fbpx

Saiba como abrir um negócio de cosméticos em barra

cosméticos em barra

No Brasil, os inovadores cosméticos em barra vêm conquistando a sociedade e ganhando espaço no mercado. Isso, por terem dois benefícios que as pessoas buscam cada vez mais em seus produtos: a praticidade e a sustentabilidade. Assim, eles se adequam às necessidades e desejos dos consumidores. Por um lado eles proporcionam uma maior flexibilidade de consumo. Por outro, há neles uma diminuição da necessidade de componentes que agridem o meio ambiente. Isso tudo pelo seu diferencial de estar no estado sólido.

Então, abrir ou expandir um negócio de cosméticos em barra pode ser a oportunidade de empreender que você estava procurando. Se interessou? Então confira esses dois aspectos que você precisa ter em mente para botar as suas ideias em prática:

Aspecto fabril

Planejamento de produção

Em primeiro lugar, é necessário decidir como serão fabricados esses cosméticos sólidos . Para isso, um planejamento de produção é extremamente importante, tanto para iniciar quanto para expandir um negócio.

É essencial possuir o conhecimento de quais e quantos equipamentos são necessários para fabricar a quantidade desejada de cosméticos por hora. Assim, passa a ser possível otimizar o fluxo de produção: eliminando gargalos e máquinas subaproveitadas. Deve-se evitá-los, uma vez que ambos os casos significam que dinheiro está sendo perdido.

maquinario_producaoNa geração de gargalos, perde-se ao formar uma etapa que atrasa todo o processo, limitando eles a produzir menos. Embora pareça óbvio, muitas vezes esses gargalos nem são percebidos sem análises fundamentadas. Já no subaproveitamento de máquinas, perde-se ao não conseguir aproveitar o total potencial do maquinários, mesmo que você tenha pago por ele. Uma saída que pode resolver ambos os problemas é a realização de um balanceamento de linha, que visa a otimização de todo o processo.

Escolha mais eficiente de matérias primas e de embalagens

Além disso, a escolha mais eficiente de matérias primas e de embalagens pode se tornar o diferencial de um negócio. Isso, porque essa decisão impacta em muitos aspectos além da qualidade final do produto. Por exemplo, a decisão de utilizar uma embalagem mais adequada para um sabonete em barra, considerando sua composição. Isso pode fazer com que sua validade aumente consideravelmente. Explorando essa situação, o aumento de vida útil do produto seria uma consequência que permitiria que o cosmético alcance mercados mais distantes do seu local de fabricação.

Cumprir a legislação

Mesmo assim, é importante ressaltar que todos esses processos devem estar cumprindo a legislação. No Brasil, a Anvisa é a responsável por regular os cosméticos. Dessa forma, é responsabilidade do empresário que seu negócio esteja regularizado perante ela. Tanto tendo obtido a autorização para iniciar a produzir os cosméticos em barra quanto se mantendo dentro e respeitando as normas vigentes. Sendo que elas regem todos os aspectos da fabricação dos cosméticos em barra.

Aspecto financeiro

gráfico de barras crescente com moedaRealizado o planejamento da produção dos cosméticos em barra, passa a ser possível analisar financeiramente o negócio. Para isso, deve-se levar em conta os mais diversos fatores envolvidos na fabricação dos produtos. Alguns desses fatores são os maquinários e equipamentos, matéria prima, mão de obra, eletricidade e água. Dessa forma, faz-se possível tanto mapear quanto quantificar os custos dos processos. Assim, chega-se nos investimentos iniciais que devem ser feitos e os mensais, para a manutenção da produção, necessários para que o negócio seja aberto ou expandido. Sabendo disso, noções de lucro são descobertas e caberá ao empresário decidir se o empreendimento é viável ou não considerando sua realidade e seus desejos.

Para além disso, análises mais profundas podem ser feitas, como a representatividade dos custos de matéria prima nos custos totais da produção. A partir desses dados, traça-se, mais claramente, estratégias para o aumento de lucros. Por exemplo, no mercado, produtos com preços maiores que a média tendem a ser menos absorvidos pelos consumidores. Assim, para aumentar o lucro diminui-se os custos, uma das poucas opções que existem. Tendo mapeado esses custos, é possível elencar processos que podem ser otimizados, como a compra de matérias primas. Nesse caso, uma solução simples seria buscar outros fornecedores que possibilitasse uma compra menos custosa mantendo a maior qualidade.

Como a Mult pode te auxiliar a abrir esse negócio

novo_produtoEmbora esses dois aspectos anteriores possam parecer complicados, eles não precisam ser. A Mult é capaz de auxiliar com maestria empresários a abrir ou expandir negócios de cosméticos em barra. Nossa consultoria é capaz de trazer soluções e recomendações para uma produção de qualidade e a obtenção de maiores lucros. Isso, a partir dos conhecimentos de engenharia química aplicados à realidade do cliente. Assim, garantimos que nossos projetos são personalizados para cada cliente – considerando suas especificidades, dores, motivações e desejos – e que almejamos sempre entregar a soluções que mais impactarão e trarão sucesso.

Leia esse texto e veja como ajudamos nosso cliente a diversificar sua produção de cosméticos.

Caso tenha se interessado nesse inovador mercado que são os cosméticos em barra, não hesite em contatar um de nossos consultores de vendas. Garantimos que eles serão capazes de oferecer um diagnóstico totalmente gratuito e devidamente personalizado com base nos serviços que realizamos.

entre em contato

E ai? Tá esperando o que? Essa pode ser a oportunidade para você mudar a sua vida.

Henrique Hollerbach

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress