fbpx

Saiba como ajudamos nosso cliente a aumentar a duração dos seus pingos de leite

duração pingos de leite

O doce pingo de leite é uma guloseima derivada do popular doce de leite. Esse doce é um clássico que apresenta como principais características a presença de uma fina camada crocante e de um recheio cremoso. E foi pensando nisso que a Paluti procurou a Mult – Consultoria e Projetos. O objetivo de nossos clientes era aumentar a duração de seus pingos de leite, garantindo a manutenção dessas características.

Sobre a empresa/cliente

A Paluti é uma empresa que está no mercado há mais de 25 anos e está localizada em Itu, São Paulo. Ela produz e comercializa três doces: o doce de leite, o pingo de leite e o pé de moça. Eles sempre buscaram garantir o máximo de qualidade em seus produtos de modo a atender as expectativas de seus consumidores. 

Focados no pingo de leite, o grande desejo deles era de aumentar a duração das características originais desse doce. 

A partir dessa situação, eles entraram em contato com a Mult – Consultoria e Projetos. Fecharam a parceria conosco, visando encontrar auxílio para dar esse passo no aumento de vida útil dos pingos de leite.

Desafios

A Paluti tem o desejo de que seus doces mantenham suas características por mais tempo. Para isso, era necessário retardar a cristalização, de forma a aumentar a duração de seus produtos. Assim, era de importante o conhecimento da área de alimentos, com relação às matérias primas utilizadas.

O tipo de material utilizado em determinado produto influencia diretamente na sua qualidade. Além disso, a forma como os ingredientes interagem entre si, e com o ambiente, afetam a vida útil do alimento. O cliente prezava pela qualidade de seu doce, necessitando, assim, de um estudo mais aprofundado da sua receita.

Ademais, aditivos, métodos de conservação e embalagens, também são responsáveis por garantir um produto de primeira. Dessa forma, esses fatores deveriam ser analisados para garantir as características desejadas no doce e aumentar sua durabilidade. Buscando o conhecimento técnico adequado para propor as melhores soluções para o produto, o cliente enxergou a Mult como a solução. 

Análise Inicial

Para a Paluti, a qualidade, as características e o sabor de seus pingos de leite eram pontos importantes. Seu desejo era ter um produto competitivo no mercado e de muita qualidade, portanto, era necessário aumentar a duração do pingo de leite. Feito isso, o projeto teve três focos: 

  • Identificar os ingredientes e aditivos e analisar sua influência nas características do produto;
  • Identificar a embalagem ideal para auxiliar na manutenção dessas características;
  • Analisar o melhor método de conservação para atuar na durabilidade do doce.

Dessa forma, ofertamos soluções que atendessem exatamente às suas necessidades.

Solucionando o problema

1. Pesquisa Bibliográfica de Pingos de Leite

Em primeiro lugar, a equipe realizou pesquisas de marcas no mercado de pingos de leite. Nela, levantou-se outras marcas, que produziam esse doce e, com isso, fez-se comparações a respeito dos ingredientes e aditivos. 

Além disso, realizou-se comparações dos tipos de embalagens na qual eram comercializados, comparando com a vida útil do alimento. Com relação à vida útil, levou-se em consideração o tempo de cristalização quando informado pela marca, já que esse era o foco do projeto.

Assim, foi possível traçar os ingredientes mais comuns, os aditivos e suas categorias e as embalagens mais utilizadas. 

2. Estudo de Normas e Boas Práticas de Fabricação

Já o estudo de normas teve como objetivo garantir que as orientações estariam de acordo com a legislação brasileira. Com isso, classificou-se o pingo de leite de acordo com as categorias da ANVISA, principal órgão relacionado às normas alimentares. A partir disso, foi possível levantar quais seriam as quantidades permitidas para cada classe de aditivos. Esses aditivos foram estudados depois, de acordo com as conclusões desta etapa.  

Ademais, a equipe estudou as normas referentes à embalagem. O objetivo era, além de garantir a conformidade com a legislação, dispor informações de extrema importância para os clientes e sua produção.

Por fim, estudou-se as principais normas de Boas Práticas de Fabricação, processo produtivo e controle de qualidade. Essas normas são importantes para que o processo produtivo esteja de acordo com o exigido pela agência sanitária. Desse modo, é possível obter produtos livres de contaminações. As Boas Práticas de Fabricação são um dos pilares para o aumento de vida útil de produtos alimentícios. 

Depois de todas as pesquisas aqui citadas, utilizou-se as conclusões finais para nortear as próximas etapas do projeto. 

3. Estudo de Ingredientes e Aditivos

Depois dos estudos iniciais feitos, foi possível entender sobre o mercado de pingo de leite e a sua legislação. Assim, estudou-se mais a fundo a receita do pingo de leite da Paluti, e analisou-se as conclusões do Estudo Bibliográfico realizado anteriormente. Essa etapa teve como objetivo entender se os ingredientes utilizados eram os mais indicados, pensando em uma vida útil adequada. 

Dessa maneira, estudamos os ingredientes. Assim, levantamos as principais características de cada um deles e sua atuação na duração dos pingos de leite. Elencamos, também, possibilidades de substituição e adição de ingredientes com o intuito de aumentar a duração e manutenção das características do produto.

Com relação aos aditivos, estudou-se algumas classes e representantes de cada uma. O intuito era indicar os mais vantajosos para aumentar a duração dos pingos de leite, que era o objetivo da Paluti. Além disso, listamos aditivos com atuações diversas que, quando em conjunto, atuam de forma a aumentar a vida útil do produto.

Por fim, ao final da etapa, indicou-se algumas substituições e adições nos ingredientes e aditivos a serem utilizados. Junto com essa proposição, definiu-se faixas de proporção das quantidades que deveriam ser utilizadas no doce. Realizou-se, também, uma pesquisa de fornecedores e orçamentos. Nesse sentido, levou-se em conta a localização, preço, qualidade e número de vendas, de modo que os fornecedores fossem adequados para a empresa.

4. Estudo de Embalagens

Além da escolha correta dos ingredientes e dos aditivos, a embalagem também impacta na duração dos produtos alimentícios. Através dela é possível minimizar a ação de microrganismos e contato com o meio externo.

Assim, essa etapa teve como objetivo definir as embalagens mais recomendadas para o armazenamento dos pingos de leite para comercialização. Para definir as melhores embalagens, teve-se como base as características individuais desse doce e o processo de cristalização. Como visto, essas características são de extrema importância e o foco principal é mantê-las por mais tempo. 

Desse modo, levou-se em consideração a atuação da embalagem primária para retardar o processo de cristalização do doce. Consideramos também a análise das embalagens mais observadas na pesquisa de mercado. 

Por fim, realizou-se uma pesquisa de fornecedores e orçamentos, levando em consideração o custo-benefício para a Paluti.

5. Estudo de Métodos de Conservação

Se tratando do aumento de vida útil, os métodos de conservação são fortes aliados nisso. Nesta etapa, estudou-se processos que seriam benéficos de serem utilizados pelo cliente. Os principais, que a equipe teve como foco, foram os processos relacionados à embalagem. Dentro desse tópico, o foco foi entender qual seria a atuação desses métodos na manutenção das características do doce.

Dessa forma, analisou-se os melhores métodos para a realidade da empresa. Além disso, indicou-se como seria a melhor forma de aplicar na produção, e realizou-se uma pesquisa de fornecedores e orçamentos.

6. Aplicação à Realidade do Cliente

Por fim, com o objetivo de tornar o projeto mais personalizado e de fácil aplicação, a equipe elencou todas as proposições. A ideia era dar os direcionamentos para que a Paluti conseguisse aplicar todas as saídas do projeto e aumentar a duração dos pingos de leite. 

Assim, enumerou-se instruções para a realização dos testes dos ingredientes e aditivos, seguindo as faixas de proporção indicadas. Além disso, especificou-se, também, uma ordem para aplicação das proposições, uma vez que obteve-se diversas saídas no projeto. 

Ademais, analisou-se vídeos da produção da empresa. Dessa forma, instruiu-se com relação às Boas Práticas de Fabricação, que é outro fator importante no aumento da vida útil dos alimentos. Outro objetivo com a análise de vídeos era conhecer como é feita a produção atual da Paluti. Sendo assim, a equipe poderia atuar de forma personalizada e aplicável para eles.

Ainda, a equipe do projeto realizou uma breve análise de custos, visto que esse era um ponto importante para o cliente. Por fim, foram feitos direcionamentos relacionados aos próximos passos que a empresa pode tomar após a implementação do projeto. Com essa etapa, esperou-se tornar o projeto de fácil aplicação, de modo que todas as proposições estivessem dentro da realidade da empresa. 

Conclusão

Após todos os estudos feitos, foi possível concluir como a Paluti pode incorporar as medidas sugeridas nos doces. Assim, entregou-se um relatório com todas essas informações, permitindo a implementação das proposições visando aumentar a duração dos pingos de leite. 

Se você também tem interesse em aumentar a vida útil e garantir a manutenção das características de seu produto, não deixe de entrar em contato com nossos consultores! Dessa forma podemos te oferecer um projeto personalizado de acordo com seus objetivos!

Entrar em contato

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress