fbpx

Oktoberfest: Saiba Como Ter Sucesso com Sua Produção de Cerveja Artesanal

Depoimentos (4)
Canecas cerveja artesanal Oktoberfest

De origem alemã, a Oktoberfest é o maior festival de cerveja do mundo e atrai apreciadores de todos os lugares. Esta é uma festa marcada por várias tradições alemãs, como comidas típicas, shows, desfiles e, obviamente, muita cerveja. Decerto, entre essas destacam-se as artesanais, cervejas muito procuradas e que enriquecem a festa com a diversidade de sabores. No Brasil, o festival foi trazido por descendentes de alemães no início da década de 80 e ganhou destaque rapidamente. Atualmente, a Oktoberfest já acontece em vários estados brasileiros e atrai a cada ano mais amantes da cerveja artesanal.

Deseja conhecer mais sobre o maior festival de cerveja do mundo e se alinhar a esse mercado consumidor em ascensão? Continue lendo o texto para mais explicações.

Um Boom na Cerveja Artesanal

Ramos de cevada

Durante muitos anos, as cervejas industrializadas dominaram o mercado brasileiro, mas isso mudou. De acordo com dados do MAPA, o número de cervejarias artesanais aumentou em mais de 1200% nos últimos 10 anos. Tais dados refletem o desejo dos brasileiros em consumir estes produtos cervejeiros até então escassos em território nacional.

O crescimento do número de microcervejarias proporcionou aos brasileiros a opção de encontrar cervejas exclusivas e diferenciadas. Com isso, o número de consumidores ávidos por cervejas artesanais atingiu um patamar até então nunca alcançado. Ademais da busca por diferentes produtos, a variedade de sabores, texturas e aromas são alguns dos pontos mais atentados.

Tendo ganhado cada vez mais espaço no coração do brasileiro, a cerveja artesanal ainda tem muito o que crescer. Visto que o número de produtores, comparado ao tamanho do mercado, ainda é pequeno. Como já citamos no texto sobre microcervejarias, novos investidores terão um mercado cheio de possibilidades para explorar.

As cervejas artesanais da Oktoberfest

Garrafa e copo de cerveja artesanal

Como previamente mencionado, a Oktoberfest é uma festa conhecida pela rica variedade de cervejas. Diante dessas tantas variedades de cervejas uma acabou sendo escolhida como o estilo Oktoberfest, a Märzen bier. Essa cerveja artesanal possui um corpo médio e uma textura cremosa, além de uma coloração entre o dourado e marrom. 

Originalmente, a produção dessa cerveja alemã ocorria em março a partir do resto da fermentação de cervejas de outras temporadas. Como não havia controle sobre a produção, a cada safra os aspectos da cerveja variavam muito. Contudo, com o passar dos anos a Märzen sofreu alterações nos métodos de produção e aprimorou sua qualidade. 

Atualmente, várias cervejarias já produzem a Märzen para atender a grande demanda, sobretudo durante a Oktoberfest. Entretanto, no Brasil, ainda é escasso o número de produtores dessa cerveja artesanal em relação ao resto do mundo. Desse modo, a maioria dessas cervejas são importadas de países da Europa.

Abaixo estão reunidas algumas das cervejas desse estilo que podemos encontrar durante o festival. 

Augustiner-Bräu Oktoberfestbier

A Augustiner é a cervejaria mais antiga de Munique e uma das seis únicas que participam da Oktoberfest de Munique. A sua Oktoberfestbier possui coloração alaranjada e aromas de malte levemente tostado com um toque floral. Além disso, vale citar que ela é considerada por muitos como a melhor cerveja do estilo.

Eisenbahn Oktoberfest

Essa cerveja foi a pioneira no Brasil, produzida para comemorar os 25 anos da Oktoberfest Blumenau, sendo a primeira Märzen comercializada no país. Além disso, ela possui coloração dourada e sabor intenso de malte, além de um certo amargor do lúpulo.

Brooklyn Oktoberfest

A estadunidense Brooklyn Brewery é a responsável pela produção dessa cerveja, sendo essa uma das cervejarias que mais cresceram nos últimos tempos. Essa é uma cerveja reconhecida pelo sabor encorpado e maltado, com um aroma de pão e leve amargor de lúpulo.

Löwenbräu Oktoberfestbier

Assim como a Augustiner, a Löwenbräu é uma das empresas clássicas do festival de Munique. Essa cerveja possui sabor refrescante, malte pouco acentuado e aroma de pães e ervas.

Como se destacar na Oktoberfest?

Copos de cerveja sobre palanque

Como foi dito, a Märzen é a cerveja mais consumida durante o festival, mas isso não quer dizer que ela é a única. Além das cervejas produzidas especificamente para a festa, várias outras cervejas artesanais são consumidas e ganharam espaço com as edições. Os aromas e sabores únicos que as cervejas artesanais trazem é o que as tornam tão competitivas. 

Quem deseja começar uma produção artesanal agora precisa apenas ter em mente as características ideias para sua cerveja. Com isso, o produto já ganhará destaque e provará ser um investimento com grande retorno, atendendo consumidores de vários segmentos. Considerando que o mercado brasileiro ainda carece de produtores de qualidade, há muita procura por novas cervejas, salientando essa oportunidade.

Se interessou pelo assunto e deseja abrir sua própria cervejaria artesanal para conquistar a Oktoberfest? Entre em contato conosco que a Mult estará te ajudando para iniciar sua produção. Caso queira continuar lendo sobre o assunto e entender como começar sua produção, este post explica como produzir cerveja artesanal.

-Thales Almeida

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress