fbpx

Como o relayout pode ampliar a sua produção

Interior of metalworking factory workshop hangar. Modern industrial enterprise production.

layout industrialUm layout industrial consiste no ordenamento da distribuição física de máquinas, equipamentos, ferramentas, produtos e recursos humanos. Sendo assim, o layout é essencial para o bom funcionamento da fábrica e para ampliar a sua produção.

No entanto, para que seja eficiente, esse layout deve acompanhar o crescimento da fábrica, tanto em questão de funcionários, quanto em objetivos e volume produtivo. Por isso, repensar o layout é importante, já que é fundamental que você conheça a importância da aplicação das áreas obrigatórias em seu novo layout. O relayout de fábrica, nesse sentido, consiste na adaptação de uma fábrica às suas novas necessidades e instalações. 

Quer saber por que é importante aplicar as áreas obrigatórias no relayout de sua fábrica? Descubra a seguir!

O que são áreas obrigatórias, e quando aplicar um relayout?

No momento em que o empreendedor tem novos objetivos e quer ampliar o seu nicho ou produção, ele requer uma mudança também em seu espaço físico. O layout inicial, na maioria das vezes, não atende às necessidades atuais, e, por isso, é preciso repensá-lo.

Sobretudo quando o objetivo é ampliar a estrutura produtiva, surgem novas áreas obrigatórias por lei requeridas no layout, e o relayout da fábrica, junto a uma empresa especializada, se torna a opção mais adequada. Áreas obrigatórias dependem do tamanho da fábrica e do produto a ser feito.

maquinario_producao

Um setor obrigatório pode ser relativo à controle de qualidade, qualidade de vida para os funcionários, etc. Ao objetivar uma ampliação de terreno, ou uma mudança no volume produtivo, podem ser necessários novos maquinários, novas áreas de atuação, e, logo, um relayout.

Como fazer um relayout para ampliar sua produção?

Um relayout, muitas vezes, tem como projeto inicial o layout inicial da empresa. O objetivo, na maioria das vezes, é ampliar a capacidade produtiva e organizacional, e não modificar muitos processos. Por isso, primeiramente, é necessário analisar o que já é feito. Posteriormente, é fundamental analisar as normas e legislação relativas ao seu produto, para observar se o layout atual, com a ampliação produtiva, segue elas. Por fim, é necessário pensar na nova estrutura, seja ela um novo terreno, novos maquinários, e em como utilizar o espaço de maneira otimizada. Após a análise superficial, é possível pensar na realização de um relayout, que tem como foco principal adequar a produção as normas e áreas obrigatórias. 

Além disso, também é prioridade no relayout otimizar processos ineficientes, de modo a otimizar o processo produtivo em geral. Nesse sentido, o relayout visa corrigir erros, de modo a integrar as áreas da fábrica, reduzir deslocamentos, agilizar atividades e proporcionar ao máximo a utilização do espaço.

Benefícios do relayout industrial para a sua produção

gráfico de barras crescente com moedaA correção de erros iniciais na estrutura produtiva, juntamente com a melhor disposição de máquinas, já proporciona uma organização maior por si só. Porém, o relayout não funciona apenas como fator corretivo, mas também dá uma prospecção de futuro.

É fundamental que o relayout pense no planejamento estratégico da fábrica, ou seja, o quanto o empreendedor almeja crescer em nicho de mercado ou produção. Um relayout ideal tem uma grande validade e consegue acompanhar por um bom tempo o crescimento da fábrica.

Sendo assim, o relayout se mostra essencial para a ampliação da produção. Para além disso, o relayout é fundamental para uma resolução dos problemas mais otimizada. Com um relayout organizado, por exemplo, é possível obter padronização na linha produtiva.

Por fim, vale ressaltar que o relayout traz segurança ao empreendedor. O cumprimento da lei, das áreas obrigatórias e das condições para a mão de obra é essencial. Com grandes produções vem grandes responsabilidades e, logo, é preciso estar com controles de qualidade e normas em dia para atender às possíveis vigilâncias.

O relayout assegura o cumprimento das normas e facilita a vida do empreendedor quando feito junto à uma empresa especializada.

Conclusão

Adaptar a estrutura organizacional do seu espaço às suas novas necessidades parece complicado, mas não é. É preciso ter sempre em mente que o conhecimento sobre as áreas obrigatórias de sua fábrica é essencial para a sua segurança.

Além disso, enxergue o relayout como uma garantia futura, para ampliação de sua produção e o sucesso de sua marca.

Nesse sentido, comece a repensar seus processos. Sua empresa poderia melhorar seus fluxos produtivos ou tem movimentação desnecessária de mão de obra e produtos? Tem interesse em corrigir problemas logísticos para produzir mais e melhor? A sua estrutura atual não atende mais à legislação normativa, ou às suas necessidades?

Se tiver algum desses problemas, entre em contato com a Mult, otimize seus processos e invista no espaço físico de sua fábrica! Quer conhecer mais sobre o trabalho da Mult em outras áreas? Venha conferir esse texto sobre vinhos em nosso blog!

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress