fbpx

Vale a pena investir no mercado de Polpas de Frutas?

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, uma vez que possui uma grande variedade de solos e climas em decorrência do vasto território. E, alinhado a uma ascensão de pensamentos sustentáveis, com foco no meio ambiente e em uma melhor qualidade de vida, o mercado de polpas de frutas se encontra em destaque.

O anseio de manter uma vida saudável está muito evidenciado pelos brasileiros e também pelo restante da população mundial. Com as polpas de frutas, os indivíduos conseguirão manter o hábito de ingerir sucos naturais a qualquer instante, com uma maior praticidade.

Quer saber se vale a pena investir nesse mercado? Continue lendo e saiba mais!

Os benefícios e as possibilidades do mercado de polpa de frutas  

As polpas de frutas são feitas a partir das partes comestíveis maduras, carnosas e frescas. Produzimos através de processos apropriados e podem ser simples, originadas de uma única fruta, ou mista, feitas com duas ou mais frutas. Usualmente são vendidas congeladas, o que acarreta em diversas vantagens, como uma grande vida útil. 

É válido salientar, também, que quando mantemos o produto a baixas temperaturas, propicia a não dependência da sazonalidade. Não é necessário esperar a estação certa do ano para conseguir colher uma determinada fruta, já que, congelada ela ficará dentro do prazo de validade por mais tempo. Logo, o fabricante pode comercializar uma maior variedade de sabores de polpas , o que acarreta em uma expansão de mercado consumidor.

Para os produtores, que já se encontram inseridos em um mercado de fruticultura, por exemplo, seria uma possibilidade de expansão. Eles poderiam utilizar frutas que foram descartadas, para produzir as polpas, evitando assim, o desperdício. Ou até mesmo as frutas da estação, que no momento de grande produção ficam mais baratas, para serem utilizadas posteriormente nas polpas.

Como começar a produção de polpas de frutas em larga escala?

Para conseguir crescer dentro desse mercado, o primeiro passo é colocar tudo em prática e começar uma produção. Vários processos são usuais para a fabricação da polpa de fruta, como: recebimento, lavagem e seleção da matéria prima, descascamento e corte, despolpamento, refino, envase e congelamento.

Recebimento das matérias-primas

Essa etapa se resume à chegada da matéria-prima na fábrica. Nela, pesamos as frutas e algumas já conseguimos dispensar algumas. É importante analisar onde vamos conservar elas até o início da produção.

Lavagem e seleção

Devemos higienizar muito bem as frutas para selecionarmos. Elas são expostas em esteiras ou mesas apropriadas onde passam por uma avaliação quanto à maturação, machucados ou identificação de qualquer defeito que a torne inválida. Uma boa seleção garante uma maior qualidade ao produto final. 

Descascamento e corte

Nessa etapa descascamos e cortamos os ingredientes manualmente ou por meio de máquinas. Pesa-se novamente para se obter um rendimento da produção.

Despolpamento

É o processo onde extraímos a polpa do restante da fruta, como as sementes e cascas. São triturados e assim consegue se obter o suco da fruta.

Refino

O refinamos para assegurar que retiramos todas as impurezas e assim conseguir um melhor aspecto visual. Utilizamos um  maquinário de pequena espessura com o intuito de atingir pequenas partículas.

Envase

Essa etapa se resume à embalar o produto, ou seja, armazenarmos as polpas da fruta nos saquinhos, os quais fechamos em seguida. É uma etapa fundamental para também garantir uma melhor conservação do produto.

Congelamento

Nesse ponto, o produto já está finalizado e, dessa maneira, podemos submeter a baixas temperaturas e consequentemente, congelar.

Análise de custos e viabilidade

Além dos procedimentos descritos acima, é de extrema importância que se pense na viabilidade ou não dessa produção.

Nessa etapa, temos em mente todas as etapas  que vamos realizar, os maquinários  e seus respectivos custos. Assim, é possível realizar diversas constatações acerca da fábrica, como os custos iniciais e mensais, assim como determinar um preço final para os sucos detox.

Afinal, o que adianta investir em um projeto que não trará retornos?

Conclusão

Assim como fora evidenciado acima, o mercado de polpas de frutas está em ascensão e possibilita diversas formas de inovação. Isto ratifica que é um ramo válido para explorarmos, pois pode trazer variados benefícios. É um produto que demanda um investimento moderado, mas que acarreta um retorno rápido. Ademais, o seu processo produtivo não é tão complexo. 

Assim, há muito o que se explorar no mercado das polpas, haja vista, existem normas que regulamentam a produção e Boas Práticas de Fabricação. Além disso, há formas, também, de conseguir um bom mercado consumidor e consequente a fidelização de clientes.

Por Isabela Domingos

 

Classifique este post!

2 comentários em “Vale a pena investir no mercado de Polpas de Frutas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress