fbpx

4 vantagens da utilização de cosméticos sólidos

cosméticos sólidos

A busca por produtos de limpeza cada vez mais limpos e que agridam menos o meio ambiente, é crescente. Essa busca tem estimulado o mercado de cosméticos sólidos. Estimativas indicam que até 2027 os cosméticos sólidos terão sido responsáveis por movimentar cerca de 784,6 bilhões de dólares.

Além dos benefícios ambientais, tais produtos são vantajosos tanto para o vendedor quanto para o consumidor. Saiba os 4 principais benefícios de se utilizar cosméticos sólidos abaixo.

1. São mais econômicos

Os xampus e condicionadores líquidos apresentam cerca de 80% a 90% de água em sua composição. Isso faz com que  seja gasto uma maior quantidade de água para produzi-los e o consumidor compra o produto diluído. Já os cosméticos sólidos, por serem mais concentrados, duram mais e não levam muita água em sua composição. São produtos que não ‘escorrem’ na mão de quem o usa, além de serem multiusos.

Outra vantagem dos cosméticos sólidos está no seu volume. O transporte de produtos em barra é mais fácil, já que são mais concentrados. Para consumidores que viajam muito, eles ocupam menos volume na bagagem, além de não correrem o risco de vazar, como os líquidos.

Por serem mais compactos, os cosméticos sólidos necessitam de menos caminhões para o seu transporte.  Isso faz com que o gasto com combustível seja reduzido, diminuindo o valor do produto final. O vendedor e o consumidor são beneficiados dessa maneira.

2. Ecologicamente Vantajosos

Outra desvantagem dos cosméticos líquidos é a necessidade de uma embalagem de vidro ou de plástico. Na maioria das vezes, tais embalagens não passam por um processo adequado de reciclagem e não são biodegradáveis. As embalagens de plástico, principalmente quando fazem plástico do lixo marinho, contribuem para o sufocamento de inúmeros animais aquáticos. Já os produtos em barra possuem embalagem de papelão ou papel que são biodegradáveis. 

Sendo assim, os produtos em barra também possuem menor pegada de carbono. Pegada de carbono é uma medida que se refere a quantidade de gás carbônico emitida para a atmosfera. Por necessitarem de menos caminhões para o seu transporte, os cosméticos sólidos contribuem para uma menor emissão de gás carbônico. Isso é vantajoso ecologicamente por amenizar os danos do efeito estufa.

3. Agridem menos a pele e o cabelo

Os cosméticos sólidos naturais apresentam vantagens por não possuir conservantes ou toxinas. Os xampus sólidos naturais  não possuem a substância química que é responsável pela espuma característica dos tradicionais, por exemplo. Tal substância faz com que o cabelo fique mais ressecado e apresente maior quebra.

Por outro lado, os condicionadores líquidos possuem compostos quaternários que geram polêmica. Alguns componentes responsáveis por deixar o cabelo mais macio podem provocar reações alérgicas como a toxicidade ocular. Nos cosméticos sólidos os compostos quaternários foram substituídos por componentes naturais com menos impactos à pele e ao cabelo. 

Devido à presença de ativos naturais, os produtos em barra sólidos geram sensação de bem estar através dos aromas. Quando possuem substâncias como óleos naturais, ervas e especiarias em sua composição, são ainda mais benéficos. Diversas técnicas utilizam aromas como terapia natural, sendo assim, esses ativos também podem atuar na limpeza, hidratação e proteção da pele.

Além disso, falando de cuidados com o corpo, um dos cosméticos mais procurados no mercado brasileiro são os chamados Skincare. Skincare significa “cuidado com a pele”. Esses produtos promovem a limpeza, hidratação e proteção da pele, e são inovadores – principalmente se forem vendidos em barra. Conheça mais sobre os 3 pilares do Skincare aqui.

4. Respeito aos animais

A procura por cosméticos veganos e Cruelty Free tem aumentado nos últimos anos. Produtos veganos não podem conter ingredientes à base de animais como cera de abelha e gelatina e não podem ser testados em animais. Já produtos Cruelty Free não podem ser testados em animais, mas podem conter ingredientes extraídos dos mesmos.

As indústrias de cosméticos nos últimos anos vem reduzindo os testes dos produtos em animais pouco a pouco. Um indício de avanço é que os cosméticos sólidos são em sua grande maioria livres da exploração animal. Isso se deve principalmente a utilização de extratos de plantas mais leves e que não necessitam de testes prévios. Os cosméticos em barra tem se mostrado inovadores nesse sentido, atraindo cada vez mais a atenção do consumidor.

Cosméticos sólidos: uma área inovadora em que vale a pena investir

Agora ficou fácil entender porque a procura por cosméticos sólidos tende a sofrer um grande aumento nos próximos anos, não é mesmo? São inúmeros benefícios! Esses produtos beneficiam não somente o consumidor, mas como o produtor e o meio ambiente também!

Por último, é importante destacar que a pandemia em 2020 provocou um aumento do consumo de cosméticos no geral pela população. E a previsão é de que esses hábitos de cuidado com o corpo e a higiene no geral se mantenham. Portanto, os cosméticos sólidos são a inovação dessa área, e apresentam como produtos em que vale a pena investir!

Quer saber mais sobre os mercados em ascensão pós pandemia ? Então saiba as principais tendências nesse texto do nosso blog.

Leonardo da Silva 

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress