fbpx

O mercado de doces gourmet é mais lucrativo do que você imagina!

Doces gourmet

Em expansão, o mercado de doces gourmet é uma ótima opção para investir e lucrar muito.

O isolamento social, devido à pandemia, forçou muitos trabalhadores a se reinventarem. Com isso, tivemos um novo cenário: 14 milhões de brasileiros passaram de funcionários a empreendedores.  

gráfico de barras crescente com moedaUm mercado em crescimento e que pode ser muito lucrativo é o de doces gourmet. Isso porque, para iniciar no ramo você não precisa de grandes investimentos. Além disso, o consumo de doces por parte da população vem crescendo nos últimos anos. Com a pandemia, houve um aumento de 7% no consumo de doces, segundo pesquisa da Fiocruz em parceria com a UFMG e Unicamp.

Você pode imaginar que os doces gourmets são muito mais complexos que os doces tradicionais, mas não se preocupe, não tem relação com a complexidade. A principal diferença entre o doce gourmet e o doce comum está relacionada aos ingredientes. Nos doces gourmet, se preza pelo uso de ingredientes com alta qualidade. Afinal, quando se diz que algum produto alimentício é classificado como gourmet , é exatamente isso que queremos dizer: é da melhor qualidade. Eles têm, portanto, um maior valor agregado.  

Um exemplo de  doce gourmet muito famoso é o brigadeiro. O a receita mais  tradicional leva achocolatado, enquanto o brigadeiro gourmet leva chocolate nobre e cacau, que dão um sabor mais marcante de chocolate.

Por isso, não tenha medo de colocar a mão na massa para encontrar neste mercado uma grande oportunidade de empreender! Quer saber como é possível lucrar nesse mercado? Descubra a seguir como ter sucesso nesse mercado.

Tipos de doces gourmet

Com opções para todos os gostos, o mercado de doces gourmet é muito amplo. 

Se pensa em iniciar um delivery, os produtos mais famosos para esta modalidade são os brownies recheados, pão de mel, fatias de bolo e tortas no pote. Já os mais  famosos em aniversários e casamentos são os  doces finos, macarons e bombons, que são versáteis e permitem as mais diversas decorações. 

brigadeiroNo entanto, não se prenda ao mais comum. Os clientes deste mercado estão em busca de produtos além de saborosos, diferenciados. Investir em bons ingredientes e usar da criatividade para definir seu cardápio, será um diferencial para sua empresa. Outro detalhe importante é ter uma boa planilha de precificação, para definir sua margem de lucro.

Além de tudo, ainda há as opções fit, sem lactose ou glúten, que são atrativas para o público fitness e com restrições alimentares.  

Aqui pode surgir uma dúvida: entre  tantas opções, como definir meu nicho?

Então, o ideal é avaliar bem as categorias, para definir um cardápio que tenha domínio e preferência, se trabalhará com encomendas ou pronta entrega, além do tipo de público que deseja atingir. 

Sendo assim, é de suma importância, para alcançar boas vendas, definir seu público-alvo e segmento de mercado. Ou seja, não somente saber o que irá vender, mas para quem irá vender e como irá vender. Depois disso, use da criatividade para definir seu cardápio, busque aprimorar os conhecimentos na área da confeitaria e busque seus clientes ideais!

Para quem vender ?

Um passo importante é definir para quem vender, ou seja, o seu público-alvo. Seja para o consumidor final ou para outras empresas há muitas formas diferentes de lucrar. Para isso, o primeiro passo é fazer um bom marketing, para divulgar seus produtos e chegar até os clientes ideais. Lembre-se que as redes sociais são aliadas da sua empresa, uma vez que são ferramentas de divulgação e aquisição de novos clientes. O Instagram atualmente é uma das ferramentas mais utilizadas para esse fim, já que é possível patrocinar publicações para atingir um determinado público. 

público alvoPensando então no seu público-alvo, uma ótima maneira de lucrar no mercado de doces gourmet é no business to business. Para tanto, é uma boa estratégia investir nos doces individuais, que tem um bom tempo de prateleira e podem ser revendidos, como o pão de mel, brownie e trufas. Isso porque será possível conseguir parcerias com padarias, restaurantes e mercados, que funcionam como um ponto de vendas. A lucratividade desse tipo de negócio é alta, pois se vende grandes quantidades de um mesmo produto, consequentemente a unidade sai a um valor mais baixo. 

Não menos importante, vender para os consumidores finais também é um bom negócio e pode até ser realizado concomitantemente à revenda. Você pode trabalhar com encomendas para atender às demandas de casamentos e outros eventos, com doces finos, lembrancinhas, personalizados e bolos. Já para investir em um delivery como iFood e Uber Eats, deve pensar em um cardápio a pronta entrega, com doces individuais como brownies, tortas no pote e fatias de bolo. 

Seja como for, não se esqueça de avaliar sua estrutura para a produção, para entender que tipo de demanda consegue atender.

Como vender ?

Uma pesquisa da Universidade de Stone Brook, de Nova Iorque provou que as pessoas realmente comem com os olhos. Ou seja, a aparência de um alimento é um fator decisivo para o consumirmos. No mercado de doces gourmet não é diferente. 

loja de comidaPara alcançar boas vendas com o seu negócio de doces, valorizar a aparência do produto  é uma estratégia indispensável para alcançar boas vendas e o sucesso da sua marca. Sendo assim, aposte  em boas embalagens, com um design chamativo e que valorize seu produto. E é claro, pensando na divulgação através das redes sociais, também capriche nas fotos. Além disso, fique atento às tendências do mercado, e use isso à seu favor! Assim você chamará atenção visual e atrairá o desejo das pessoas para os seus produtos.

Hora de colocar a mão na massa e abrir sua empresa de doces gourmet!

Com um mercado tão diversificado e que tem atraído cada vez mais olhares, as possibilidades são infinitas. Uma dica final é que você busque sempre conhecimento para estar trazendo novidades e doces deliciosos!

Sendo assim, com um público-alvo bem direcionado, um cardápio atrativo, doces com a precificação adequada e um bom marketing, você conseguirá alcançar uma rede de clientes e ter muito sucesso com a venda de doces gourmet!

Agora que já sabe como ter sucesso no mercado de doces gourmet, veja  dicas de como aumentar ainda mais a lucratividade da sua empresa!

Cecília Coimbra

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress