Ecologicamente correto é uma expressão que passou a fazer parte do cotidiano de muitas empresas, já que, na sociedade atual, é um valor bastante importante, tanto para os investidores quanto para os consumidores. Mas antes de tudo, o que significa ter um negócio ecologicamente correto? Significa ser sustentável e minimizar todos os impactos ambientais que uma produção pode causar.
É como um selo, que quando adquirido por um produto, garante que ele não agride o meio ambiente. Dessa forma obtêm-se ganhos, não só ecológicos, mas também com um aumento do valor de um negócio e até mesmo redução de custos, por exemplo, pelo reaproveitamento de materiais. Sendo isso algo que vale para qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, inclusive microempreendedores.
Para fazer isso não é preciso de muita coisa, e aqui nós vamos falar um pouco sobre algumas ações simples que vão gerar muito impacto para a sustentabilidade do seu negócio.
Por onde começar a ser ecologicamente correto?
1. Reduzir o consumo de objetos descartáveis
Implementar uma cultura de redução do acúmulo de lixo e resíduos é a ação mais rápida que pode ser feita em qualquer tipo de negócio. Essa é uma maneira, que se mostra eficiente, para começar a implementação da mudança de mentalidade necessária para transformar uma produção em ecologicamente correta. Apesar de ser algo pequeno, também reduz custos dos objetos descartáveis em si e do gerenciamento do lixo.
2. Criar postos de descarte de lixos eletrônicos e pilhas
Telefones antigos, roteadores, monitores de computador, teclados e qualquer tipo de dispositivo eletrônico não podem ser descartados junto com o lixo comum. A maioria deles possui metais pesados, sendo esses liberados na decomposição e contaminam o solo. Existem diversas empresas que fazem gerenciamento de resíduos eletrônicos, então basta agendar uma coleta e você terá o lixo eletrônico recolhido gratuitamente. Por outro lado, as pilhas precisam ser armazenadas separadamente dos outros lixos eletrônicos e depois é só levá-las em um posto de destinação de pilhas da prefeitura da sua cidade.
3. Reutilização de água
Você pode começar com a captação da água dos procedimentos internos, que advém dos equipamentos, mas se optar por isso é preciso tratar o efluente antes de reutilizá-lo. Uma opção para esse reuso é nos processos de resfriamento, por exemplo. Outra opção é optar pela captação de água das chuvas com a construção de cisternas. Essa é uma ação que traz uma economia de gastos muito grande para as indústrias e é um prato cheio para fazer o marketing verde do seu negócio.
4. Reutilização de subprodutos
Subproduto é tudo aquilo gerado além do próprio produto desejado. A reutilização se baseia justamente em reduzir a emissão de resíduos a partir da sua transformação em outro produto com potencial valor econômico. Na indústria alimentícia, por exemplo, é possível se obter energia a partir de resíduos orgânicos com grande potencial calórico. Essa energia gerada pode abonar os gastos energéticos da produção principal da empresa, além de conferir ganhos dos créditos de carbono. Reutilizar resíduos de produção possui muitas vantagens independentes do setor da indústria. E para isso o primeiro passo é fazer um plano de gerenciamento de resíduos.
Muitas empresas como já adotaram programas como “Aterro Zero” ou “Resíduo Zero”, tendo em vista implantar esse tipo de sistema em suas filiais, pois há uma pressão dos investidores para que os negócios se tornem mais sustentáveis.
5. Providenciar uma Licença Ambiental
Licença ambiental é um documento, concedido por órgãos ambientais, que estabelece as condições e medidas de controle dos impactos ambientais causados por uma produção. Ela prevê a autorização para ampliação de algumas atividades industriais e, principalmente, é uma garantia da responsabilidade e preocupação ambiental da empresa, o que é um diferencial. Para essa regularização, você pode procurar uma empresa especializada nesse setor para te orientar.
Por quê ser ecologicamente correto?
Aplicar uma gestão ambiental não é de todo simples, pois traz uma série de responsabilidades e deveres, e por isso requer planejamento e estruturação. É preciso entender a importância de transformar a sua empresa em uma empresa sustentável, é preciso investir, além de tudo, na cultura organizacional, para que esse objetivo se desdobre até aos níveis operacionais da produção. Não basta apenas dizer que a empresa é ecológica, se esse valor não fizer parte do dia a dia de todos os trabalhadores.
É importante, para isso, implementar desde as ações mais simples, que afetarão o cotidiano do colaborador, até as mais complexas que exigem planejamento. Investir em sustentabilidade é investir no futuro, e as empresas que não se adequarem ao ecologicamente correto tendem a ficar cada vez mais fora do mercado.
A Mult – Consultoria e Projetos conta com uma equipe qualificada para avaliar quais mudanças e manutenções podem ser feitas no seu negócio a fim de torná-lo ecologicamente correto. Podemos te ajudar a tomar medidas e guiar você nesse processo. Entre em contato conosco pelo chat do blog para tirar dúvidas.
Por Ana Clara Rivetti