fbpx

O que falta para você produzir cosméticos em barra?

cosméticos em barra

No Brasil, os inovadores cosméticos em barra vêm conquistando a sociedade e ganhando espaço no mercado. Isso, por terem dois benefícios que as pessoas buscam cada vez mais em seus produtos: a praticidade e a sustentabilidade. Assim, eles se adequam às necessidades e desejos dos consumidores. Enquanto eles proporcionam uma maior flexibilidade de consumo, há também uma redução da necessidade de componentes agressores ao meio ambiente. Isso tudo, pelo seu diferencial de estar no estado sólido.

Então, abrir ou expandir um negócio de cosméticos em barra pode ser a oportunidade de empreender que você estava procurando. Se interessou? Então confira esses dois aspectos que você precisa ter em mente para colocar as suas ideias em prática:

Aspecto fabril

Em primeiro lugar, é necessário decidir como serão fabricados esses cosméticos em barra . Para isso, um planejamento de produção é extremamente importante: tanto para iniciar quanto para expandir um negócio.

Possuir o conhecimento, de quais e quantos equipamentos são necessários para fabricar a quantidade desejada de cosméticos, é essencial. Assim, passa a ser possível otimizar o fluxo de produção: eliminando gargalos e máquinas subaproveitadas. Evite isso, uma vez que ambos os casos significam que dinheiro está sendo perdido. Na geração de gargalos, perde-se ao formar uma etapa que atrasa todo o processo, limitando eles a produzir menos.

Embora pareça óbvio, muitas vezes esseslayout industrial gargalos nem são percebidos sem análises fundamentadas. Já no sub-aproveitamento de máquinas, perde-se ao não conseguir aproveitar todo potencial dos maquinários, mesmo que tenha pago por ele. Uma solução que resolve ambos os problemas é a realização de um balanceamento de linha, visando a otimização do processo.

Além disso, a escolha mais eficiente de matérias primas e de embalagens pode se tornar o diferencial de um negócio. Isso, porque essa decisão impacta em muitos aspectos além da qualidade final do produto. Por exemplo, utilizar uma embalagem adequada para um sabonete em barra, considerando sua composição, pode fazer sua validade aumentar consideravelmente. Dessa forma, o aumento de vida útil do produto permitiria que o cosmético abrangesse mercados distantes do local de fabricação.

Mesmo assim, é importante ressaltar que todos esses processos devem estar cumprindo a legislação. No Brasil, a Anvisa é responsável por regular os cosméticos, logo, é responsabilidade do empresário que seu negócio esteja regularizado. Sendo assim, ele deve obter a autorização para iniciar a produção e respeitar as normas durante a fabricação dos cosméticos em barra.

 Aspecto financeiro

Realizado o planejamento da produção dos cosméticos em barra, passa a ser possível analisar financeiramente o negócio. Para isso, leve em conta todos fatores envolvidos na fabricação dos produtos, como maquinários, eletricidade, água, funcionários. Dessa forma, é possível mapear os custos dos processos definindo os investimentos necessários para a abertura ou expansão do negócio. Sabendo disso, noções de lucro são descobertas e o empresário poderá decidir se o empreendimento é viável considerando sua realidade.dinheiro_aumentando

Além disso, análises mais profundas devem ser feitas, como a representatividade dos custos de matéria prima nos custos da produção. A partir desses dados, estratégias para o aumento de lucros podem ser mais claramente traçadas. Por exemplo, no mercado, produtos com preços maiores são menos absorvidos, visando o lucro, uma opção é diminuir os custos. Tendo mapeado esses custos, é possível elencar processos que podem ser otimizados, como a compra de matérias primas. Nesse caso, uma solução simples seria buscar outros fornecedores que possibilitasse uma compra menos custosa mantendo a maior qualidade possível.

Como a Mult pode te auxiliar a abrir esse negócio

Embora esses dois aspectos anteriores possam parecer complicados, eles não precisam ser. A Mult – Consultoria e Projetos é capaz de auxiliar com maestria [4] empresários a abrir ou expandir negócios de cosméticos em barra. Nossa consultoria é capaz de trazer – na linguagem do cliente – soluções e recomendações para uma produção de qualidade e a obtenção de maiores lucros. Isso, a partir dos conhecimentos de engenharia química aplicados à realidade do cliente. Assim, garantimos que nossos projetos são personalizados para cada cliente – considerando suas especificidades, dores, motivações e desejos – e que almejamos sempre entregar a soluções que mais impactarão e trarão sucesso.

Caso tenha se interessado nesse inovador mercado que são os cosméticos em barra, não hesite em contatar um de nossos consultores de vendas. Garantimos que eles serão capazes de oferecer um diagnóstico totalmente gratuito e devidamente personalizado com base nos serviços que realizamos.

E ai? Tá esperando o que? Essa pode ser a oportunidade para você mudar a sua vida.

Classifique este post!

2 comentários em “O que falta para você produzir cosméticos em barra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress