leitura e busca por informações, por parte da cliente, mais fácil e didática.

Estudo de normas

Normas são essenciais em qualquer tipo de produção, por isso é essencial compreendê-las e como elas influenciam o mercado. Isso porque não são todos os componentes que a Anvisa, órgão regulamentador da produção de cosméticos no Brasil, permite. Há também aqueles que têm suas quantidades limitadas, de maneira a não interferir negativamente na saúde do consumidor

Nesse sentido, a pedido da cliente, elencamos normas referentes à aditivos e pigmentos cosméticos, além de outros componentes polêmicos, como o formaldeído.

Finalização

Após os nossos estudos e conclusões, a cliente agora possui um guia informativo para utilizar no dia a dia sobre cosméticos e seus diversos componentes. Se destacando nesse mercado tão competitivo e ter um retorno tanto financeiro quanto de realização pessoal que buscava ao fechar uma parceria com a Mult.

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress