fbpx

Como ajudamos nosso cliente a montar sua fábrica de cimento

Sobre o Cliente

layout industrialA Remapa trabalha com projetos de engenharia e buscou a Mult para auxiliar em um serviço a um de seus clientes. A empresa nos contatou para realizarmos o planejamento e desenvolvimento de uma fábrica de cimento para um grupo de investidores iniciando no setor.

Dessa forma, eles almejavam estabelecer uma indústria de grande produção anual, visando abastecer o mercado interno da região onde a fábrica seria instalada. Para realizar isso, nosso objetivo consistia em buscar todas as informações para garantir uma segurança ao realizar o investimento. Essas informações vão desde legislações importantes, até especificações minerais e químicas que o produto deve seguir ao longo do processo industrial.

Desafios

Para a conclusão do projeto, muitos eram os desafios, devido justamente à grandeza da ideia dos clientes. Para implementar um grande empreendimento, consideramos  todos os impactos da ideia e os custos. Assim, era necessário que nosso serviço mostrasse a totalidade do potencial do empreendimento e potencializasse isso de maneira eficaz.

Trabalhamos minuciosamente para abordar e estudar tudo de forma compreensiva pelos profissionais da fábrica de cimento e os investidores do ramo. Para tal feito, utilizamos ferramentas de análise usuais para engenharia, juntamente com dados estatísticos qualitativos sobre o setor do investimento. Um dos maiores desafios foi o estudo da localidade de implementação da indústria, porque deveríamos utilizar estrategicamente as especificidades do mercado da região.

Análise Inicial

Inicialmente analisamos as informações que recebemos deles, tais como a área do terreno, produção estimada e outros requisitos das instalações. Utilizamos técnicas de análise onde softwares de renderização nos auxiliaram na visualização em 3D de toda a extensão do terreno.

procedimentosIsso foi primordial, uma vez que um dos requisitos necessários para desenvolver um bom Layout Industrial é o conhecimento do espaço disponível. Até mesmo os declives e aclives do território levamos em consideração para que eles soubessem exatamente a área destinada à construção.

Ademais, realizamos uma avaliação com relação à disponibilidade de recursos na região, porque uma indústria cimenteira necessita de diversos insumos. Analisamos a proximidade com o local para extração de calcário e a proximidade com pontos de escoamento dos cimentos já finalizados.

Desenvolvimento do Projeto.

Assim que todas as informações iniciais estavam devidamente compiladas e compartilhadas com nossos clientes,  iniciamos a pesquisa técnica com relação à produção. Seguimos o projeto com uma divisão de pesquisas estrategicamente organizadas para realizarmos entregas constantes aos clientes. Assim, já seria possível começar a organização para implementar a ideia o quanto antes. Tais pesquisas abordavam os seguintes aspectos:

Estudo dos Produtos

Quando nos referimos à cimentos, a especificidade do produto é de grande importância para sua utilização. Existem diversos tipos de cimento, sendo cada um deles direcionado para um uso diferente. Eles são variados ainda quanto à sua composição e, consequentemente, quanto ao método de produção e padrões de qualidade.

novo_produtoDessa forma, direcionamos uma etapa do projeto a analisar todas as variações e especificações de cimentos comercializados no Brasil. Assim, nossos clientes poderiam escolher aquela variedade que mais faria sentido à região que gostariam de atender. O tipo de cimento que a Fábrica de Cimento vai produzir é o que guia as etapas subsequentes. Abordando o processo de transformação das matérias primas.

Ainda que seja possível uma indústria cimenteira produzir diversos tipos de cimento, nossa pesquisa teve uma finalidade estratégica. O objetivo era identificar uma possível melhor opção para início da produção, nas condições adequadas aos clientes.

Estudo de Normas e Boas Práticas de Fabricação

Para que a produção tenha a garantia de que os produtos finais tenham qualidade e segurança, é necessário seguir normas e procedimentos. Isso não é diferente no caso de grandes indústrias, como as fábricas de cimentos, é ainda mais importante.

Assim, realizamos um estudo direcionado a identificar todas as exigências necessárias a produção dos variados tipos de cimentos. São muitas regras que devemos seguir para garantir que haja padronização. Um ponto de grande importância é a utilização de parâmetros estabelecidos internacionalmente para o produto.

Dessa forma, os cimentos, por ser tido como uma commodity, possui grande potencial de exportação e utilização no mundo. Logo, segue as normas adotadas, a ISO, que é a Organização Internacional de Normalização. Portanto, utilizamos os padrões internacionais para desenvolver do projeto, garantindo que o produto seja o que o mercado espera. Isso também é um fator que garante segurança para exportação, já que todos os países seguem esse padrão.

Estudo de Componentes e Matéria Prima

Cuidadosamente realizada após as definições e estudo dos produtos, realizamos a etapa de estudo dos componentes. Isso consistiu na definição de tudo aquilo que entra na linha de produção para se transformar no produto final. A partir desse ponto, todo o estudo levava em conta o que definimos nas etapas anteriores. Dessa forma, repassamos e avaliamos tudo de acordo com os objetivos do cliente.

Nosso estudo contou com as características físico-químicas dos componente, com uma idealização do que utilizariam para redução de custos. A exemplo disso, consideramos a utilização de resíduos industriais da região ou de reaproveitamentos de energia. Esses pontos foram essenciais para que o empreendimento fosse viável economicamente.

A análise ainda levou em consideração a região dos clientes, para aproveitar empresas parceiras para o fornecimento de alguns insumos. Sendo assim, fez-se necessário adequar os modais de transporte e de armazenamento para cada tipo de matéria prima. Isso devido ao fato de que existem silos e galpões usualmente utilizados no ramo, mas que normalmente desenvolvemos sob medida.

Definição e Estudo do Processo Produtivo

Tendo definido os produtos, as matérias primas utilizadas em suas faixas de proporção, direcionamos os estudos aos processos produtivos. Ao longo dessa etapa do projeto, a personalização à realidade do cliente era crucial devido à necessidade de muitos maquinários.

Abordamos em cada uma das etapas, os diversos equipamentos utilizados e suas especificações necessárias. Todos esses dados devem ser utilizados para a escolha dos equipamentos corretos, que devem ser manufaturados sob demanda. Levou-se em consideração, desde os procedimentos utilizados para a obtenção de calcário até o escoamento do cimento finalizado.

Como nosso cliente seria responsável por todo o procedimento de obtenção de matérias primas até sua transformação, analisamos etapas como:

  • Extração de Calcário;   
  • Britagem;
  • Homogeneização;
  • Clinquerização;
  • Moagem;
  • Escoamento.

Além de outros procedimentos envolvendo o transporte de insumos, armazenamentos e pontos para controle de qualidade.

maquinario_producaoLogo, a logística de como tudo deveria ocorrer dentro das instalações foram primordiais para assegurar uma boa eficiência produtiva. Isso é um dos requisitos para o desenvolvimento de um bom Layout Industrial

Fluxogramas e Diagramas de Processos

Após a definição do processo produtivo realizado para fabricação, foram utilizadas algumas técnicas para análise de processos. Realizamos o desenvolvimento de um fluxograma de processos e de um balanceamento de linhas para a produção.

Essas ferramentas consistem em uma organização visual de todas as etapas realizadas nas instalações da fábrica e a capacidade produtiva. Assim, foi possível dimensionar exatamente a linha produtiva de forma a alcançar a produtividade anual almejada pelo cliente.

Análise de Empresas Parceiras e o Setor do Investimento.

Além de todos os procedimentos que serão realizados pela empresa de nosso cliente após a implementação da fábrica, existem diversos outros serviços importantes. Portanto, dedicamos uma etapa para elencar tudo aquilo que as empresas parceiras no ramo da indústria cimenteira realizam.

Dessa forma, foi importante analisar o potencial para tais tarefas e elencar os possíveis parceiros para o empreendimento em áreas como:

  • Análise de Corrosão em Equipamentos;
  • Manutenção de Maquinários;
  • Ensaios Físico-Químicos;

Além disso, desenvolvemos uma pesquisa onde analisamos o setor do investimento, isto é, a indústria cimenteira para a região onde a fábrica será instalada. Verificamos o potencial de crescimento para esse mercado e quais seriam os impactos positivos para o trabalho e para o emprego na localidade.

Entretanto, pudemos estimar a quantidade de empregos gerados diretamente e indiretamente com a implementação da fábrica. Analisamos esses valores juntamente com nosso cliente e consistem em um dado muito importante para a aprovação de um projeto desse porte. São necessárias diversas aprovações tanto em escala municipal como estadual para a construção de uma grande indústria cimenteira.

Dessa forma, o estudo realizado serve como meio de demonstrar os possíveis aspectos positivos do empreendimento, sendo algo atrativo para a captação de novos investidores.

Layout Industrial e Renderização 3D

Após a conclusão das pesquisas relacionadas à produção e ao dimensionamento do terreno e dos equipamentos, demos início ao Layout 2D e uma versão 3D para o projeto. Nesse layout foi onde reunimos, por meio de ferramentas de renderização e modelagem, uma maquete tridimensional da fábrica contando com todos os equipamentos e setores da produção.

Esse Layout Tridimensional é de grande utilidade, já que demonstra de forma precisa o resultado final do empreendimento a ser desenvolvido, evidenciando todos os pontos estudados ao longo do projeto. Além disso, renderizamos essa maquete em um vídeo passando por diversos pontos da produção. Isso facilita bastante a compreensão de tudo que foi proposto no Layout em 2D.

O Layout em 2D é voltado para uma análise por profissionais do setor de engenharia e construção da fábrica. Já o Layout em 3D permite uma análise mais abrangente por diversos tipos de profissionais e até mesmo por parte dos investidores do negócio.

Por fim, após todo o desenvolvimento ao longo da duração do projeto, compilamos todas as informações e ferramentas desenvolvidas em um relatório escrito e explicativo para consulta. Além disso, elaboramos uma apresentação da idealização e desenvolvimento do projeto, para demonstrar o empreendimento.

Implementação do Projeto

Portanto, após a análise do setor e dos documentos desenvolvidos, o projeto teve sua aprovação.

Tendo em vista que a fábrica de cimento possui um grande porte, o procedimento para iniciar a construção da indústria tende a ser bastante burocrático. No entanto, após aprovarem o projeto, liberaram recursos para o investimento. Esses recursos foram da ordem de milhões de reais. Dessa forma, a fábrica idealizada será construída ao longo dos próximos anos e garante um grande potencial de crescimento para a região.

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress