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O mercado de doces gourmet é mais lucrativo do que você imagina!

Doces gourmet

Em expansão, o mercado de doces gourmet é uma ótima opção para investir e lucrar muito.

O isolamento social, devido à pandemia, forçou muitos trabalhadores a se reinventarem. Com isso, tivemos um novo cenário: 14 milhões de brasileiros passaram de funcionários a empreendedores.  

gráfico de barras crescente com moedaUm mercado em crescimento e que pode ser muito lucrativo é o de doces gourmet. Isso porque, para iniciar no ramo você não precisa de grandes investimentos. Além disso, o consumo de doces por parte da população vem crescendo nos últimos anos. Com a pandemia, houve um aumento de 7% no consumo de doces, segundo pesquisa da Fiocruz em parceria com a UFMG e Unicamp.

Você pode imaginar que os doces gourmets são muito mais complexos que os doces tradicionais, mas não se preocupe, não tem relação com a complexidade. A principal diferença entre o doce gourmet e o doce comum está relacionada aos ingredientes. Nos doces gourmet, se preza pelo uso de ingredientes com alta qualidade. Afinal, quando se diz que algum produto alimentício é classificado como gourmet , é exatamente isso que queremos dizer: é da melhor qualidade. Eles têm, portanto, um maior valor agregado.  

Um exemplo de  doce gourmet muito famoso é o brigadeiro. O a receita mais  tradicional leva achocolatado, enquanto o brigadeiro gourmet leva chocolate nobre e cacau, que dão um sabor mais marcante de chocolate.

Por isso, não tenha medo de colocar a mão na massa para encontrar neste mercado uma grande oportunidade de empreender! Quer saber como é possível lucrar nesse mercado? Descubra a seguir como ter sucesso nesse mercado.

Tipos de doces gourmet

Com opções para todos os gostos, o mercado de doces gourmet é muito amplo. 

Se pensa em iniciar um delivery, os produtos mais famosos para esta modalidade são os brownies recheados, pão de mel, fatias de bolo e tortas no pote. Já os mais  famosos em aniversários e casamentos são os  doces finos, macarons e bombons, que são versáteis e permitem as mais diversas decorações. 

brigadeiroNo entanto, não se prenda ao mais comum. Os clientes deste mercado estão em busca de produtos além de saborosos, diferenciados. Investir em bons ingredientes e usar da criatividade para definir seu cardápio, será um diferencial para sua empresa. Outro detalhe importante é ter uma boa planilha de precificação, para definir sua margem de lucro.

Além de tudo, ainda há as opções fit, sem lactose ou glúten, que são atrativas para o público fitness e com restrições alimentares.  

Aqui pode surgir uma dúvida: entre  tantas opções, como definir meu nicho?

Então, o ideal é avaliar bem as categorias, para definir um cardápio que tenha domínio e preferência, se trabalhará com encomendas ou pronta entrega, além do tipo de público que deseja atingir. 

Sendo assim, é de suma importância, para alcançar boas vendas, definir seu público-alvo e segmento de mercado. Ou seja, não somente saber o que irá vender, mas para quem irá vender e como irá vender. Depois disso, use da criatividade para definir seu cardápio, busque aprimorar os conhecimentos na área da confeitaria e busque seus clientes ideais!

Para quem vender ?

Um passo importante é definir para quem vender, ou seja, o seu público-alvo. Seja para o consumidor final ou para outras empresas há muitas formas diferentes de lucrar. Para isso, o primeiro passo é fazer um bom marketing, para divulgar seus produtos e chegar até os clientes ideais. Lembre-se que as redes sociais são aliadas da sua empresa, uma vez que são ferramentas de divulgação e aquisição de novos clientes. O Instagram atualmente é uma das ferramentas mais utilizadas para esse fim, já que é possível patrocinar publicações para atingir um determinado público. 

público alvoPensando então no seu público-alvo, uma ótima maneira de lucrar no mercado de doces gourmet é no business to business. Para tanto, é uma boa estratégia investir nos doces individuais, que tem um bom tempo de prateleira e podem ser revendidos, como o pão de mel, brownie e trufas. Isso porque será possível conseguir parcerias com padarias, restaurantes e mercados, que funcionam como um ponto de vendas. A lucratividade desse tipo de negócio é alta, pois se vende grandes quantidades de um mesmo produto, consequentemente a unidade sai a um valor mais baixo. 

Não menos importante, vender para os consumidores finais também é um bom negócio e pode até ser realizado concomitantemente à revenda. Você pode trabalhar com encomendas para atender às demandas de casamentos e outros eventos, com doces finos, lembrancinhas, personalizados e bolos. Já para investir em um delivery como iFood e Uber Eats, deve pensar em um cardápio a pronta entrega, com doces individuais como brownies, tortas no pote e fatias de bolo. 

Seja como for, não se esqueça de avaliar sua estrutura para a produção, para entender que tipo de demanda consegue atender.

Como vender ?

Uma pesquisa da Universidade de Stone Brook, de Nova Iorque provou que as pessoas realmente comem com os olhos. Ou seja, a aparência de um alimento é um fator decisivo para o consumirmos. No mercado de doces gourmet não é diferente. 

loja de comidaPara alcançar boas vendas com o seu negócio de doces, valorizar a aparência do produto  é uma estratégia indispensável para alcançar boas vendas e o sucesso da sua marca. Sendo assim, aposte  em boas embalagens, com um design chamativo e que valorize seu produto. E é claro, pensando na divulgação através das redes sociais, também capriche nas fotos. Além disso, fique atento às tendências do mercado, e use isso à seu favor! Assim você chamará atenção visual e atrairá o desejo das pessoas para os seus produtos.

Hora de colocar a mão na massa e abrir sua empresa de doces gourmet!

Com um mercado tão diversificado e que tem atraído cada vez mais olhares, as possibilidades são infinitas. Uma dica final é que você busque sempre conhecimento para estar trazendo novidades e doces deliciosos!

Sendo assim, com um público-alvo bem direcionado, um cardápio atrativo, doces com a precificação adequada e um bom marketing, você conseguirá alcançar uma rede de clientes e ter muito sucesso com a venda de doces gourmet!

Agora que já sabe como ter sucesso no mercado de doces gourmet, veja  dicas de como aumentar ainda mais a lucratividade da sua empresa!

Cecília Coimbra

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1 comentário em “O mercado de doces gourmet é mais lucrativo do que você imagina!

  • Que texto completo e inspirador, Cecília! Você abordou todos os pontos essenciais para quem quer começar no mercado de doces gourmet, desde a definição do público-alvo até as dicas de precificação e marketing. A parte sobre o impacto da aparência dos doces realmente é crucial, especialmente em tempos de redes sociais, onde uma boa foto pode fazer toda a diferença para atrair clientes.

    Gostei muito das sugestões de nichos, como doces fit ou sem glúten, que atendem a públicos específicos e crescentes. Além disso, a ideia de diversificar com vendas para consumidores finais e parcerias B2B, como padarias e mercados, é uma estratégia excelente para ampliar a lucratividade.

    Para quem está pensando em começar nesse mercado, sugiro explorar ainda mais opções, como vender brigadeiros gourmet ou até mesmo criar um delivery especializado com doces no pote e brownies recheados. Lá no meu blog, compartilho várias dicas de empreendedorismo voltadas para a Páscoa, com insights para quem quer aproveitar o período para lucrar, como brigadeiros para vender na rua ou como fazer uma fábrica de brigadeiros em casa. Ficarei muito feliz em receber sua visita por lá quando tiver um tempinho! 😊

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