fbpx

As Tendências na Produção de Tintas para Cabelo

O mercado de cosméticos no Brasil e no mundo é de grande expressão e suas tendências variam de acordo com o tempo e com as inovações da moda. Em especial, as tintas para  cabelo podem ser responsáveis por boa parte dessa expressividade, já que os produtos são direcionados a diversos tipos de público e faixa etária.

Dessa forma, é um mercado extremamente versátil e crescente para direcionar investimentos com alguns conhecimentos básicos sobre o setor. De acordo com pesquisas realizadas pela Abrafarma, o setor de cosméticos sofre  pouco com a crise econômica e tende a crescer.

Quais são as tinturas mais procuradas?

A grande gama de tintas para cabelo permite fazer uma escolha bem precisa do produto para o atingimento de um determinado público. Algumas das tinturas mais procuradas atualmente seguem o pensamento sustentável, saudável e de proteção aos animais. Por meio do uso de diversos ingredientes distintos, os cosméticos podem se adequar a essas demandas mais específicas, como:

Tinturas Veganas

São tinturas capilares que possuem componentes químicos não-tóxicos à saúde e de origem natural. Tinturas sem  amônia, um dos ingredientes responsáveis pelo ressecamento do couro cabeludo e mudança na estrutura dos fios, são uma das mais procuradas. Ademais, as tintas sem chumbo são um diferencial, pois esse elemento, quando em contato com nosso organismo, pode causar problemas. Com a crescente vertente de desenvolvimento sustentável e preocupações com o bem estar, existe um grande público que dá preferência a esses produtos.

Tinturas Cruelty Free

Essas tintas consistem em produtos que são desenvolvidos sem nenhuma realização de testes em animais. Diversos movimentos de proteção aos animais têm crescido nos últimos anos e com isso a procura por produtos que levam em conta seus valores também apresentou crescimento.

Tinturas Temporárias

 As tintas de cabelo temporárias são aquelas que, de acordo com a concentração, duram poucas lavagens. Esse tipo de tintura é bastante popular no Brasil até mesmo devido às festas populares como o Carnaval. Os jovens são os mais adeptos a essa modalidade de coloração, já que ela pode ter uma duração menor. Vendidas em quantidade e tonalidades bem variadas, as tintas temporárias tem seu espaço garantido no mercado.

Tinturas Henna

A Henna tem seu processo de obtenção na trituração de algumas folhas responsáveis pela pigmentação. Comercializadas em pó ou em creme, essas tintas também entram na classe das temporárias por durarem cerca de 20 lavagens, mas se diferenciam por terem a função de alterar o tom do cabelo ou alterar o brilho. É muito comum em pessoas que querem deixar os cabelos loiros mais claros, ou os cabelos castanhos mais avermelhados. Por ser de origem natural é possível aplicar esta variante em cabelos com química, com escova progressiva ou já com outra tintura.

Shampoo Tonalizante

Esses shampoos são produtos que realçam a cor natural do cabelo por cerca de 15 lavagens. São vistos como uma alternativa menos agressiva ao couro cabeludo para mudar o visual temporariamente. Vale ressaltar que o público alvo tende a ser pessoas mais velhas que procuram disfarçar os cabelos grisalhos.

Quem utiliza as tinturas, e para qual finalidade?

Como é perceptível, são diversos os nichos de consumo para as tintas de cabelo, porém esse público pode variar ainda mais. Com o desenvolvimento da moda masculina, os homens passaram a dar mais atenção aos cuidados estéticos. A partir disso, muitos homens passam a procurar tintas para os cabelos já grisalhos ou até mesmo para tingir a barba.

persona que usa tintas

Além disso, os jovens estão aderindo cada vez mais a moda dos cabelos coloridos e arco-íris, utilizando cores mais fantasiosas e chamativas. Isso aumenta a demanda por tinturas capilares de fácil aplicação, uma vez que seria possível fazer a aplicação em casa.

Assim, o mercado das tintas cosméticas para o cabelo se torna muito abrangente para a atuação. As possibilidades de escolha do tipo do produto possibilitam explorar tendências que já estão em alta ou explorar pequenas demandas onde existem menos produtos consolidados.

Vale a pena investir no ramo?

A grande quantia de produtos e de possibilidades de inovação torna esse mercado bem amplo. Logo, investir na produção de tintas para cabelo é uma boa forma de entrar no mundo dos cosméticos. Os ingredientes são diversos e podem ser naturais, tais como: beterraba, henna, camomila, entre outros.  

É importante ter em mente que para ter uma produção viável,  algumas etapas não podem ser esquecidas em relação à postura da empresa e sua atuação. Consequentemente, também vale ressaltar que a produção precisa estar dentro das normas preestabelecidas pela  ANVISA. Portanto, é muito importante formular um Manual de Boas Práticas de Fabricação. Ele é um documento exigido para a legalização tanto de pequenas a grandes produções.  Nele está descrito  detalhadamente o processo de fabricação e cuidados relacionados à higiene e boas práticas

Como manter seu crescimento e otimizar os ganhos?

entre em contato e saiba mais sobre como otimizar seus ganhos

Por fim, para manter a empresa rumo a um maior impacto no mercado, existem maneiras de otimizar os ganhos e resultados. Uma forma eficiente é por meio de serviços fornecidos por empresas com conhecimento na área.  Nós, da Mult, trabalhamos com consultoria personalizada em diversas áreas da Engenharia Química, visando a melhor experiência para nossos clientes .
Achou interessante e gostaria de ingressar no mercado de tintas para cabelo? Entre em contato com a gente para saber mais sobre esses produtos ou  veja mais sobre nosso trabalho.

Classifique este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *