fbpx

Por que investir no mercado de alimentos veganos?

O veganismo é um movimento que busca um estilo de vida no qual não há o consumo de produtos de origem animal. Assim, isso inclui principalmente a alimentação, na qual não se consome carne e derivados, como ovos, queijo e leite. Dessa forma, o mercado de alimentos veganos se destaca por atrair esses consumidores. 

Além disso, ele é um mercado em ascensão, que tem buscado cada vez mais novos consumidores. Possui também muitas novas possibilidades de produtos e, por isso, ele pode atrair bons investimentos. Quer saber mais sobre por que vale a pena investir no mercado de alimentos veganos? Descubra a seguir! 

Tendência para o futuro 

O número de pessoas aderindo ao veganismo tem crescido muito, o que torna o investimento nesse setor muito mais promissor. Desse modo, é uma tendência a ficar de olho no mercado nesse momento e também para os próximos anos. 

Um dado que mostra essa projeção é da revista The Economist, que declarou 2019 como o ano do vegano. Segundo ela, um quarto dos millennials, nascidos entre a década de 80 e os anos 2000, se identificam como vegetarianos ou veganos. 

Outro exemplo é um dado da IBOPE Inteligência de 2018, o qual afirma que houve um aumento de 75% da população vegetariana nas regiões metropolitanas do Brasil, em comparação com 2012. 

O termo vegano está em destaque, uma vez que, no Google Trends, a busca pela palavra aumentou mais de 300% entre os anos de 2016 e 2021. Isso demonstra a visibilidade que o tema tem alcançado nos últimos anos e esse aspecto é importante no investimento para trazer um retorno. 

Mercado amplo para alimentos veganos

Por ser um setor específico, muitas pessoas acreditam que ele será restrito, porém isso não se mostra na prática. Isso porque o mercado de alimentos veganos não se restringe somente aos veganos. De acordo com o IBOPE inteligência (2018), 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se estivessem indicados na embalagem. 

Fatores como evitar a crueldade animal, a preocupação com o meio ambiente e a escolha por opções saudáveis atraem várias pessoas para esse mercado. Ademais, o número de pessoas que não são veganas e nem vegetarianas, mas querem diminuir a quantidade de carne ingerida está em crescimento. 

Uma pesquisa do Datafolha de 2017 mostrou que 63% dos brasileiros gostariam de diminuir o consumo de carne. Outra pesquisa, do Ipec em 2021, aponta que 46% deixam de comer carne pelo menos uma vez por semana por vontade própria. Esses dados mostram como pode ser ideal pensar no investimento para atender a essa demanda

Para mais, a campanha “Segunda Sem Carne” propõe que os participantes fiquem um dia na semana sem consumir carne. O Brasil é atualmente o país com mais adeptos dessa ideia, o que demonstra o engajamento do país com essa tendência mundial.

Oportunidade para inovações no mercado de alimentos veganos

Por ser um setor novo e em crescimento, ainda há uma abertura muito grande para novos produtos e ideias. Assim, pensar no investimento no mercado de alimentos veganos pode ser um bom negócio. 

Entregar um produto inovador para o mercado, criando uma receita vegana de qualidade, pode atrair muitas pessoas. Além disso, pode criar um público fiel ao seu negócio. Por último, ainda é válido lembrar que olhar para essa tendência do futuro pode ser boa também para a imagem da sua marca. Cada vez mais os consumidores estão atentos aos ingredientes dos produtos e possuir um selo de veganismo pode atrair pessoas. 

Vale ressaltar também que trazer uma opção de um alimento comum do mercado em uma versão vegana pode ser inovador por atrair a curiosidade e reinventar a culinária. Um exemplo disso são os cookies veganos, e aqui você pode conferir sobre a implementação de uma produção deles. 

Essa vantagem no investimento no setor do veganismo se mostra clara ao analisar que grandes empresas estão, aos poucos, tentando entrar nesse quesito também. Um exemplo claro disso são as empresas de fast food, como o McDonald ‘s e o Burger King que passaram a oferecer opções sem carne e veganas em vários lugares. Para as empresas, é importante não ficar para trás nessa tendência mundial que pode ditar o futuro. 

Conclusão 

Como foi visto, existem vários benefícios em investir no mercado vegano. É importante lembrar que ele é um mercado em ascensão, com várias oportunidades para inovar e criar um público fiel e amplo. As vantagens desses produtos para os consumidores são muitas, tais como ser saudável, não ter crueldade animal e ser uma escolha com menor impacto ambiental. 

Portanto, é importante saber aproveitar esse mercado e entender mais dele é essencial. Aqui você pode conferir mais sobre esse nicho e aqui mais sobre o investimento nele e sobre aspectos gerais. Além disso, confira outros conteúdos da nossa página, como os métodos de extração de óleos essenciais. 

Por Letícia Guimarães

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress